Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 09:05

Anglo American Brasil tem nova coordenadora de otimização de ativos

A engenheira química Adriana Verri Bass será, a partir de abril, a nova a coordenadora de Otimização de Ativos e Melhoria Contínua para as operações de Metais Básicos do Brasil e da Venezuela da Anglo American. Ela assume o posto que era de Maurício Reis, que foi promovido a gerente de Vendas de Fosfatados da empresa.

“Como integrei a equipe de Melhoria Contínua durante a reestruturação da Anglo American Brasil e colaborei na implementação de projetos de sinergia entre as empresas, acredito que poderei contribuir no desenvolvimento de um trabalho que impulsionará comportamentos para a geração de valor, principalmente por conta da experiência que adquiri ao atuar junto as áreas produtivas desde o início da minha carreira”, destaca a nova coordenadora.

Pioneira ao tornar-se a primeira mulher a coordenar uma área produtiva na companhia, Adriana ingressou em 1998 na Anglo American, na área de Processos e engenharia como Trainee de negócios Fosfatados. Dois anos mais tarde, passou a desempenhar a função de engenheira assistente e em 2001, o cargo de engenheira de Processos das plantas de STPP e de tratamento de efluentes, liderando o projeto Efluente Zero. No ano seguinte, assumiu coordenação das plantas de STPP e ETEL, e liderou uma equipe de 70 pessoas.

No ano passado, Adriana participou do MDP Brasil na Fundação Dom Cabral, onde desenvolveu com seus colegas um Projeto Aplicativo sobre uma importante ferramenta de medida de eficiência operacional, que será implementada em toda a Anglo American Metais Básicos no Brasil.

Anglo American e as mulheres - A Anglo American Brasil tem acompanhado a tendência mundial do Grupo de aumentar consideravelmente a presença das mulheres em seu quadro de empregados. Prova disso é que no ano passado a empresa se tornou “mais feminina”, e registrou um aumento de 46,7% no número de empregadas em todas as plantas que opera no País. Embora ainda tímida, a participação das mulheres nos negócios da Anglo American no Brasil cresce a cada ano e atualmente corresponde a 9%, um aumento de 2% em relação a 2007.

A mineração, por ser uma atividade culturalmente associada ao esforço físico, é um setor que, por conseqüência, remete a idéia de trabalho masculino. No entanto, na visão de Cynthia Carroll, presidente do Grupo Anglo American, o mundo que envolve esse segmento se transformou, muito por conta dos avanços tecnológicos que proporcionam ambientes de trabalho bastante automatizados e pouco rústicos. O próprio fato de o Grupo American ter uma presidente mulher já é um exemplo claro dessa mudança.

Para a presidente, as mulheres têm um papel essencial no desempenho econômico da companhia, e o envolvimento delas em segurança e no desenvolvimento de talentos contribuiu em demasia para o sucesso do Grupo - que procura cada vez mais engenheiras e geólogas, para integrarem seu time. De acordo com Cristina Isola, gerente de Recursos Humanos da Anglo American Brasil, em 2005 elas eram 143. Em 2006, 167. Em 2007, 175, e hoje somam 247.

Grupo Anglo American - A Anglo American é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina e diamantes, e tem participação significativa em metais básicos, minério de ferro e carvão, em operações na África, Europa, América do Sul e do Norte, Austrália e Ásia.

Com operações instaladas desde 1973 no País, a Anglo American Metais Básicos Brasil possui plantas de níquel em Niquelândia, nióbio em Ouvidor, fosfatados em Catalão, Ouvidor e Cubatão. A empresa também está investindo US$ 1,5 bilhão no Projeto Barro Alto para ampliar sua produção de ferroníquel - a nova planta irá produzir, em média, 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel, a partir de 2011.

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira