Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 09:11

nstituto Claro: novas tecnologias, novas formas para aprender

Instituto Claro estimula a discussão e o desenvolvimento de oportunidades de aprendizagem inovadoras e lúdicas, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação.

São Paulo- A Claro, uma das líderes em telefonia celular no país, lança o Instituto Claro, apostando em novas tecnologias, novas formas para aprender. O Instituto Claro tem como missão fomentar e apoiar iniciativas que potencializem o uso das novas tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento de oportunidades inovadoras, que façam do aprendizado e da construção do conhecimento uma experiência interessante e lúdica.

Para o Instituto, o conhecimento é fator transformador da sociedade e sua construção é fruto do encontro e da interação entre as pessoas e se dá em múltiplos espaços. Ao eleger a causa da educação, o Instituto incentiva e apoia a revisão, a discussão e a inovação dos processos de ensino e de aprendizagem, compatíveis com a realidade e demandas atuais da sociedade. Carlos Seabra, da IPSO; o jornalista Gilberto Dimenstein; Gilson Schwartz, da Cidade do Conhecimento – USP; e Roseli de Deus, da POLI-USP e Estação Ciência, foram nomeados para compor o Conselho do Instituto.

“Queremos oferecer um espaço para que as pessoas trabalhem juntas – todas as correntes da academia, professores e alunos – e contribuam para a construção coletiva de um novo paradigma de educação. É um caminho sem mapa prévio, consolidado a partir da própria descoberta”, afirma Antonio Britto Filho, presidente do Instituto Claro e diretor de Assuntos Corporativos da empresa.

A iniciativa central é o Portal Integrado (www.institutoclaro.org.br), que contará com informações institucionais, além do Observatório e do Laboratório. Uma das finalidades do Portal é divulgar e reconhecer estudos, pesquisas acadêmicas e ações que discutam o impacto das novas tecnologias na aprendizagem, além de disponibilizar jogos e outros recursos para que as pessoas possam, de fato, experimentar formas lúdicas e interativas de aprender. “Por meio do portal queremos mapear as iniciativas brasileiras, trazer referências internacionais e contribuir para a discussão de um tema que, por enquanto, tem protagonistas isolados, mas que pode crescer e influenciar a maneira de aprender das novas gerações”, diz Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto e gerente de Responsabilidade Corporativa da Claro.

Outros projetos, como a edição de 2009 do Claro Curtas, festival nacional de curtas-metragens, e um seminário internacional para promover a discussão e a disseminação da causa, também serão gerenciados pelo Instituto. Além disso, estão previstas ações direcionadas ao público interno da operadora, como o Programa de Voluntariado e Doação ao FIA (Fundo da Infância e da Adolescência), com o objetivo de fortalecer o engajamento dos funcionários com a prática de ações sociais.

Portal Integrado - O Portal Integrado do Instituto (www.institutoclaro.org.br) tem como objetivo despertar o interesse e a satisfação pelo aprendizado. Foi elaborado em três ambientes: Institucional, com informações sobre a governança, causa e projeto do Instituto; Observatório e Laboratório. O Observatório quer estimular o debate entre profissionais de educação sobre novas formas de aprendizagem, que usem as novas tecnologias, já que essas fazem parte da realidade e do dia-a-dia dos alunos. Já o Laboratório será um espaço de experimentação, divulgando e estimulando o desenvolvimento dessas iniciativas inovadoras. As melhores serão premiadas ao longo do ano, com o Programa de Reconhecimento. O Portal será a própria vitrine da causa – inovador e lúdico - com blog, fórum de discussão, ranking e incubadora de idéias e jogos educativos, entre outros.

Programa de Reconhecimento - O Programa de Reconhecimento incentiva a produção de conhecimento e iniciativas que reforcem a aprendizagem inovadora e lúdica. Educadores, jovens e ONGs de todo o país poderão postar seus projetos no Portal Integrado. Os melhores serão reconhecidos e premiados durante o Seminário. A abertura das inscrições dos projetos está prevista para maio de 2009.

Seminário - O Seminário será realizado em São Paulo e contará com a presença de convidados que sejam referência no tema. Serão promovidos painéis sobre a causa do Instituto, além da premiação e exposição dos melhores conteúdos e práticas identificados pelo portal e pela seleção do Programa de Reconhecimento.

Claro Curtas 2009 - Com a edição de 2009, o festival de curtas-metragens Claro Curtas passa a ser uma plataforma de democratização do audiovisual no Brasil, discutindo temas sociais, promovendo workshops para capacitação de jovens e reconhecendo as manifestações culturais brasileiras. Outra novidade é que o festival terá etapas regionais, com oficinas de formação, educação e produção audiovisual, em cinco capitais brasileiras. A abertura das inscrições está prevista para julho. Em 2008, foram 1.500 vídeos inscritos em pouco mais de um mês, por pessoas de 194 cidades, de 23 Estados do Brasil; mais de 180 mil visitas ao site oficial e R$ 100 mil em prêmios.

Claro Voluntariado - Direcionado ao público interno, o programa incentiva seus funcionários a se engajarem em ações de voluntariado como uma forma de praticar a cidadania e contribuir para uma sociedade melhor e mais justa. Desde 2008, os funcionários contam com o portal Claro Voluntariado (www.clarovoluntariado.org.br), desenvolvido para divulgar atividades voluntárias e trocar experiências relacionadas ao tema. Para 2009, o Instituto Claro prevê o lançamento do Programa de Voluntariado, com o objetivo de ampliar a rede de voluntários da empresa e oferecer mais possibilidades de trabalho voluntário aos funcionários.

Programa de Doação ao FIA - Em 2008, a Claro lançou o Programa de Doação ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência) para sensibilizar e facilitar a destinação de parte do imposto de renda dos funcionários da empresa para projetos sociais que estejam cadastrados no FIA. De acordo com a atuação da Claro, os recursos doados em 2008 foram destinados para as cidades de São Paulo (ONG Gotas de Flor com Amor e Projeto Oficinas Recreativas e Culturais); Belo Horizonte (Projeto Jovens Impressões e ONG Associação Imagem Comunitária); Salvador (ONG Acopamec e Projeto Educação através da Arte e do Lazer); e Porto Alegre (ONG Abrigo João Paulo II e Projeto Acolhendo e Socializando).

Perfil da Claro - A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil. Fundada em setembro de 2003, a operadora atua nacionalmente e atende a mais de 39 milhões de clientes atualmente.

Em novembro de 2007, a Claro lançou os serviços de terceira geração no país em nível nacional. Atualmente, o Claro 3G está disponível em mais de 335 cidades, para mais de 100 milhões de pessoas, em 22 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins), além do Distrito Federal. Entre os serviços disponíveis estão a banda larga móvel, a videochamada (transmissão simultânea de áudio e vídeo em tempo real) e videochamada web, entre outros.

Líder na oferta de conteúdos e serviços inovadores, além de infraestrutura e cobertura digital com a tecnologia GSM, a Claro mantém acordos de roaming em mais de 160 países para serviços de voz e em mais de 120 para tráfego de dados, nos cinco continentes. Juntas, essas operadoras movimentam mais de 90% do tráfego mundial de ligações.

A Claro é controlada pela América Móvil, um dos cinco maiores grupos de telefonia móvel do mundo, com mais de 182 milhões de clientes e atuação direta em 17 países (Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana, Porto Rico e Uruguai, além do Brasil). Fundada no Brasil, a marca Claro foi adotada pela América Móvil em outros 11 países da América Latina.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira