Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 08:58

9ª Rio Wireless/Cidades Digitais em pauta: internet banda larga, mobilidade e inclusão social

O acesso à informação e a possibilidade de comunicação de qualquer lugar e a qualquer momento já não são promessas, mas realidade. O acesso à informação se faz cada vez mais por meio de aparelhos móveis, exigindo novos serviços e cobertura abrangente de banda larga. Ao mesmo tempo, a Internet em banda larga é ponto de partida para um ambiente favorável à inclusão social, facilitando a modernização da administração pública e a conquista da cidadania via inclusão digital.

Para analisar esse cenário a Network Eventos promove no Rio de Janeiro, a 9ª Rio Wireless no dia 15 de abril e na sequência, no dia 16, o seminário Cidades Digitais. Ambos os eventos se realizarão no Windsor Barra Hotel, à Av. Sernambetiba 2.630, Barra da Tijuca.

Para discutir a “Internet Móvel – novas fronteiras”, que é o tema da Rio Wireless, no dia 15, e para examinar as possibilidades de acesso de uso de tecnologias digitais nas cidades brasileiras, estarão presentes representantes das áreas de governo, educação e pesquisa, operadoras de serviços de comunicação, especialistas em consultoria e análise do setor e associações.

Rio sem fio - O futuro da telefonia celular sob o prisma das operadoras e da indústria, assim como as novas aplicações em redes de banda larga (como m-commerce e mobile banking), serão alguns dos temas discutidos na 9a Rio Wireless, que contará com a presença de representante da GSM Association na América Latina, Sr. Sebastian Cabello.

O evento irá examinar o desenvolvimento de novas aplicações, com diferentes tipos de aparelhos, desde os laptops, telefones celulares e smartphones que conhecemos hoje até terminais inovadores, que surgem a cada momento, fruto do constante desenvolvimento por parte da indústria. Vai também analisar os caminhos das empresas do setor, agora já em um panorama em que Telecomunicações e Tecnologia da Informação se confundem.

Empresas que não eram tradicionalmente fornecedoras do mercado de comunicações, como a Apple e o Google, já passam a investir no segmento com lançamentos como o I-Phone e o Android. Terminais convergentes, capazes de acessar indistintamente as redes 3G, Wi-Fi ou GPS em diferentes faixas de frequências, têm acesso também a aplicações típicas de TI, como o pacote Office, da Microsoft; de Internet, como e-mail e Google Maps e até a conteúdos de TV, seja aberta ou por assinatura.

“O momento é das comunicações móveis. O uso de laptops e smartphones, tipo BlackBerry, está cada vez mais disseminado. Os aparelhos móveis tornam-se cada dia mais complexos e completos. E as possibilidades de negócios são cada vez maiores. Para entender toda a potencialidade de uso e de negócios que este panorama propicia é que criamos esse evento. O grande objetivo do Rio Wireless é este: ajudar a ampliar possibilidades”, afirma Carlos Calazans, diretor geral da Network Eventos.

Cidades Digitais - O governo federal promete que até 2010 a banda larga chegará a todos os 5.564 municípios brasileiros. Isso abre caminho para a disseminação das chamadas “cidades digitais”, em que a proposta é a utilização da tecnologia digital como instrumento de cidadania e de organização administrativa. Experiências bem-sucedidas como os projetos Porto Alegre Digital e Orla Digital, no Rio de Janeiro, serão abordadas no encontro “Cidades Digitais”, que acontece no dia 16 de abril.

As perspectivas para as cidades brasileiras serão debatidas no seminário, desde o ponto de vista das políticas públicas até as condições para a real implementação de projetos – como financiamento e tecnologias adequadas – que possam tornar mais eficiente a administração pública, seja em âmbito estadual ou municipal, em áreas chaves como educação e segurança.

Para Carlos Calazans, “era lógico encadear os eventos Rio Wireless, já em sua nona edição, e “Cidades Digitais”, que acontece este ano pela segunda vez. A Rio Wireless iniciou o debate sobre a potencialidade do uso da banda larga, que materializa em projetos de alcance mais amplo, com benefícios claros para toda a sociedade”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira