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01/04/2009 - 09:04

Indra garante sua posição no mercado de tráfego brasileiro após assumir contratos que totalizam € 10 milhões

A companhia, juntamente com sua parceira local Esteio, fechou quatro contratos para a implantação de sistemas de pedágio e gestão de tráfego no sul e sudeste do país e um contrato de gestão do tráfego metropolitano de Curitiba.

A Indra, uma das principais multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e América Latina, consolida sua posição no mercado de tráfego terrestre brasileiro ao assumir, em conjunto com a empresa local Esteio, o projeto de implantação de sistemas de pedágio em três importantes trechos de uma rodovia do sul do país e a instalação de sistemas de gestão do tráfego inteligente de uma delas. Além disso, Indra e Esteio desenharão e colocarão em funcionamento um sistema de gestão de tráfego metropolitano na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná. O custo global dos contratos supera os € 10 milhões.

Indra e Esteio, através da joint venture IESSA, equiparão com o sistema de pedágio o trecho de 382 km da rodovia do Litoral Sul, que une Curitiba à Florianópolis, e 412 km da rodovia Planalto Sul, que vai desde a mesma cidade até Lages. Os trechos são duas das principais vias brasileiras de locomoção. A rodovia do Litoral Sul une as populações costeiras do Brasil, e a do Planalto Sul atravessa o país de norte a sul e forma parte da Rodovia Panamericana.

Os dois projetos foram confiados à Indra e à Esteio pela OHL Brasil (maior companhia do setor de concessões de rodovias no Brasil em quilômetros administrados) e estão previstos serem finalizados antes do final do ano. O pedágio da rodovia Litoral Sul contará com 114 vias de cobrança manual e 20 vias de cobrança automática enquanto que a de Planalto Sul terá 36 vias de cobrança manual e 16 de cobrança automática. Os sistemas melhorarão o controle de gestão dos pagamentos e disponibilizarão um numero maior de informação comercial à concessionária. Os usuários poderão realizar o pagamento mediante dinheiro, cartão Visa, Vale-Pedágio (sistema de pagamento eletrônico para transportadores profissionais) e cupons em vias de cobrança manual, e mediante o sistema de pagamento eletrônico TAG (Sem Parar) em vias de cobrança automática, melhorando o fluxo de passagem e a comodidade.

Por outro lado, a Acciona, por meio da concessionária Rodovia do Aço, concedeu a Indra e a Esteio a adoção de um sistema de pedágio e dos sistemas de gestão de tráfego inteligente do trecho de 200 km da rodovia que liga a cidade de Volta Redonda com Três Rios, ambas no Rio de Janeiro. Trata-se de um importante eixo que evita que o tráfego da região de Minas Gerais tenha que passar pela cidade do Rio de Janeiro para chegar à São Paulo.

Este trecho contará com um sistema de pedágio formado por 14 vias de cobrança manual e 6 vias de cobrança automática que oferecerá a possibilidade de pagamento em dinheiro, cartão Visa, Vale Pedágio, cupons e sistema eletrônico TAG. Os sistemas de gestão instalados recolherão informações em tempo real sobre a densidade do tráfego, tipo de veículos que circulam e as condições meteorológicas de chuva, temperatura e visibilidade. Pelos painéis de sinalização variável, os técnicos da concessionária poderão regular o tráfego e advertir os condutores de diversas situações, como retenção ou existência de névoa ou chuva, elevando o nível de segurança.

Gestão do tráfego metropolitano - Por último, Indra e Esteio se encarregarão de desenhar o sistema de gestão do tráfego urbano, com prioridade para o transporte público da linha 1 de ônibus e da Avenida Marechal Floriano, na cidade de Curitiba (Paraná). Trata-se de um dos eixos principais que conduzem o tráfego na cidade e que serão regulados com o sistema Hermes desenvolvido pela Indra. Este projeto integrará o controle dos sistemas de semáforos, painéis de mensagens variáveis e identificação de ônibus, e reduzirá o tempo de viajem da linha 1 em 15%.

O sistema atenderá em um primeiro momento a gestão de 48 cruzamentos, mas está previsto que aumente a cobertura até os 600 cruzamentos que existem em toda a cidade. Será a primeira vez que a Indra exporta seu sistema Hermes, o que abre a possibilidade de que surjam novas possibilidades comerciais na América Latina.

Gestão de rodovias na América Latina - A Indra desenvolve e implanta soluções integrais para a gestão e controle de tráfego, sistemas de controle de túneis e sistema de pedágio. A companhia conta com numerosas referências nesta área tanto na Espanha como nos Estados Unidos, China, Portugal, Irlanda, Montenegro, Israel, Brasil, México e Chile, entre outros.

A Indra entrou no mercado brasileiro com a implantação dos sistemas de gestão de tráfego para rodovias do nordeste de São Paulo, que começaram a funcionar em 2005. Após essa experiência, a companhia conseguiu incorporar-se ao projeto de modernização de infraestruturas terrestres em que está envolvido o Governo brasileiro.

Outros projetos realizados na América Latina são a implantação de sistemas de pedágio na circunvalação Norte do México DF, nas rodovias de Tepic-Villa Unión e na circunvalação Noroeste de Toluca. No circuito exterior mexicano do Estado do México, Indra implantou sistemas de pedágio e gestão de tráfego. No Chile, a companhia implantou diferentes sistemas na rodovia de Nororiente, a Rodovia dos Andes, e nas rodovias urbanas de Vespucio NorPoniente, Vespucio Sur e Costanera Norte de Santiago do Chile.

Indra no Brasil - Com 12 anos de trajetória, a Indra alcançou no Brasil uma sólida posição nos mercados de administração pública, telecomunicações, indústria e consumo e energia.

Em energia, a Indra se posicionou como referência de mercado, possui uma ampla cobertura no território nacional, somando mais de 40 clientes, e conta com projetos em outros países da América Latina. Entre as principais referências deste setor se destacam clientes de grande envergadura como CEMIG, Elektro, Light, Energisa, Petrobras, Eletronorte e Gas Brasiliano.

A Indra também é reconhecida no mercado brasileiro como uma das empresas de maior experiência em implementação de soluções SAP, com projetos em empresas como Coca-Cola FEMSA, General Motors, Vivo e Claro.

Perfil da Indra - A Indra é uma das principias multinacionais de Tecnologias da Informação da Europa e América Latina. É a segunda companhia européia por capitalização em bolsa de seu setor e também a segunda empresa espanhola que mais investe em P&D. Em 2008 suas vendas alcançaram 2.380 M€. Conta com mais de 29.000 profissionais e com clientes em 94 países.

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