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Nissan anuncia aumento de 18,8% em lucro líquido

Tokyo – A Nissan Motor Co., Ltda., anunciou hoje os resultados relativos ao primeiro semestre do ano fiscal 2006, que termina em 31 de março de 2007. Nos seis primeiros meses do ano, de abril a setembro, a empresa registrou lucro líquido de US$2,38 bilhões, um aumento de 18,8% se comparado ao mesmo período do ano anterior. O resultado se deve às vendas das ações da Nissan Diesel Motor Co., Ltda., benefícios do plano de pensão das operações da China bem como a benefícios fiscais sobre as perdas decorridas da reestruturação da rede de concessionárias japonesa.

A receita líquida totalizou US$ 39,29 bilhões no período, aumento de 1% em comparação com o ano passado. O lucro operacional atingiu US$ 3,02 bilhões, uma queda de 15,3%, enquanto a margem de lucro operacional foi de 7,7%. Na primeira metade do ano fiscal a Nissan comercializou 1.709.000 veículos em todo o mundo, 6,9% a menos que no ano passado.

“Conforme havíamos previsto, a combinação de fatores externos e a falta de novos produtos resultou em um nível de performance menor nestes primeiros seis meses”, afirmou o presidente e CEO Carlos Ghosn. “Na segunda metade do ano bem como em 2007, vocês verão o retorno do ritmo de lançamentos de novos produtos que marcou o crescimento lucrativo da companhia nos últimos anos”, completou Ghosn.

Durante o primeiro semestre de 2006, a Nissan lançou somente um dos dez lançamentos previstos para este ano. Durante os próximos seis meses nove novos produtos serão lançados globalmente, liderados pelo Sentra, Altima e Infiniti G35 nos Estados Unidos, pelo crossover compacto Qashqai na Europa, pelo novo Skyline e o compacto Otti no Japão e pelo Livina Geniss na China.

Nissan do Brasil Automóveis: Plano SHIFT_mercosul - Anunciado em 19 de Setembro de 2006, o Plano SHIFT_mercosul prevê investimentos de US$ 150 milhões – o segundo maior destinado pela companhia às filiais nos países emergentes – para a renovação da linha de veículos e treinamento da rede. A principal meta do projeto é alcançar aumento de volume das atuais 7.000 unidades anuais para 40.000 unidades anuais até 2009. “Boa parte dos recursos será aplicada na Engenharia da fábrica de São José dos Pinhais”, explica Besson.

“Fortaleceremos a estrutura da nossa engenharia para o desenvolvimento de produtos e fornecedores locais”. “Vamos incluir modelos que complementarão a nossa atual gama de produtos para atuar em praticamente todos os segmentos críticos do mercado: teremos aqui, em poucos anos, o melhor da tecnologia e do design Nissan”, afirma Besson.

Na área operacional, uma das principais ações foi a criação de uma nova região administrativa, a Management Commitment Americas (MC-A), baseada nos Estados Unidos e para a qual a Nissan Mercosul passa a se reportar. A MC-A é comandada pelo presidente e CEO Carlos Ghosn e é responsável pelas operações da Nissan nas Américas do Norte, Central e do Sul. A solução trará maior agilidade à Nissan Mercosul, já que elimina as dificuldades criadas pela distância física e pelo fuso de 12 horas em relação à sede no Japão, para a qual o Brasil se reportava.

Outro ponto importante contemplado pelo SHIFT_mercosul refere-se à satisfação do cliente, condição fundamental para o êxito do plano. “Nosso negócio não é apenas vender carros, mas desenvolver relacionamentos de longo prazo com os nossos clientes”, explica Besson. Para tanto, no entender do executivo, é preciso contar com grandes produtos amparados por um grande serviço. “Vamos investir continuamente em treinamento para os funcionários da Nissan e das concessionárias, na implementação dos métodos Nissan Sales and Service Way. Com isso, teremos garantia de qualidade nas vendas e nos serviços”. A rede de concessionárias Nissan deve ser dobrada das atuais 60 para 120 até 2009.

Besson observa que este é um dos planos de produtos mais agressivos da Nissan no mundo. “O SHIFT_mercosul permitirá que comuniquemos para o mercado o que é a Nissan: cada um dos nossos produtos refletirá a fusão da melhor tecnologia com o melhor design.”

Perfil Nissan do Brasil - A Nissan produz no Brasil desde 2001, quando deu início à fabricação da picape Frontier e, logo em seguida, do utilitário-esportivo Xterra na CVU (Curitiba Veículos Utilitários), em São José dos Pinhais (PR). Os produtos nacionais juntamente com a linha de importados - a nova Pathfinder, o X-TRAIL, o sedan médio Sentra, o cupê esportivo 350Z (câmbio manual e automático) e o crossover Murano - formam uma gama de automóveis capaz de refletir a fusão entre a melhor tecnologia e o melhor design e, principalmente, satisfazer os diversos perfis de clientes.

A linha completa de veículos pode ser encontrada nas principais cidades brasileiras, em cada uma das 63 concessionárias da marca espalhadas pelos 26 estados, além do Distrito Federal. A mesma excelência de serviços é prestada aos clientes Nissan em qualquer parte do mundo.

A preocupação com a preservação do meio-ambiente e com a qualidade de vida das pessoas são premissas da Nissan em todo o mundo. Dessa forma, a montadora patrocina e apóia atividades esportivas e sociais, além de manter rígido controle dos níveis de ruídos, emissão de poluentes, qualidade da água e do lençol freático em sua fábrica, em São José dos Pinhais. A CVU atende a todas as especificações do certificado ISO 14001, um atestado de excelência na gestão ambiental.

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