Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 09:02

Duke Energy Brasil virtualiza servidores com o apoio da SERVICE IT Solutions

Com ROI obtido em apenas seis meses, projeto trouxe à empresa melhor utilização dos servidores e do espaço em data center e simplificou a administração da rede .

São Paulo– A Duke Energy International, Geração Paranapanema, responsável pela geração e comercialização de energia elétrica de oito usinas instaladas no Rio Paranapanema (na divisa entre os Estados de São Paulo e Paraná), é atualmente o maior investimento internacional da corporação de origem norte-americana. O rápido crescimento da operação brasileira exigiu investimentos na expansão da rede de servidores que, entretanto, se aproximava do limite físico suportado pelo data center da empresa. Para facilitar a administração e garantir maior escalabilidade em futuras ampliações da rede, a companhia decidiu pela implementação de um projeto de virtualização de servidores.

A SERVICE IT Solutions, especializada em serviços e consultoria em TI, trabalhou com a empresa no desenho e implementação do projeto. O principal desafio era fornecer à Duke Energy uma solução de fácil gerenciamento, compatível com os sistemas legados e instalação transparente aos usuários da rede. Após o levantamento da configuração dos servidores e aplicativos utilizados, a equipe da SERVICE definiu o número de máquinas virtuais necessárias, além de implementar o VMware ESX (software de virtualização) e o Virtual Center Management Server da VMware (console de controle do ambiente). Atualmente, a companhia possui 24 servidores físicos da HP e 41 servidores virtuais.

Com a solução VMWare, a Duke Energy pode gerenciar a infra-estrutura virtual a partir de um único console, otimizando os recursos físicos do data center, localizado na cidade de São Paulo, além de garantir aporte ao crescimento futuro da rede. “Para se ter uma idéia da velocidade com a qual a empresa demandava novos servidores, no ano 2000 tínhamos 14 servidores, número que em 2006 saltou para 51 máquinas e continuaria a crescer. Com a solução implantada, passamos a utilizar melhor o espaço do nosso data center e ainda consolidamos a administração da rede”, destaca o consultor de TI da Duke Energy, Luiz Shigueo Nishizawa.

Resultados – Entre os principais benefícios alcançados com a solução, está a administração de rede simplificada com visualização das máquinas virtuais em um único console de gerenciamento, o que diminuiu o tempo gasto na tarefa e, ao mesmo tempo, minimizou os esforços da equipe de TI. “Se em uma arquitetura tradicional um administrador de rede controla no máximo 20 servidores, isto se multiplica em até três vezes quando se trata de uma arquitetura virtual”, explica o consultor de TI.

Ainda, Shigueo destaca a redução do impacto da infra-estrutura nos custos gerais, pois com a virtualização dos servidores houve economia de até 60% em uso de espaço físico no data center e de cerca de 30% com gasto de energia elétrica e consumo de ar-condicionado.

O consultor destaca que o principal aspecto positivo para a Duke Energy com o projeto foi a obtenção de uma rápida resposta ao negócio da empresa, à medida que a virtualização facilita a inserção mais ágil de máquinas na rede quando há a demanda. “Trabalhamos com modelos de máquinas virtuais pré-configurados que permitem em menos de duas horas a sua inclusão na rede. Já no caso de um servidor físico, o processo seria muito mais demorado, considerando o levantamento do hardware necessário, pedidos de orçamento, compra e só após todo este processo, a configuração da máquina”, ressalva Shigueo.

O retorno sobre o investimento, estimado no início do projeto em 12 meses, foi obtido em apenas seis meses, o que surpreendeu a equipe de TI. Shigueo e equipe receberam o Prêmio de Processo de Melhoria Contínua, criado pela Duke Energy para estimular as iniciativas inovadoras dentro da empresa, entregue em Houston (EUA).

Planos futuros – Para aumentar a segurança e confiabilidade da plataforma de servidores, a Duke Energy espera concluir até dezembro deste ano projetos que garantam total redundância do sistema. A empresa irá realizar a consolidação dos servidores, além de duplicar a capacidade de armazenamento atual, estimada em 6TB.

Perfil da Duke Energy - A Duke Energy Internacional, Geração Paranapanema,maior investimento internacional da Duke Energy, opera e administra as usinas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Canoas I e II, Capivara, Taquaruçu e Rosana - instaladas ao longo do rio Paranapanema - que totalizam 2.237 megawatts (MW) de capacidade instalada e representam cerca de 3% da energia produzida no país.

Desde 1999, mais de US$ 1,5 bilhão foram investidos no país, sendo que a atuação da empresa está baseada em duas frentes de negócios: geração e comercialização de energia elétrica.

Além das 8 usinas, a Duke Energy ainda mantém, na cidade de São Paulo, um escritório administrativo.| www.duke-energy.com.br.

Perfil da SERVICE IT Solutions - A SERVICE IT Solutions é uma empresa de serviços e consultoria em infra-estrutura de TI. Sua estrutura está dividida em três Unidades de negócios:

Área de Serviços Continuados (Centro de Gerência) responsável pela administração, monitoração, e suporte de ambientes de TI; Área de Serviços Profissionais responsável pela implementação de projetos na área de infra-estrutura de TI; Área de Representação Comercial que realiza consultoria e elaboração de projetos de infra-estrutura de TI. A SERVICE IT Solutions é um dos mais importantes Business Partners da IBM, da VMware, e da Oracle na América Latina, provendo soluções por meio de profissionais capacitados, prestando serviços que envolvem alta tecnologia. A SERVICE possui uma estrutura para atender todo o mercado da América Latina, com escritórios em Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Brasília e Buenos Aires.

Na lista de clientes estão: Gerdau, Vivo, HSBC, CCEE, AES Sul, Rio Grande Energia, Brasil Telecom, Carrefour, Telefônica, Gol Transportes Aéreos, C&C, Holcim, 3M, Braskem, Copesul, Terra, Mclane Brasil, Sicredi, Editora Saraiva, Basf, Avon, Orbitall, Mapfre Seguros, entre outros. | Site www.service.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira