Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 09:00

Ministério das Comunicações realiza projeto inédito de inclusão digital

Redes wireless da D-Link viabilizam o maior programa de inclusão digital nos Telecentros de todo o País.

A D-Link, líder mundial no fornecimento de soluções de redes, segurança, armazenamento de dados e vigilância IP, anuncia o fornecimento de redes wireless para o projeto dos Telecentros Comunitários do Ministério das Comunicações. Este programa prevê que cada um dos 5.564 municípios brasileiros tenha um espaço comunitário provido de computadores conectados à Internet com banda larga, com o objetivo de promover a inclusão digital e social das comunidades.

Cenário - Para a concretização dos Telecentros, a D-Link forneceu equipamentos de rede que, somados à disponibilidade de acesso à Internet e a sistemas operacionais que têm como objetivo a inserção do cidadão no "mundo digital", promovem a inclusão digital. "É o maior projeto de telecentros baseados em rede wireless do mundo", diz Fred Maynart, gerente comercial de negócios governamentais da D-Link em Brasília.

De acordo com Heliomar Medeiros de Lima, diretor do Departamento de Inclusão Digital (DESID), o Ministério das Comunicações escolheu a rede sem fio por ser a forma mais simples e ágil de implementar Internet comunitária nas mais diversas localidades brasileiras, além de apresentar o menor custo e ter a manutenção mais fácil. "Com a rede sem fio, sabemos que não enfrentaremos mais demandas e dificuldades com a infra-estrutura, como acontecia na instalação do cabeamento, por exemplo", afirma.

O Ministério buscava uma tecnologia robusta, com alta disponibilidade, além do compromisso da empresa fornecedora de prestar manutenção sempre que necessário. "O fato da solução vencedora da licitação contemplar redes wireless reduziu a nossa preocupação com a implantação e, principalmente, com a operação, pois a D-Link participou, com êxito, de importantes projetos como o nosso", explica Lima.

Solução D-Link - Neste cenário, a solução D-Link utilizada para a rede wireless foi composta por 6.200 roteadores wireless DI-524 e 62.000 placas wireless DWL-510 para interligar os PCs e, conseqüentemente, conectá-los à Internet. Foi considerada uma proporção de 10 computadores para cada servidor.

"Por meio deste modelo tecnológico, o Ministério das Comunicações pôde viabilizar os Telecentros de forma prática e ágil, como nunca visto, de modo que todo o aparato tecnológico saísse da fábrica previamente configurado, especialmente os parâmetros de rede que sempre demandaram muito tempo e alto custo num modelo antigo de interligação por cabos. Desta forma, os custos com instalação local, cabos de rede, obra civil e acessórios diversos foram convertidos em equipamentos de alta tecnologia com escalabilidade", diz Maynart.

Benefícios - Segundo Heliomar Medeiros de Lima, a tecnologia wi-fi da D-Link gerou agilidade e economia para o Ministério das Comunicações e simplificou os processos para as prefeituras. "Com esta economia de recursos e esforços, é possível investir mais em outros periféricos e componentes, como, por exemplo, monitores. Além disso, contribui ainda mais para o sucesso da inclusão digital, meta principal do projeto".

Os objetivos do Ministério das Comunicações, com a criação dos Telecentros, são contribuir para a redução das desigualdades sociais e possibilitar a geração de melhores recursos para saúde e educação em comunidades carentes.

"Os benefícios dos projetos de inclusão digital serão sentidos no futuro, quando tivermos um nível muito melhor de aprendizado e aproveitamento escolar", conclui o diretor do DESID.

Perfil da D-Link - A D-Link é uma das líderes mundiais da indústria de equipamentos para infra-estrutura de redes convergentes e seguras. Suas soluções atendem desde usuários domésticos e pequenos escritórios a empresas de telecomunicações e do mercado corporativo, sendo este último seu principal foco de mercado.

Desde o início das suas operações, em 1986, a D-Link vem se desenvolvendo no mercado global. Para consolidar sua presença internacional, inaugurou subsidiárias nos maiores mercados, além de uma extensa rede de distribuidores em mais de 90 países.

A globalização faz da D-Link um player global com estratégia rápida de crescimento, focada em três estratégias-chave: Pesquisa e Desenvolvimento, Produção e Marketing. O objetivo da companhia é concentrar-se em novas oportunidades, racionalizando a utilização de recursos, os custos e proporcionando um serviço total ao cliente.

Com laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento em diferentes continentes, a D-Link é capaz de criar novas tecnologias e trabalhá-las nos laboratórios, levando-as aos mercados de forma rápida. Hoje, os produtos da D-Link respondem, de forma flexível, às necessidades globais e locais.

Com unidades fabris em Taiwan, China, Índia e Estados Unidos, a D-Link tem aumentado cada vez mais a sua produção, reduzindo os custos dos componentes e agilizando a entrega dos produtos da fábrica aos clientes. | www.dlink.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira