Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 09:14

Petrobras recebe Selo Pró-Equidade de Gênero pela segunda vez


A Petrobras recebeu no dia 25 de março quarta-feira), em Brasília, o Selo Pró-Equidade de Gênero, concedido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal, com a chancela do Fundo das Nações Unidas para as Mulheres (UNIFEM) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). É a segunda vez que a Companhia é agraciada com o Selo.

A entrega do selo e troféus aos representantes das 23 organizações ganhadoras foi presidida pela ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, com a participação da Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, e a vice-diretora do Fundo das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Mulher (UNIFEM) Brasil e Cone Sul, Junia Puglia. O Selo da Petrobras foi recebido pela Ouvidora-Geral da Companhia, Maria Augusta Carneiro Ribeiro e Wania Jesus de Sant´Anna, representante do Comitê de Diversidade.

Desde 2003, a mão-de-obra feminina na Companhia cresceu 84,1%. Em nível gerencial, elas já ocupam 30% dos cargos. Além do aumento da participação de mulheres no quadro de funcionários da Petrobras, o Selo destaca o resultado de várias ações do Programa Pró-Equidade de Gênero da Petrobras, lançado em 2006. O censo para a Diversidade Petrobras e a política de reconhecimento de casais parceiros do mesmo sexo estão entre as iniciativas do Programa da Companhia.

A segunda edição do Selo Pró-Equidade contou com a inscrição de 50 organizações. Destas, 36 apresentaram e pactuaram um plano de ação pró-equidade de gênero. Porém, apenas 23 conseguiram chegar à etapa final, ao cumprirem, no mínimo, 70% da execução das ações pactuadas. Os finalistas garantiram o direito de usar o Selo Pró-Equidade de Gênero do Governo Federal, que tem vigência de 12 meses e é um instrumento que evidencia o compromisso da organização com a eqüidade de gênero em toda a sua comunicação institucional.

Na cerimônia de entrega do Selo, houve ainda uma exposição onde foram apresentados os produtos criados pelas organizações agraciadas, evidenciando seu compromisso com as práticas de equidade de gênero.

Mulheres na Petrobras - Em números relativos, desde 2003, a taxa de crescimento de mulheres no quadro de empregados da Petrobras foi de 84,1%, contra 47,4% da força de trabalho masculina. O ano de 2008 foi um bom exemplo desta tendência. Ao todo, mil mulheres ingressaram na Companhia. Há pouco mais de cinco anos, elas eram 4.406 e correspondiam a 12% do efetivo de empregados. Em 2009, já são 8.113 mulheres espalhadas por quase todos os setores da companhia.

Histórico - Lançado em 2005, o Selo Pró-Equidade de Gênero é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de estimular a igualdade entre homens e mulheres no mundo do trabalho, eliminando todas as formas de discriminação no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego. O Programa Pró-Eqüidade de Gênero reafirma os compromissos de promoção da igualdade de gênero, inscrita na Constituição Federal de 1988, e conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira