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27/03/2007 - 07:31

MMX aprova reorganização societária no Sistema

Rio de Janeiro - A MMX Mineração e Metálicos S.A. ("MMX" ou a "Companhia") (BOVESPA: MMXM3) vem, em atendimento ao disposto no artigo 157 da Lei n.º 6.404/76, bem como ao que prevê a Instrução CVM n° 358/02, comunicar ao mercado o que segue: Em reunião do Conselho de Administração da Companhia realizada nesta data, foi aprovada a reorganização societária das atividades atualmente desenvolvidas pela MMX Minas-Rio Mineração e Logística Ltda. ("MMX Minas-Rio"), sociedade controlada pela MMX, a qual a Companhia controla com 70% do capital, sendo os demais 30% detidos pela Centennial Asset Participações Minas-Rio S.A. (a "Reorganização").

A Reorganização contemplará a cisão ou transferência de certos ativos e passivos da MMX Minas-Rio para duas novas sociedades, denominadas LLX Minas-Rio Logística Ltda. ("LLX Minas-Rio") e LLX Porto do Açu Ltda. ("LLX Açu"). Como resultado da Reorganização, a LLX Minas-Rio deterá os ativos correspondentes ao mineroduto do sistema integrado MMX Minas-Rio ("Sistema Minas-Rio") e aproximadamente 300 hectares do Porto do Açu, reservados para a construção de um terminal portuário de minério de ferro. A LLX Açu, por sua vez, será proprietária da porção remanescente do Porto do Açu, com aproximadamente 5.700 hectares.

A MMX Minas-Rio, que terá seu nome alterado para MMX Minas-Rio Mineração Ltda., e suas subsidiárias continuarão proprietárias dos direitos minerários do Sistema Minas-Rio, da planta de beneficiamento de minério de ferro e dos direitos de passagem do mineroduto.

A partir da Reorganização, o Sistema Minas-Rio passará a ser desenvolvido conjuntamente e de forma integrada pela MMX Minas-Rio e pela LLX Minas-Rio, cabendo, a cada uma dessas sociedades, o investimento nos ativos de sua competência. A receita do Sistema Minas-Rio será atribuída à MMX Minas-Rio e à LLX Minas-Rio de acordo com a natureza de seus negócios e o respectivo valor de contribuição de seus ativos ao Sistema Minas-Rio.

Tal alocação levará em conta, ainda, condições usuais de mercado e será definida no âmbito do processo de negociação com o parceiro estratégico do Sistema Minas-Rio, que deverá adquirir, da Centennial Asset Mining Fund LLC, participação acionária de 30% na MMX Minas-Rio e na LLX Minas-Rio.

A LLX Açu concentrará esforços na prospecção de negócios logísticos para o Porto do Açu e na atração de projetos industriais para a sua retro-área de aproximadamente 5.700 hectares. O Porto do Açu, que conta com licença ambiental prévia expedida pela FEEMA, foi projetado para um calado de 21 metros, profundidade suficiente para o recebimento de navios transoceânicos com capacidade de até 250 mil toneladas. De acordo com a licença ambiental em vigor, o Porto do Açu poderá ser expandido para uma capacidade de até 200 milhões de toneladas de carga por ano.

Ao final da Reorganização, que não implicará em qualquer diluição às participações societárias da Companhia, esta transferirá suas participações na LLX Minas-Rio e na LLX Açu para a controlada LLX Logística S.A. ("LLX"), a qual passará a ser a empresa holding das atividades logísticas da Companhia. A LLX, além de coordenar as atividades de suas futuras subsidiárias, buscará oportunidades e soluções logísticas para a MMX e terceiros e funcionará, também, como uma unidade de negócios independente.

Para fomentar esta estratégia, a LLX estudará alternativas de financiamento, por meio de linhas de crédito com instituições financeiras ou mediante a emissão privada de ações, inicialmente com parceiros estratégicos ou financeiros interessados no desenvolvimento das atividades logísticas.

A LLX contará com uma administração independente, tendo sido nomeados para integrar sua diretoria o Sr. Ricardo Antunes, diretor-presidente, e a Sra. Eliane Lustosa, diretora Financeira. O Sr. Antunes é atualmente diretor Comercial da MMX, cargo que acumulará apenas provisoriamente.

Segundo o diretor-presidente da MMX e Presidente do seu Conselho de Administração, Eike F. Batista, "a LLX proporcionará à MMX uma oportunidade única para extrair o máximo valor de seus ativos de logística. Estamos em negociações com candidatos a parceiros de negócio, que já identificaram na LLX um potencial significativo para desenvolver a indústria logística e de infra-estrutura nacional, que representa hoje um dos principais gargalos para o crescimento da economia do país".| Por: AE/Business Wire Latim Ameria

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