Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 09:20

São Gonçalo ganhará CVT da pesca até o mês de junho

O presidente da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), Celso Pansera, esteve em São Gonçalo para apresentar à prefeita do município, Aparecida Panisset, as futuras instalações do Centro Vocacional Tecnológico voltado para o segmento de pesca. Durante o encontro, no dia 31 de março (terça-feira). Pansera informou que o investimento para a readequação das salas e construção de laboratórios será de R$ 375 mil. A expectativa é que a unidade, que deve ficar pronta no fim do mês de junho, deva atender cerca de 1.200 alunos anualmente.

Localizado no bairro do Gradim, na Rua Manoel Duarte, 993, a escola oferecerá cursos de formação inicial e continuada e um curso de técnico, na modalidade subseqüente, a definir. As áreas abordadas vão da produção artesanal de barcos, manutenção e confecção de artefatos de pesca (redes e tarrafas), carpintaria de embarcações pesqueiras, pintura de embarcações pesqueiras, construção e manutenção de barcos até pâtisserie, massas salgadas, auxiliar de cozinha e manipulação, conservação e higienização de pescado. Para ministrar as aulas, a unidade irá dispor de quatro salas de aula e sete laboratórios.

Conforme explicou o presidente da Faetec, o CVT de pesca cumpre o formato de outras unidades com esse perfil, na qual se investe em cursos que contemplem os arranjos produtivos locais. Contudo, ele destacou a relevância do apoio da prefeitura na articulação com as empresas pesqueiras da região e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para a mobilização dos pescadores locais. Esse movimento provocará um reflexo econômico muito positivo no que ser refere à geração de emprego e melhora na formação da mão-de-obra.

Considerado o terceiro município em arrecadação no Estado do Rio, São Gonçalo tem em sua base econômica várias indústrias, como de confecções, biscoitos e doces. Entretanto, a pesca sempre esteve presente na cultura da região, que concentra várias fábricas de conserva de peixe. Conforme ressaltou a prefeita Aparecida Panisset, a criação do CVT de pesca representa a especialização de uma mão-de-obra numerosa. Ela destacou a necessidade de os pescadores locais buscarem conhecimento e informação.

- Com a escola, eles vão passar a ser pessoas qualificadas, prontas para exercer suas profissões com dignidade - ressaltou.

O subsecretário de Agricultura e Pesca, Sérgio Ricardo da Fonseca, também presente ao encontro, informou que o município ainda abriga uma quantidade considerável de trabalhadores que vivem da pesca: cerca de três mil profissionais . Segundo Fonseca, 80% dos pescadores da Colônia de Niterói são provenientes de São Gonçalo.

A secretária de Educação de São Gonçalo, Keila Licia, ressaltou a relevância de a escola qualificar pessoas que têm muita experiência no que fazem, sem deixar de lado a vivência dos alunos.

- O Centro Vocacional Tecnológico vai contribuir para o aperfeiçoamento deste trabalhador com as técnicas pedagógicas, proporcionando um ganho técnico na área – apostou a secretária. | Por: Ascom da Faetec.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira