Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

02/04/2009 - 09:39

Inovação no DNA

O Programa Primeira Empresa Inovadora (Prime) seleciona, até o dia 30 de abril, empresas com até dois anos e que tenham a inovação no DNA. Cerca de 1.900 empreendimentos que desenvolvem produtos ou serviços de conteúdo inovador receberão R$ 120 mil de subvenção econômica, ou seja, financiamento não reembolsável. São 17 as incubadoras-âncora que operam o Prime, recebendo as propostas e repassando os recursos da FINEP.

A Care-Eletric é uma das 98 empresas cadastradas pelo Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec), de São Paulo, um dos 17 agentes do Prime. A empresa desenvolve um gerador de energia “verde”: a turbina ecológica. O equipamento é instalado em um rio, transversal à corrente, e converte a força da água em energia - que vai de 150 kW/h a 1 MW/h. A cada hora gera-se o suficiente para alimentar dez casas de classe média por um mês inteiro. O inventor da tecnologia e principal acionista é o austríaco radicado no Brasil, Johann Hoffaman, engenheiro agrônomo.

O equipamento da Care-Eletric não exige a alteração do leito ou das margens do rio, não impacta a biodiversidade e nem prejudica o transporte de folhas e galhos secos. O gestor do projeto dentro do Cietec, Edson Abuchaim, ressalta que a turbina é um Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), uma das armas no combate ao aquecimento global. “A CNN (emissora de televisão norte-americana) até fez uma reportagem sobre nós em 2006. Diversas empresas internacionais nos contataram após a exibição, interessadas no projeto”, diz.

Se for aprovada, com os recursos do Prime, a Care-Eletric vai investir em recursos humanos, principalmente estagiários. “Vamos acompanhar de perto o funcionamento das turbinas, que serão instaladas em diversos pontos de São Paulo”, explica.

Biominas - Já a incubadora Habitat, da Fundação Biominas, em Belo Horizonte, conta com 360 empresas cadastradas até o momento. Uma delas é a In vitro cells, especializada em pesquisas in vitro - com destaque para doenças da terceira idade, remédios e cosméticos. A atividade principal da empresa é o exame de idade biológica. “É comum uma pessoa de 30 anos ter idade biológica de 50, por conta do estilo de vida e da má alimentação”, explica um dos criadores da Invitrocells, o professor pós-doutorado em Toxicologia da UFMG Carlos Tagliati.

Este exame permite evitar doenças que estão a caminho e traçar um plano mais preciso para melhorar a saúde. A In vitro cells atende, ainda, a uma demanda recente da indústria européia de cosméticos. Por conta da pressão da sociedade e dos altos gastos, a experiência em animais foi abolida. O Brasil conta com 1.694 empresas de cosmético – e só poderá exportar para a União Européia as que estiverem realizando testes in vitro em todas as fases de produção. De acordo com Tagliati, a indústria farmacêutica deve aderir à lei em breve. “Trabalhar com animais é demorado e não produz resultados 100% seguros”, explica.

Os recursos de Prime seriam usados na área comercial da In vitro cells para divulgar o trabalho da empresa. Embora as indústrias de cosméticos e farmacêuticos estejam concentradas – o que facilita a comunicação com elas – o mesmo não acontece com a área de saúde. “Precisamos de recursos humanos e financeiros para listar e contatar todos os possíveis clientes no Brasil”, diz Tagliati.

A meta do Prime é ajudar na estruturação de planos de negócio e garantir um desenvolvimento pleno do empreendimento inovador nos primeiros estágios, permitindo geração de renda e empregos altamente qualificados. Neste ano, a FINEP direcionou R$ 230 milhões em recursos para o Programa. Podem participar empresas nascentes registradas na Junta Comercial com até 24 meses de existência, contados a partir da data de constituição da pessoa jurídica até a data de encerramento das inscrições.

As 17 incubadoras que operam o Prime: Cietec (SP) | Fipase (SP) | FVE/Univap (SP) | Biominas (MG) | Fumsoft (MG) | Inatel (MG) | Coppe/UFRJ (RJ) | InstitutoGênesis (RJ) | BioRio (RJ) | Celta (SC) | InstitutoGene (SC) | PUC/Raiar (RS) | Faurgs/CEI (RS) | Cide (AM) | Parque Tecnológico da Paraíba (PB) | Cesar (PE) | Cise (SE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira