Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2009 - 09:51

“Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”: cresce participação de empresas nordestinas na pesquisa

A edição 2008 da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil” contou com um aumento de mais de 30%, em relação a 2007, na participação de empresas do Nordeste no processo de seleção. Entre as empresas nordestinas que foram destaque na edição 2008 estão a Associação Brasil América (Pernambuco), ALE (Rio Grande do Norte), Coelce (Ceará), Moura Dubeux (Pernambuco) e Porto Freire (Ceará) – empresas que têm por característica o investimento contínuo no aperfeiçoamento educacional dos colaboradores e em projetos de sustentabilidade.

- Conduzido pela consultoria global Great Place to Work®, o estudo é pioneiro no Brasil na avaliação do nível de confiança dos colaboradores nas organizações. As inscrições para a edição 2009 estão abertas até o dia 31 de março de 2009 e mais informações podem ser obtidas no portal www.gptw.com.br ou telefone: (11) 3093-7771.

São Paulo, – Um dos principais desafios das organizações corporativas é criar um excelente ambiente profissional, capaz de ser traduzido em produtividade e lucratividade, sobretudo em momentos de crise. Cientes de que as pessoas passam 70% do tempo em que estão acordadas no trabalho, todas as áreas das empresas têm por desafio traçar estratégias eficientes para conquistar o “cliente” interno e transformá-lo em diferencial competitivo das empresas. Mas, na prática, quais são as estratégias capazes de alçar a corporação ao posto de uma das Melhores Empresas para Trabalhar? Um dos primeiros passos para que as empresas possam responder a essa questão é participar da 13ª edição da pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar”, conduzida pela consultoria global Great Place to Work®. As inscrições para a edição 2009 estão abertas até o dia 31 de março de 2009 e mais informações podem ser obtidas no portal www.gptw.com.br ou telefone: (11) 3093-7771.

A cada ano cresce o número de empresas do Nordeste que participam do processo de seleção, sendo que em 2008, a consultoria registrou um aumento de 30% em relação a 2007. Entre as 100 Melhores estão as empresas: Associação Brasil América (Pernambuco), ALE (Rio Grande do Norte), Coelce (Ceará), Moura Dubeux (Pernambuco) e Porto Freire (Ceará) – empresas que têm por característica o investimento contínuo no aperfeiçoamento educacional dos colaboradores e em projetos de sustentabilidade. Na Porto Freire, empresa de engenharia e incorporadora, o destaque entre as práticas de gestão fica por conta das aulas de teatro e filosofia, custeadas pela companhia que alinha a gestão de pessoas a uma visão holística – enxerga o funcionário como ser humano, por isso, investe no desenvolvimento das pessoas. A empresa recorre a uma técnica milenar – o eneagrama – para promover o autoconhecimento dos funcionários e, dessa forma, auxiliar no trabalho em equipe. Uma outra atividade é um curso de filosofia, com duração de dois anos, que tem por objetivo ampliar o conhecimento dos colaboradores sobre os grandes pensadores da humanidade e auxiliar no desenvolvimento da criatividade. Na Moura Dubeux Engenharia, os funcionários são estimulados a manifestar opiniões sobre decisões da empresa e metas estabelecidas. Um programa de bolsa de estudos garante 50% do pagamento dos cursos de graduação, pós-graduação e MBA para funcionários com, no mínimo 18 meses de empresa. O investimento em aperfeiçoamento profissional é constante e atinge todos os níveis hierárquicos.

A distribuidora de combustíveis ALE prima por investir em um planejamento de carreira para os funcionários. Um outro destaque é o engajamento social – a empresa desenvolve parcerias com o Instituto Ayrton Senna e oferece auxílio financeiro a pais de portadores de deficiências. A Associação Brasil América, empresa de educação e treinamento, oferece cursos de inglês 100% subsidiados aos funcionários; bolsas de estudo de gradução e pós-graduação; e implementou um plano de previdência privada. Na Coelce – Companhia Energética do Ceará – o investimento também acontece no setor educacional. O programa Crescer Juntos, criado em 2005, integra os funcionários no aperfeiçoamento profissional, via programas de bolsa-auxílio para cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Em uma ação de sustentabilidade, a empresa incentiva os colaboradores a trocar o lixo reciclado por bônus que se transformam em desconto na conta de energia. Além dos funcionários, o projeto beneficia a população cearense.

Índice de confiança versus a crise econômica - Mais produtivas e lucrativas, as empresas com boas práticas de gestão de pessoas reúnem conhecimento e ferramentas próprias que transformam o ambiente de trabalho em poderoso diferencial competitivo. Ao reunir esses atributos, as empresas têm inúmeros resultados positivos que vão além do retorno financeiro. “Podemos citar mais produtividade, menor turnover e maior comprometimento dos funcionários. As pesquisas realizadas pelo Great Place to Workâ em mais de 40 países mostram que o interesse das empresas em melhorar o ambiente de trabalho aumenta a cada ano, tendência que demonstra o impacto positivo dessa postura não só na valorização das pessoas, mas na rentabilidade do negócio. Nesse seleto grupo se encontram algumas empresas do Nordeste, que investem em práticas diferenciadas de gestão de pessoas. Em 2009 esperamos aumentar ainda mais essa participação”, afirma Ruy Shiozawa. Ele destaca também que “a avaliação do grau de confiança dos colaboradores na empresa, propiciada pelas pesquisas do Great Place to Workâ, torna-se ainda mais essencial nesse momento de crise econômica, uma vez que é a confiança que leva à motivação, ao engajamento e à ação proativa diante da crise”.

A participação no processo de seleção, realizada gratuitamente, é uma excelente oportunidade para que as empresas avaliem a eficácia das ações de gestão de pessoas empreendidas, representando um melhor entendimento das necessidades e aspirações do público interno. Independente do resultado da participação, os consultores do Great Place to Work® encaminham aos gestores das empresas um resumo de informações e a posição na lista. As empresas interessadas no detalhamento das informações podem adquirir relatórios especiais com análises específicas, que representam uma ferramenta única de melhoria do ambiente corporativo.

Há mais de uma década, o Great Place to Work® se dedica a ajudar as organizações a compreender as características, práticas e atitudes que conduzem à criação de um excelente lugar para trabalhar. Conduzidas pela consultoria global – em parceria com a Editora Globo/Revista Época (Melhores Empresas para Trabalhar - Brasil); Associação Brasileira de Recursos Humanos - RJ e jornal O Globo (Melhores Empresas para Trabalhar - Rio de Janeiro) e Now!Digital/Computerwold (Melhores Empresas para Trabalhar - TI & Telecom) – as pesquisas são pioneiras no Brasil na avaliação do nível de confiança dos colaboradores nas organizações. Presente em 41 países, a consultoria baseia a pesquisa em duas avaliações: uma com os colaboradores, que respondem a um questionário sobre o ambiente de trabalho, voluntário e anônimo, por meio do qual descrevem a realidade da empresa e explicam o que consideram único e diferenciado em seu ambiente de trabalho. A outra avaliação é com a própria empresa, que detalha as suas melhores práticas e benefícios. Há também auditorias realizadas por consultores do Great Place to Work®.

Em sua 13ª edição, a pesquisa – que resulta na lista das 100 melhores empresas do Brasil – contará com vários sub-rankings, entre eles: “As melhores no segmento industrial”; “As melhores em serviços”; “As melhores em qualidade de vida”; “As melhores em descontração”; “As melhores em comunicação”; “As empresas com mais funcionários jovens”; “As empresas com mais mulheres” e “As empresas mais procuradas”. A pesquisa concederá reconhecimentos especiais para as “Melhores Empresas para a Mulher Trabalhar”, “Melhores Empresas para Executivos” e para as melhores nas Dimensões Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem.

Great Place to Work® - Fundado no Brasil há mais de uma década por José Tolovi Jr., o Great Place to Work® é responsável pela pesquisa Melhores Empresas para Trabalhar. A pesquisa é realizada com metodologia proprietária do Great Place to Work®, baseada na avaliação do nível de confiança dos funcionários, em cinco Dimensões: Credibilidade, Respeito, Imparcialidade, Orgulho e Camaradagem; e nas práticas de gestão de pessoas das empresas, em nove áreas: Contratar e Receber; Inspirar; Falar; Ouvir; Agradecer; Desenvolver (pessoal e profissional); Cuidar; Celebrar e Compartilhar. Ao disponibilizar ferramentas de diagnóstico e subsídios para a transformação dos ambientes de trabalho das organizações, o Great Place to Work® visa construir uma sociedade melhor. Além dos serviços de consultoria, a equipe do Great Place to Work® acompanha de perto as tendências no campo da gestão de pessoas, realiza pesquisas de ambiente organizacional, palestras, seminários e eventos. O Encontro Great Place to Work® das Melhores Empresas para Trabalhar, por exemplo, discute o que há de melhor em liderança e práticas de gestão de pessoas – uma oportunidade única para que as empresas tenham como referência os melhores exemplos nacionais e internacionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira