Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

01/04/2009 - 10:25

Governador inaugura fábrica de lentes em São Cristóvão

Na contramão da crise econômica que atinge o mundo, o Rio de Janeiro recebeu mais um investimento. Em 18 de março, o governador Sérgio Cabral, acompanhado pelo vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, pelo presidente da INVESTE RIO (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro), Mauricio Chacur, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Fernando Barros, inaugurou a fábrica da Hoya Lab-Brasil, uma joint venture do ramo de lentes ópticas, que prevê a criação de 180 novos postos de trabalho.O valor total do investimento é de R$ 16,4 milhões.

Localizada no histórico bairro de São Cristóvão, Zona Norte do Rio, a fábrica Optotal Hoya SA reúne a mais moderna tecnologia na produção de lentes e é fruto da parceria entre a maior indústria óptica do Japão, a Hoya, e a Optotal, que antes atuava como importadora e exportadora das lentes produzidas pela matriz japonesa. Para o diretor presidente da Hoya Lab Brasil, Carlos Bessa, a escolha do Rio para sediar a única planta do fabricante na América do Sul se deu graças aos investimentos oferecidos pela Investe Rio:

- O Rio de Janeiro sedia 95% da produção de lentes para óculos no mercado brasileiro. Sabendo disso, Chacur desenvolveu uma política de desgravamento fiscal, que previa o deferimento do ICMS em todas as máquinas e insumos utilizados nas fabricações sediadas no Rio de Janeiro. Graças ao decreto para o setor óptico, a Optotal Hoya SA pode se instalar no Rio e não em outro estado que vinha nos propondo a instalação - explicou Bessa.

O presidente da INVESTE RIO, responsável pela atração do novo investimento, falou da cadeia produtiva gerada pelo incentivo fiscal: Desenhamos o decreto para o setor óptico para simplesmente colocar em prática uma crença que temos: quanto menos imposto, mais emprego e mais volume de arrecadação para o Estado. Temos adotado esta prática e os resultados são bastante positivos - assinalou Chacur.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira