Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2009 - 10:10

Primavera Editorial apresenta “Solstício de Verão”, de Edna Bugni, aos leitores de Jundiaí

O romance de estreia de Edna Bugni será apresentado pela Primavera Editorial em 31 de março, a partir das 19 horas, na Livraria Siciliano do Maxi Shopping Jundiaí (Av. Antonio Frederico Ozanan, 6.000 – loja 2108), em Jundiaí. Inspirada na estreita convivência com o universo feminino e nas histórias comuns a mulheres de sua geração, a autora – médica especializada em saúde pública e ginecologia – recria com palavras as inúmeras histórias ouvidas e vividas em anos de consultório. Singular, o romance Solstício de Verão torna nítido o talento de Edna Bugni em construir personagens densas, forjadas no cotidiano brasileiro. O livro está alinhado às normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

São Paulo, 30 de março de 2009 – O universo feminino e as histórias comuns às mulheres de sua geração serviram de inspiração à médica ginecologista Edna Bugni, autora do livro Solstício de Verão. Estreante na literatura, Edna Bugni escolheu o gênero romance para dar vida às inúmeras histórias ouvidas e vivenciadas em anos de consultório. Como resultado, uma obra singular que mostra nitidamente o talento da autora em construir personagens densas, forjadas no cotidiano das mulheres brasileiras. Em Jundiaí, a autora participará da série de encontros Com todas as letras, bate-papo que acontecerá durante o evento de apresentação do livro Solstício de Verão, da Primavera Editorial, em 31 de março, a partir das 19 horas na Livraria Siciliano do Maxi Shopping Jundiaí (Av. Antonio Frederico Ozanan, 6.000 – loja 2108). Com vocação para o pioneirismo, a Primavera Editorial lançará o livro Solstício de Verão já alinhado às normas do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

A astronomia usa a palavra solstício para designar a posição do Sol no momento em que o astro-rei se encontra em determinado ponto. Mais do que isso, refere-se a uma posição exata. Solstício é uma sofisticada alegoria da qual a escritora Edna Bugni lança mão para contar uma saga feminina multifacetada, repleta de arquétipos primitivos, contemporâneos e pós-modernos que têm origem na geração que viveu, intensamente, o Brasil de 1968, marcado por manifestações estudantis, protestos contra o regime militar e profundas mudanças no cenário político e social. No romance Solstício de Verão, a mudança de comportamento saboreada pelas mulheres dessa “safra” desemboca nos dias atuais em personagens que compõem o retrato feminino de um Brasil de muitas faces. A obra apresenta o cotidiano de protagonistas muito próximas a mulheres reais – fêmeas que lidam de diferentes formas com a maternidade, a sexualidade, as escolhas, os sucessos e as “pequenas-tragédias-pessoais”.

A narrativa, em primeira pessoa, expõe a coragem da autora em contar histórias partilhadas por uma geração, mas elaboradas de maneira particular, no ritmo ditado por características singulares – e complementares – das protagonistas. Já na introdução, Edna Bugni traz o fragmento de um segredo que será desvendado ao longo de 10 capítulos que retratam acontecimentos tecidos no presente – de 22 a 31 de dezembro – e no passado dessas mulheres. Solstício de Verão, uma obra para leitores que apreciam uma narrativa incisiva, inteligente e sensível. Um livro singular, uma história arrebatadora, um romance com todos os elementos para se tornar inesquecível.

Trechos do livro - (...) “Dos meus quatro filhos, Anais foi a mais inquieta. Sempre gastou muito mais energia do que os seus irmãos, brigou mais; foi mais voluntariosa. Precisava ser convencida a fazer o que não a entusiasmava... Entendê-la e conviver com ela era tarefa especial de Ana, a irmã gêmea. Identidade estabelecida desde o momento da concepção.”

(...) “Pranto seco, sem alívio. Fui tomada de um rancor mudo pela ditadura militar. Odiava os generais a governarem o país com truculência. Paradoxalmente meu ódio se estendeu ao movimento de oposição. Não os perdoava por seduzir Ivan. Por ele me trocar por um sonho.”

(...) “Contra o imobilismo dos dias anteriores, paradoxalmente, eu quero ação. Tenho energia a ser despendida em ruas cheias, lojas tumultuadas, congestionamentos gigantescos. Mas é só a outra ponta do mesmo desequilíbrio. Ora o pêndulo da inanição, ora o da agitação desorganizada.”

Edna Bugni - A estreia da paulista Edna Bugni na literatura foi inspirada na estreita convivência com o universo feminino e nas histórias comuns a mulheres de sua geração. Nascida em 1952, em Capão Bonito (SP), a médica especializada em ginecologia e saúde pública pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) se tornou escritora para recriar com palavras as inúmeras histórias ouvidas e vividas em anos de consultório. Singular, o romance Solstício de Verão torna nítido o talento da autora em construir personagens densas, forjadas no cotidiano brasileiro. Em Pindamonhangaba (SP), onde reside atualmente, Edna Bugni escreve, clinica e desenvolve uma série de atividades de inclusão social de jovens. A autora preside uma organização não-governamental, o Instituto de Acolhimento e Apoio ao Adolescente (IA-3).

Solstício de Verão, da autora: Edna Bugni, gênero: Romance, 272 páginas | ISBN: 978 -85- 61977-03-0 | encadernação: brochura | preço sugerido: R$ 39,50.

Primavera Editorial - Com a proposta de associar a leitura ao entretenimento e lazer qualificado – assim como o cinema, teatro e artes plásticas –, a Primavera Editorial está formando um catálogo peculiar, composto por obras de autores nacionais e estrangeiros que têm por linha-mestra a produção de uma literatura moderna e de qualidade ímpar, que evoca hábitos e costumes de diferentes povos e épocas; uma literatura instigante e criativa, que se transforma em uma maneira lúdica e pouco convencional de entender melhor a influência das culturas na formação dos povos. As principais características do catálogo – com diferentes linhas editoriais como romances históricos e sociais, ficção brasileira e estrangeira, policiais, entre outras – são a inovação e o pioneirismo dos conteúdos, além da qualidade da produção gráfica.

A editora é presidida por Lourdes Magalhães, executiva graduada em matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com mestrado em Administração (MBA) pela Universidade de São Paulo (USP) e especialização em Desenvolvimento Organizacional pela Wharton School (Universidade da Pennsylvania, EUA). Com experiência como consultora por 20 anos, a executiva atua no mercado editorial nacional e internacional desenvolvendo parcerias e contratos com agentes literários na avaliação de obras para a compra de direitos autorais, além de participar ativamente de feiras internacionais do setor. Lourdes Magalhães atuou em editoras consideradas referência no mercado como Ática, Scipione, Grupo Abril e Editora Brasiliense.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira