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27/03/2007 - 08:00

Starbucks tem lucro de US$ 564 milhões em 2006

Seattle - A Starbucks Coffee Company (Nasdaq:SBUX) deu as boas-vindas a mais de cinco mil acionistas bem como ao convidado especial, Sua Excelência Paul Kagame, presidente da República de Rwanda, em Seattle na sua Assembléia Anual de 2007.

Outros milhares participaram através de uma transmissão de áudio ao vivo pela Web. O presidente da diretoria da Starbucks, Howard Schultz, teve a companhia do presidente e diretor executivo, Jim Donald e de Martin Coles, presidente da Starbucks International, para recapitular o desempenho fiscal de 2006 da Companhia, destacar o sucesso já obtido no ano fiscal de 2007 e reafirmar a estratégia, o crescimento e a visão da Starbucks para o futuro. Schultz abriu a assembléia discutindo o que destaca a Starbucks, resultando no reconhecimento como nº 2 na lista das Companhias mais admiradas da revista Fortune.

"No núcleo do que queremos compartilhar com vocês hoje está um sentimento de otimismo e o compromisso da Companhia para com seus valores e princípios orientadores à medida que crescemos", disse Howard Schultz, presidente da diretoria. "Nós criamos uma conexão emocional com os clientes e parceiros, resultando em uma Experiência da Starbucks que é relevante na Europa e na Ásia como é em Seattle."

Resultados sólidos em 2006 reafirmam o compromisso para o crescimento em 2007 - Jim Donald, presidente e diretor executivo, recapitulou os resultados financeiros da Starbucks para o ano fiscal de 2006 e o primeiro trimestre do ano fiscal de 2007. Ele enfatizou o histórico de execução da Companhia no ano fiscal de 2006 como evidenciado por um aumento de 22% nas receitas líquidas totais para US$ 7,8 bilhões; um aumento no lucro de 14% para US$ 564 milhões; e um aumento no retorno sobre o capital de 25% no ano.

O primeiro trimestre do ano fiscal de 2007 assistiu a um aumento de 22% nas receitas líquidas para um recorde de US$ 2,4 bilhões e lucro líquido de US$ 205 milhões, representando um aumento de 18% em comparação com o primeiro trimestre do ano fiscal de 2006.

A Companhia também está executando com sucesso seus planos para um aumento para 40 mil localizações no mundo, com 10 mil novas lojas planejadas para os próximos quatro anos. O ano fiscal de 2006 e o primeiro trimestre do ano fiscal de 2007 tiveram aberturas de lojas recordes, com 2199 e 728 lojas abertas, respectivamente.

O ano fiscal de 2007 da Starbucks visa aproveitar o sucesso demonstrado no ano anterior e estimular o enfoque em crescimento: - O objetivo de crescimento de lojas é um recorde de 2.400 lojas, incluindo 700 internacionalmente. Isso representa um aumento de cerca de 20% em comparação à contagem de lojas do final do ano fiscal de 2006.

- O objetivo de crescimento das vendas das lojas comparáveis continua na faixa de 3% a 7%.

- O crescimento total das receitas líquidas deverá ficar em aproximadamente 20%.

- O lucro por ação deverá ficar na faixa entre US$ 0,87 e US$ 0,89 com base nos resultados do primeiro trimestre e perspectivas atuais para o balanço do ano.

Desempenho continua forte nos Estados Unidos e no exterior - os resultados financeiros do ano fiscal de 2006 da Companhia foram fortes.

Donald destacou os sucessos nos Estados Unidos em receitas líquidas e renda operacional: - As receitas líquidas totais nos Estados Unidos aumentaram para US$ 6,2 bilhões, 21% acima das do ano fiscal de 2005.

- A renda operacional nos Estados Unidos aumentou para US$ 955 milhões no ano fiscal de 2006, representando um aumento de 17% em comparação com o ano fiscal de 2005.

- As receitas de varejo operadas pela Companhia aumentaram 21% para US$ 5,5 bilhões.

- As receitas especiais nos Estados Unidos aumentaram 22% para US$ 683 milhões.

Martin Coles, presidente da Starbucks Coffee International, deu uma visão geral sobre as realizações financeiras da Starbucks International: - US$ 1,3 bilhão em receitas totais líquidas para o ano fiscal de 2006, representando um aumento de 27% em relação ao ano fiscal de 2005.

- Crescimento de 8% nas vendas de lojas comparadas em US$ 108 milhões em renda operacional para o ano.

- Quatorze trimestres consecutivos de rentabilidade.

- Aquisições concluídas no ano fiscal de 2006 da participação remanescente de 95% das operações da Starbucks no Havaí e Porto Rico.

- Aquisição de uma participação de 90% nas operações licenciadas em Pequim no primeiro trimestre de 2007. A transação de Pequim dá à Companhia o controle administrativo das operações nesse mercado crucial da China continental antes dos Jogos Olímpicos de 2008.

"A Starbucks International continua a executar nosso plano estratégico de cinco anos e está claramente demonstrando que a marca Starbucks funciona em Shanghai, Madri, Cidade do México, Londres ou Los Angeles", disse Coles. "Um ótimo café, nossa terceira localização, a conexão humana e nosso compromisso com a comunidade têm relevância universal."

Fortes resultados no grupo de produtos de consumo global - Em 2006, os clientes da Starbucks responderam positivamente às ofertas do Grupo de Produtos de Consumo Global (CPG). O CPG é uma coleção de produtos nos mercados domésticos e internacionais, principalmente café embalado e chá, e produtos prontos para beber, que proporcionam à Companhia a oportunidade de ampliar a Experiência da Starbucks a clientes a qualquer hora e em qualquer lugar de sua escolha.

Donald proporcionou uma visão geral das realizações do ano fiscal de 2006 do CPG: Receitas líquidas totais de US$ 305 milhões.

- Aumento na renda operacional para US$ 167 milhões, contra US$ 131 milhões do ano fiscal de 2005.

- Lançamento de cafés da marca Starbucks em dois novos países, Coréia e Reino Unido.

- Lançamento do Starbucks DoubleShot(R), bem como do Frappuccino engarrafado da Starbucks na Coréia.

Sucesso decorrente de fazer negócios de maneira diferente - "A Starbucks é bem-sucedida porque podemos alcançar desempenho no ano fiscal e manter uma abordagem diferente nos negócios. Nós operamos de maneira que conduz força financeira e reflete nosso entendimento do impacto que temos em nosso mundo", disse Donald.

"As oportunidades da Starbucks continuam a se expandir. Nós estabelecemos e buscamos metas de crescimento agressivas, mantemos nosso compromisso e continuamos trabalhando. Esses ingredientes formarão um ótimo futuro para a Companhia."

Durante a assembléia, Shultz, Donald e Coles enfatizaram o forte compromisso da Starbucks para com iniciativas globais que fazem a diferença para pessoas ao redor do mundo.

"A condução de negócios de maneira socialmente e ambientalmente responsável é parte integrante de nossos princípios orientadores e do nosso sucesso continuado", disse Donald. "O compromisso e a paixão da Starbucks para melhorar o mundo podem ser vistos através de nosso programa ao redor do globo."

O ano fiscal de 2006 foi um ano marcante para a Starbucks e o papel que ela desempenha em comunidades ao redor do mundo. Entre as realizações que Donald observou estavam: - US$ 36 milhões em contribuição para organizações de caridade e sem fins lucrativos do mundo em 2006.

- Duas novas iniciativas multianuais de água limpa na Sumatra, Indonésia e Menge Woreda, Etiópia, com compromissos de US$ 1 milhão da Ethos Water Fund.

- O Projeto de Educação da China, que está treinando mais de 3 mil professores durante um período de três anos.

Enfatizando a contínua dedicação da Starbucks, Donald também destacou duas novas iniciativas de água anunciadas há menos de uma semana. Os projetos na Índia e no Quênia receberam compromissos de US$ 1 milhão da Ethos Water Fund para ajudar a melhorar o acesso à água e sanitização em comunidades em ambas as nações.

A Starbucks acredita fortemente na importância de criar relacionamentos mutuamente benéficos com fazendeiros e comunidades de café. O sucesso dos fazendeiros que fornecem o café da Starbucks é um componente crítico do sucesso da Companhia na medida em que ajuda a assegurar a disponibilidade continua do café da mais alta qualidade. O enfoque da Starbucks é adotar uma abordagem integrada para criar relacionamentos com comunidades de café.

O progresso significante feito na compra de café socialmente e ambientalmente responsável foi um componente fundamental da apresentação de Donald. Entre os marcos do ano fiscal de 2006 estão: - 155 milhões de libras compradas de fornecedores verificados pela Coffee and Farmer Equity (C.A.F.E.). Isso representa 53% das compras de café verde.

- 18 milhões de libras de café Fair Trade Certified(TM) comprado - ou 6% das compras totais de café da Companhia - fazendo da Starbucks a maior compradora de café Fair Trade Certified(TM) na América do Norte.

- Oferta contínua de Starbucks Black Apron Exclusives(TM), que celebra cafés excepcionais e raros e proporciona aos fazendeiros produtores prêmios em dinheiro. Os fazendeiros usam esses fundos para fazer investimentos em infra-estrutura que lhes permitem melhorar a qualidade do café e aumentar seu potencial de obtenção de maiores lucros.

Donald também expôs a meta futura da Starbucks para compra do café C.A.F.E. Practices. "Nós reconhecemos nossa responsabilidade para com as comunidades onde operamos e as fazendas e comunidades onde obtemos nosso café", declarou Donald. "Até 2013 nós pretendemos comprar 80% de nosso café de fornecedores verificados pela C.A.F.E. Practices."

Ainda nos primeiros dias de crescimento - Schultz resumiu a mensagem da Assembléia Anual retornando a um tema que ele compartilhou muitas vezes antes. "Eu estive aqui perante vocês no passado e disse que estávamos nos primeiros capítulos do crescimento da Starbucks. Eu continuo a acreditar nisso hoje. Estes ainda são os primeiros dias."

Perfil da Starbucks - A Starbucks Coffee Company proporciona uma experiência edificante que enriquece as vidas das pessoas para um momento, um ser humano e uma extraordinária xícara de café por vez. Para compartilhar essa experiência, visite www.starbucks.com.

A Starbucks também lançou seu sexto Relatório Anual Sobre a Responsabilidade Social Corporativa (CSR), um exame do desempenho e iniciativas de sustentabilidade social, ambiental e econômica da Companhia para o ano fiscal de 2006: www.starbucks.com/csrannualreport. O Relatório oferece a mais abrangente informação disponível sobre as práticas de compra de café da Starbucks, crescimento e impactos na comunidade, ambiente e estratégia de mudança climática, iniciativas de saúde e bem-estar, e práticas de local de trabalho.

Utilizando vídeos, fotografias e tecnologia flash, o Relatório deste ano é mais interativo e atrativo do que nunca. Em abril, a versão resumida do Relatório, enfocada mas questões mais fundamentais de CSR da Companhia, também estará disponível online em espanhol, japonês, chinês simplificado, chinês tradicional e árabe. | .Por: AE/Business Wire Latin America

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