Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 09:24

Governo chinês e a Fundação Bill e Melinda Gates anunciam parceria para combater a tuberculose

Doação de 33 milhões de dólares da Fundação Gates vai ajudar a China a introduzir métodos inovadores de controle da tuberculose e reduzir a ameaça crescente da tuberculose resistente a medicamentos.

Pequim - China - Em uma reunião mundial de ministérios de saúde realizada no dia 1º de abril (quarta-feira), Bill Gates uniu-se ao ministro chinês da Saúde, Chen Zhu, para anunciar uma parceria inovadora para ajudar a combater uma séria epidemia de tuberculose na China. A iniciativa será liderada pelo Ministério de Saúde da China e terá o apoio de uma doação feita pela Fundação Bill e Melinda Gates (Bill & Melinda Gates Foundation) no valor de 33 milhões de dólares que serão fornecidos ao longo de um período de cinco anos.

O objetivo da parceira é melhorar a detecção e tratamento de cerca de 1,54 milhão de casos de tuberculose que ocorrem anualmente na China, utilizando as mais recentes inovações para controle da doença. Os fundos da Fundação Gates vão ajudar a China a introduzir novos testes de diagnóstico da tuberculose, regimes de medicamentos, estratégias para monitoração dos pacientes, e abordagens para fornecimento de serviços de saúde que podem melhorar significativamente a eficácia do diagnóstico da tuberculose e seu tratamento em todo o país.

"Essa parceria com a China chega em um momento crítico na resposta mundial à tuberculose", disse o Sr. Gates, co-presidente da Fundação Bill e Melinda Gates. "O crescimento da tuberculose resistente a medicamentos em todo o mundo criou uma nova urgência para o combate da doença, e inovações científicas estão trazendo novas tecnologias que vão nos ajudar a ter sucesso. A China está levando muito a sério a ameaça da tuberculose e estamos muito entusiasmados em apoiar seus esforços nesse sentido".

"Esse programa de prevenção e controle da tuberculose é uma continuação da colaboração bem-sucedida entre o Ministério da Saúde chinês e a Fundação Gates que teve início com a questão do HIV/AIDS", disse o ministro Chen. "Pretende estabelecer um modelo eficaz para prevenção da tuberculose através da exploração de novos métodos e ferramentas de diagnóstico. Isso vai beneficiar não só os esforços de controle e prevenção da tuberculose na China e em todo o mundo, como vai também dar um ótimo exemplo da parceria entre os setores privados e do governo, que é amplamente promovida pela comunidade internacional, e esperamos que traga avanços mais rápidos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas".

Gates encontra-se em Pequim para uma reunião com ministérios de saúde e funcionários públicos de alto escalão de 27 países afetados pelo crescimento da tuberculose resistente aos múltiplos medicamentos (MDR-TB) e para assinar um Memorando de Entendimento sobre essa nova parceria com o Ministério de Saúde da China. A MDR-TB é uma forma da doença resistente aos dois principais medicamentos que são atualmente utilizados e seu tratamento é especialmente difícil e oneroso. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a China é um dos países com a mais séria epidemia de MDR-TB.

"A tuberculose é uma ameaça crescente por causa das falhas na forma como a doença é diagnosticada e tratada", disse o Sr. Gates. "Essa parceria vai ajudar a diminuir a resistência a medicamentos na fonte, com a aplicação de abordagens inovadoras para fortalecer o controle básico da tuberculose".

Depois dos primeiros dois anos e meio de parceria, a China vai definir como expandir progressivamente as expansões que se mostraram eficazes em 20 cidades, diagnosticando e tratando 50.000 pacientes com tuberculose por ano. Essa parceria vai não só acelerar o progresso no programa de controle da tuberculose, como vai fornecer dados que poderão beneficiar outros países que estão enfrentando desafios semelhantes no controle da tuberculose.

Introdução à nova parceria para combate da tuberculose - Os preparativos para essa parceria começaram em 2007 e incluíram várias sessões de discussões entre o Ministério da Saúde da China e a Fundação Gates. O objetivo do projeto é melhorar a qualidade do controle da tuberculose utilizando ferramentas e métodos de entrega inovadores. O projeto reunirá inovações que são eficazes na prevenção, controle e gestão da tuberculose, facilitando os avanços no plano nacional de controle da tuberculose.

As novas tecnologias e métodos inovadores de entrega que farão parte dessa fase serão: - novos testes de diagnóstico que podem melhorar dramaticamente a detecção da tuberculose.

- testes de resistência a medicamentos que podem identificar a MDR-TB em apenas algumas horas em comparação com as seis ou mais semanas necessárias pelo teste padrão que é utilizado atualmente.

- novas estratégias para ajudar os pacientes com tuberculose a tomar seus remédios regularmente durante os 6 a 8 meses de duração do tratamento, tais como mensagens enviadas por telefone celular e kits de medicamentos com alarmes de lembretes embutidos.

- combinações de medicamentos de dose fixa que reduzem em 70% o número de pílulas que o paciente deve tomar diariamente .

- um novo modelo de colaboração entre hospitais e o sistema de saúde pública para fornecer diagnóstico e tratamento da tuberculose de alta qualidade e a preços acessíveis

- novos incentivos e abordagens para aqueles que trabalham no setor de saúde para fornecer acompanhamento eficaz aos pacientes com tuberculose durante o tratamento.

- novas abordagens para garantir uma combinação de dose fixa de alta qualidade e a produção de medicamentos para tuberculose de segunda linha.

A Fundação vai doar um total de 33 milhões de dólares e o programa será implementado em seis províncias. O projeto terá duração de cinco anos (2009 a 2014). Nos primeiros dois anos e meio, abordagens de entrega e ferramentas inovadoras passarão por um teste piloto para que se determine sua eficácia e viabilidade. Durante os dois anos e meio finais, as inovações mais eficazes serão mais amplamente utilizadas e avaliadas. Além dos cinco anos de duração da parceria, espera-se que esse esforço em grande escala faça com essas inovações se expandam por toda a China.

Fundação Bill e Melinda Gates - Movida pela crença de que todas as vidas têm valor equivalente, a Fundação Bill e Melinda Gates trabalha para ajudar todos os povos a ter uma vida saudável e produtiva. Em países em desenvolvimento, concentra-se em melhorar a saúde das pessoas e em lhes dar a oportunidade de sair das situações de fome e pobreza extrema. Nos Estados Unidos, procura garantir que todas as pessoas, principalmente aquelas com menos recursos, tenham acesso às oportunidades de que precisam para ter sucesso na escola e na vida. Com sede em Seattle, a fundação é liderada por seu diretor executivo, Jeff Raikes, e pelo seu co-presidente, William H. Gates Sr., que trabalham sob a orientação de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffett..| ww.gatesfoundation.org | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira