Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 10:00

Saraiva utiliza serviço de cabotagem da Aliança para transportar produtos para Manaus

No total, três contêineres de 40 pés foram utilizados para movimentar a carga que será utilizada na 1ª Saraiva MegaStore de Manaus.

São Paulo - A Aliança Navegação e Logística foi a empresa responsável pelo transporte dos equipamentos que serão utilizados na 1ª Saraiva MegaStore de Manaus, localizada no Manauara Shopping, e previsão de inauguração no dia 6 de abril.

Foram movimentados entre os portos de Santos e Manaus, 3 contêineres de 40 pés, um total de mais de 52 toneladas de carga, composta principalmente por livros, móveis, material de papelaria e computadores. “A Aliança foi responsável por todo o transporte porta a porta, coletando os produtos no Centro de Distribuição da Saraiva, localizado em Tamboré (SP), até o destino final, no bairro de Adrianópolis, em Manaus”, explica Daniel Amaral, coordenador de projetos logísticos da área de cabotagem da Aliança Navegação e Logística.

Os contêineres foram embarcados nos navios Aliança Santos e Aliança Ipanema, em duas viagens, ocorridas em 28 de fevereiro e 07 de março. O tempo de trânsito em cada viagem foi de 13 dias. A Livraria Saraiva utilizou pela primeira vez o modal marítimo para movimentar suas mercadorias.

Para Marcílio D’Amico Pousada, diretor-presidente da Livraria Saraiva, a opção pelo serviço de cabotagem da Aliança ocorreu em razão da segurança do modal, considerando o alto valor agregado dos produtos embarcados, integridade das cargas (altamente sensíveis a umidade) e a isenção do risco de sinistros existentes no transporte rodoviário. “Tivemos a certeza do prazo de viagem para atender ao cronograma de montagem da loja, e a via marítima não sofre com as variáveis externas existentes no transporte rodoviário”, ressalta.

Segundo o executivo, as vantagens verificadas no transporte realizado pela Aliança foram a facilidade de carregamento e a arrumação das mercadorias de dimensões variadas dentro dos contêineres. “Existe um limite de valor máximo de mercadorias permitido por carreta em razão de questões que envolvem seguro e gerenciamento de risco, ou seja, a mesma quantidade de carga que foi transportada em 3 contêineres, mesmo fisicamente compatíveis com 3 carretas, teriam que ser subdivididas em mais carretas para evitar custos extras com escolta porta a porta, maior porcentagem de gerenciamento de risco e seguro, o que geraria uma despesa fixa por caminhão não carregados em sua totalidade. Assim, estaríamos pagando por espaço não utilizado”, completa.

Além disso, de acordo com Pousada, a Saraiva teve uma redução em torno de 20% no custo total para o peso e valor das mercadorias embarcadas comparando o uso da cabotagem com o modal rodoviário. “A atenção recebida de todos os departamentos da Aliança, desde a cotação de preços até o desembaraço junto à Suframa é outro fator importante do sucesso da parceria pioneira entre as empresas”, finaliza.

Aliança Navegação e Logística - Fundada no início da década de 50, a Aliança foi consolidando sua liderança no mercado brasileiro, passando a atuar em todos os continentes. Em 1998, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, também proprietário da Hamburg Süd, empresa alemã fundada em 1871.

Com faturamento de R$ 2,4 bilhões em 2008, a Aliança Navegação e Logística tem forte atuação no segmento internacional e é líder no transporte de cabotagem. No ano passado, movimentou cerca de 518 mil TEUs. Atualmente, opera regularmente em 13 portos nacionais e possui 12 escritórios próprios no Brasil.

Livraria Saraiva - A Livraria Saraiva foi fundada em 13 de dezembro de 1914, por Joaquim Ignácio da Fonseca Saraiva, imigrante português de Trás-os-Montes. Hoje é a maior rede nacional de livrarias, com operação em lojas físicas e e-commerce (www.saraiva.com.br). Empresa de capital aberto - participa do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa - tem como prioridade valorizar a experiência de compra nos seus diferentes canais de vendas, além de oferecer um atendimento diferenciado aos clientes.

Líder de mercado, em março deste ano, a Saraiva adquiriu 100% das ações do Grupo Siciliano e hoje conta com uma rede de 97 lojas – sendo 48 com bandeira Saraiva e 49 com bandeira Siciliano – presente em 13 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.

Atenta às tendências mundiais do varejo, a Saraiva foi pioneira ao trazer para o Brasil o conceito MegaStore, com o objetivo de proporcionar aos clientes entretenimento, cultura e conveniência em um único lugar. Em maio de 1996, foi inaugurada a primeira MegaStore no Shopping Eldorado, em São Paulo. Atualmente, a rede conta com 29 livrarias nesse formato distribuídas pelo Brasil, além de 19 lojas tradicionais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira