Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2009 - 09:24

Trabalhadores brasileiros no Japão

A III Reunião de Coordenação Consular Brasil-Japão, com a participação do subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior do Itamaraty, do embaixador do Japão em Brasília e de altos funcionários governamentais de ambos os países, aconteceu no dia 17 de março (terça-feira).

Na ocasião, examinou-se em profundidade o conjunto de medidas recém-anunciadas pelo Governo do Japão para apoiar trabalhadores estrangeiros, sobretudo brasileiros ("decasséguis"), em face da atual conjuntura econômica e seus reflexos adversos para o mercado de trabalho. Representante do "Escritório de Promoção das Medidas de Apoio aos Residentes no Japão", do Gabinete do primeiro-ministro japonês, deu esclarecimentos sobre as medidas de urgência e de longo prazo adotadas e em estudo nas áreas de emprego, moradia, educação, informação e retorno.

A delegação brasileira manifestou satisfação com as medidas do Governo japonês e discorreu sobre as iniciativas que vêm sendo tomadas pelo Brasil no sentido de reforçar o trabalho de assistência a brasileiros por parte da Embaixada e dos três Consulados-Gerais no Japão. Tais iniciativas, assim como o apoio prestado por grande número de entidades assistenciais e redes de solidariedade, têm logrado atender algumas das necessidades mais prementes da comunidade brasileira em solo japonês.

Cabe assinalar que o Japão é o único país que vem implementando medidas do gênero para estrangeiros afetados pela crise.

Ambas as delegações concordaram em somar esforços e atuar em estreita coordenação na busca de soluções construtivas para enfrentar o problema do desemprego, da educação e da moradia dos brasileiros que vivem no Japão. Ficou decidida a realização de uma próxima reunião de coordenação consular, até o final de 2009, para avaliar a situação e o andamento das medidas adotadas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira