Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2009 - 09:49

Embarque de boas práticas

Pelos 11.500 metros de trilhos, o transporte ferroviário na Fábrica tem carregado, além de um enorme fluxo de madeiras e fardos de celulose, outra importante conquista para a Empresa: os mais de 400 dias sem ocorrência de acidentes no setor. "Hoje encaramos o sistema ferroviário de forma muito mais profissional do que há alguns anos, direcionando o foco para a segurança, dando a real importância para essa atividade dentro da Empresa, que traz nossa principal matéria-prima e leva nosso produto de xportação", ressalta o Executivo de Negócios da Cenibra, Marcelo Coelho.

No caminho trilhado em busca do acidente zero, a Cenibra tem investido em melhorias na malha ferroviária da Fábrica, sendo a mais recente alteração no traçado da linha de circulação, que desviou para uma linha paralela todo o fluxo da movimentação de vagões e locomotivas que antes passava por debaixo das pontes rolantes no Pátio de Descarregamento.

A alteração evita assim conflito com caminhões neste trecho, reduzindo consideravelmente riscos de acidentes e ainda agilizando processos de manobra. Foi criada também, recentemente, a função do controlador de tráfego ferroviário - cargo ocupado por ex-maquinistas e ex-manobreiros experientes, responsáveis por planejar, em uma sala exclusiva, as manobras a serem repassadas e executadas pelos maquinistas - e apostou ainda em treinamento e conscientização de toda a equipe prestadora de serviços, da Cenibra Logística, composta por 17 empregados.

"A segurança no trabalho é primazia em todas as nossas ações, e quando se tratam de atividades ferroviárias, a atenção tem que ser redobrada em razão da elevada gravidade de uma possível ocorrência. Por isso, contamos com uma equipe consciente, que se preocupa com a prevenção de acidentes e com a melhoria contínua dos processos", resume o Supervisor Administrativo da Cenibra Logística, Willien Souza.

Como resultado dos treinamentos, ministrados por técnicos da Vale, foi implantado o Regulamento de Operação Ferroviária, adaptado à realidade Cenibra, com a adoção de procedimentos especiais para sinalização e operação de manobras. Diariamente, 110 vagões circulam na Fábrica, entre as 16 passagens de nível e os oito pontos de carga e descarga, transportando mensalmente, em média, 90 mil toneladas de celulose e 61 mil toneladas de madeira.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira