Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 10:03

Especialização para driblar volatilidade

Investidores procuram cursos focados na especialização e na parte prática da operação para sobreviver em momentos de alta volatilidade.

O analista de sistema Ranhel de Lira do Nascimento já conhece o mercado de ações. Antes mesmo de ver o furacão da crise varrer boa parte dos investidores da bolsa, ele sabia que para operar no mercado de capitais não bastava acompanhar os jornais e escolher ações indicadas como as mais rentáveis. Passou por diversos cursos, porém acredita que o momento é de qualificação ainda maior com foco em operação e estratégias para não ser vítima da volatilidade e de épocas de baixa na bolsa.

A mesma opinião tem o instrutor da CMA Educacional, Rivadavila Malheiros. “A crise serviu como aprendizado para os investidores ao mostrar que é preciso ir mais fundo nos conceitos, sem deixar de lado a parte prática da operação que é fundamental para não ser pego de surpresa na hora de crises como a que vivemos”, reforça Rivadavila.

A CMA Educacional, unidade de negócios do Grupo CMA com foco na educação financeira, preparou para este ano série de adequações aos cursos com foco no aprimoramento prático na hora de operar e maior ênfase nas estratégias. A tendência é de demanda de investidores que sobreviveram às turbulências e buscam por qualificação. Já os iniciantes estarão ainda mais preocupados em entender todas as possibilidades do mercado de capitais.

Para Ranhel do Nascimento algumas instituições que oferecem serviços de educação financeira precisam entender melhor esta nova necessidade. “Passei por diversos cursos nos quais a preocupação era entender o valor da carteira e massificar conceitos. O que o investidor quer agora é colocar em prática o caminhão de teorias dos analistas”, conclui.

Os cursos que serão destaques neste ano na CMA Educacional são Especialização em Análise Técnica e Especialização em Opções. Os dois módulos estão dedicados a ensinar a prática operacional. “Também fizemos reformulações nos cursos para iniciantes com novos materiais didáticos e exercícios que estão dedicados à formação prática dos investidores”, reforça Rivadavila Malheiros. Os cursos são Iniciando no Mercado de Ações e Iniciando no Mercando de Mini Contratos da BM&F – Webtrading.

Além dos módulos separados, a CMA Educacional conta com o CMA Trading School, pacote que reúne conteúdo de introdução, análises técnica e fundamentalista, além de Opções & Futuros. No ano passado, a CMA Educacional registrou a participação de 2,3 mil alunos com aulas ministradas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre, Vitória, Fortaleza e Goiânia.

Rivadavila S. Malheiros - Bacharel em Matemática Aplicada pela Unicamp e analista de mercado certificado pela CVM. É instrutor da CMA Educacional, possui larga experiência no desenvolvimento de sistemas mecânicos de operação (trading systems) e em treinamentos para as maiores instituições financeiras atuantes no mercado brasileiro.

Perfil da CMA -- A CMA, multinacional brasileira com mais de 350 profissionais, desde 1973 lidera o segmento de sistemas de gerenciamento e algoritmos para execução eletrônica de ordens para os mercados financeiro e de commodities. Possui clientes em 35 países, contando com mais de 21 mil terminais instalados no Brasil, além de outros 3.000 no exterior. Entre seus clientes estão as maiores instituições financeiras presentes no Brasil (bancos, corretoras) além dos principais grupos internacionais dos vários segmentos da economia global.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira