Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/03/2009 - 10:10

Educação Nacional - Formação do Caráter


Esse livro foi feito com muito amor ao Brasil, País onde não se faz a necessária distinção entre Educação e Instrução. Não se cuida de ambas ao mesmo tempo, desprezando-se a Educação, a formação do caráter do jovem rico ou pobre, dando-lhe orientação na vida. Atualmente, as escolas cuidam muito mais de Instrução, de letras, cursos e técnicas do que da verdadeira Educação. O que o autor procura fazer é demonstrar que a Educação é tão importante para o cidadão quanto a Instrução. Fazendo-se bem a distinção entre uma e outra, a pessoa, às vezes, acaba chegando à conclusão que a Educação é mais importante do que a Instrução. Educação não é se tornar um Engenheiro ou um Médico, um Psiquiatra ou mesmo um Cientista, porque qualquer um desses pode não ter boa formação moral até para administrar seu Lar, sua Família. Educação é outra coisa: é formação do caráter, é ética de vida, é o cidadão aprender a agir corretamente em benefício de si mesmo e da comunidade. Alguém pode dizer: "Ah! Isso não se aprende". Todavia, até a pensar, grande e necessária aprendizagem, pode-se aprender. O Professor Sampaio Doria, em seu livro precioso em matéria de Pedagogia intitulado "Educação", dá esse ensinamento de forma muito clara, que pode ser aprendido chegando ele a dizer: "Todos podem vir a ser pensadores mais ou menos elegantes, sagazes e judiciosos." Examine o capítulo de Educação Nacional – Formação do Caráter relativo à Educação e Corrupção. Examine Educação e Violência, Educação e Trânsito. Ou ainda, a Educação e a Televisão. Se as lições do certo, da virtude, do bom caminho na vida forem ensinadas aos alunos por bons professores, os discípulos poderão aprendê-las com facilidade e para sempre. Isso é que é educar moralmente e é o que pede a boa Ética ministrada por professores competentes, como se aprende Matemática ou Filosofia. O exemplo edifica e comprova a verdade. Ilustra o pensamento do autor com firmeza, o caso do célebre Colégio Caraça a 100 quilômetros de Belo Horizonte, no qual estudaram cinco Presidentes da República! Sim! Em ordem cronológica: Artur Bernardes, Delfim Moreira, Afonso Pena, Juscelino Kubitschek, e Jânio Quadros, e muitos governadores do Estado de Minas Gerais, senadores, centenas de grandes políticos mineiros, desembargadores, bispos, cardeais etc. O caso é fora do comum! Parece até "milagre", trazendo-nos inolvidável prova de que é capaz a boa educação dada aos jovens desde cedo. Também foi registrado que o Imperador Pedro II, quando visitou o Colégio Caraça, ficou muito admirado porque foi saudado por alunos em cinco idiomas! Segundo pesquisa da ONU divulgada recentemente "o Brasil é um país corrupto e violento". Portanto, é o mesmo que dizer: o Brasil precisa muito de Educação.

O Autor - Américo Menezes é professor catedrático de Língua Portuguesa, mediante concurso público de provas e de títulos. Exerceu o Magistério por vários anos. Foi professor do Ginásio Salesiano de Vitória, diretor de dois grandes colégios no Espírito Santo: a Escola Normal Pedro II, tradicional estabelecimento de ensino oficial e da Academia de Comércio, da qual foi um de seus proprietários. Como advogado militante, por concurso, tornou-se Procurador Federal, cargo que exerceu durante trinta anos. Membro efetivo do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo, desempenhou a função de Chefe de Gabinete no Ministério do Trabalho, em Brasília. Membro da Academia Espírito-santense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de São Paulo. Autor de vários livros.

Edicon Editora e Consultoria, Rua Herculano de Freitas, 181 - São Paulo - CEP 01308-020 | E-mail: [email protected] Site: www.edicon.com.br | Telefax: (11) 3255-1002 / 3255-9822.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira