Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 09:47

Daimler Trucks inaugura nova fábrica no México


Com a inauguração de uma segunda fábrica no México, na cidade de Saltillo, a Daimler Trucks, unidade de negócios caminhões da Daimler AG, ganha mais competitividade para atender aos países da América do Norte.

A Daimler Trucks, maior fabricante de caminhões do mundo, está expandindo sua atuação com a inauguração de uma segunda fábrica no México, na cidade de Saltillo, Coahuila, ocorrida no final de fevereiro onde vai fabricar caminhões pesados da linha Cascadia da Freightliner. Com a nova unidade, a empresa ganha maior competitividade para atendimento aos países da América do Norte.

Unidade de negócios caminhões da Daimler AG, a Daimler Trucks é detentora das marcas Mercedes-Benz, Freightliner, Western Star e Mitsubishi Fuso. A divisão conta com 34 unidades de produção, sendo 17 na América do Norte (Estados Unidos, México e Canadá), sete na Europa (Alemanha, Turquia, França e Portugal), duas na América do Sul (Brasil e Argentina) e oito na Ásia (Japão e Tailândia).

No Brasil, a Daimler Trucks está presente com a planta da Mercedes-Benz localizada em São Bernardo do Campo, São Paulo. De acordo com a empresa, a unidade é a maior fábrica de caminhões da América Latina e única do setor a produzir num mesmo local os veículos e também os seus próprios agregados, como motores, câmbios e eixos.

Em 2008, a Daimler Trucks vendeu 472.100 caminhões. Com isso, manteve sua posição de maior fabricante mundial de caminhões médios e pesados. Desse total, 170.100 unidades são veículos Mercedes-Benz, que atingiu o maior volume de vendas de sua história, 6% a mais em relação a 2007. A América Latina respondeu por 43.400 unidades vendidas, 14% acima do obtido no ano anterior.

Entre os fatores que ajudaram a alavancar as vendas dos caminhões Mercedes-Benz no mundo, em 2008, destaca-se a grande demanda pelos caminhões pesados Actros. No mercado brasileiro, a linha Actros é oferecida na versão 4844 8x4 para os segmentos da mineração e da construção civil pesada.

A fábrica mexicana estabelece novos parâmetros de eficiência nos processos de produção da Daimler Trucks em todo o mundo. Além disso, reúne as melhores práticas de produção em uma única unidade e assegura os elevados padrões de qualidade.

Para o desenvolvimento dos processos produtivos da fábrica de Saltillo, um grupo de trabalho com representantes do Brasil, Alemanha e Estados Unidos atuou por dois anos na elaboração da nova planta. Para conhecer e assimilar as melhores práticas, a equipe visitou diversas fábricas de caminhões da Daimler Trucks.

A unidade de Saltillo foi planejada e construída num curto espaço de tempo para uma indústria desse porte. Entre o projeto e a inauguração das instalações, foram apenas dois anos de trabalho.

Os padrões de eficiência e de qualidade na produção de Saltillo são baseados nos princípios do TOS - Truck Operating System da Daimler Trucks. Este sistema de gestão, que foi introduzido em todas as plantas do mundo como parte do programa Global Excellence, visa aprimorar a metodologia de produção enxuta. A nova fábrica utiliza estes processos na produção de seus caminhões voltados para a construção civil, com o objetivo de atingir alta qualidade e o mais elevado grau de eficiência em todos os processos.

Maior planta de caminhões da Daimler Trucks fora da Alemanha, a Mercedes-Benz do Brasil contribuiu de forma importante para a construção da nova fábrica mexicana. Como resultado, a linha de pré-montagem e montagem de caminhões em Saltillo seguiu o modelo adotado atualmente na planta brasileira no que se refere aos processos de produção.

A linha de produção de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil é reconhecida mundialmente na Daimler Trucks por iniciativas como a metodologia Lean Manufacturing, que visa à produção enxuta por meio da redução do estoque de peças, otimização do processo de logística e adequação do recebimento de materiais à demanda do mercado.

A participação da unidade brasileira incluiu também apoio às atividades de treinamento da equipe de montagem de Saltillo. Além da formação de monitores e da capacitação da própria equipe que atua na montagem, o suporte à unidade mexicana estendeu-se à fase dos testes de operação da linha e do início efetivo de produção.| MB/Anfir.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira