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03/04/2009 - 10:05

Rolls-Royce projeta e equipa a mais potente embarcação “Offshore” do mundo


A mais potente embarcação “offshore” já construída — o Far Sampson, projetado e equipado pela Rolls-Royce — entrou em serviço com a Farstad Sipping, da Noruega, após uma cerimônia de lançamento realizada em Edinburgh.

A Rolls-Royce desenvolveu o projeto especial UT 671 CD, traballhando junto com proprietário do navio. Os guinchos principais do Far Sampson demonstraram uma capacidade contínua de tração de 423 toneladas, usando toda a potência disponível, e de mais de 377 toneladas usando apenas os motores principais. O Far Sampson é a mais recente de mais de 650 embarcações UT projetadas pela Rolls-Royce, em serviço ou sendo construídas em todo o mundo.

Anders Almestad, presidente da Rolls-Royce – Offshore, declarou: “Esta embarcação é verdadeiramente uma combinação de alta tecnologia de primeira linha e de novas capacidades, expandindo as fronteiras do mercado “offshore”.”

“O UT é um projeto comprovado, líder de mercado, que pode ser construído sob medida, com uma variedade de sistemas inovadores, para obter desempenho otimizado. O sistema de propulsão e o equipamento de bordo que estamos fornecendo resultarão em benefícios tangíveis, incluindo maior eficiência operacional para nosso cliente.”

O Far Sampson foi construído pela STX Europe, e incorpora uma ampla variedade de novas tecnologias. A embarcação é multifuncional e capaz de executar operações pesadas de escavação para colocação de dutos e cabos no leito marinho, bem como trabalho subaquático de instalação em águas ultra profundas, reboque, controle remoto de veículos submarinos e outras difíceis operações subaquáticas. Ele pode cavar trincheiras de 2,5m de profundidade no leito marinho — um metro a mais do que anteriormente possível — em águas de até 1.000m de profundidade.

A embarcação tem 121,5m de comprimento, 26m de boca, desloca 15.504t e seu casco é reforçado para condições de gelo Classe 1B, sendo o navio capaz de atingir velocidade máxima de 19 nós. Um sistema de propulsão Rolls-Royce combinando transmissão diesel elétrica e diesel mecânica fornece flexibilidade operacional otimizada, economia de combustível e mínimas emissões de gases.

O Far Sampson é impulsionado por motores diesel Rolls-Royce, fabricados em Bergen, Noruega. Todos os motores Bergen atendem a regras rígidas de projeto, e conversores catalíticos estão instalados nos conjuntos geradores, resultando numa redução de 95 por cento nas emissões de óxido de nitrogênio (NOx).

Além dos motores diesel, o navio é governado por hélices de passo controlável fabricadas pela Rolls-Royce, com mais de cinco metros de diâmetro, complementadas por “thrusters” Rolls-Royce.

Perfil: A Rolls-Royce, um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de energia e serviços para uso em terra, mar e ar, estabeleceu posições fortes em quatro mercados globais — aeroespacial civil, aeroespacial militar, marítimo e energia.

O negócio Marítimo da Rolls-Royce emprega 8.000 pessoas em 34 países, estando os principais centros de produção no Reino Unido, países nórdicos, Estados Unidos, e, cada vez mais, na Ásia.

A Rolls-Royce é líder mundial em soluções marítimas, fornecendo produtos, serviços e conhecimentos para mais de 30.000 embarcações nos mercados “offshore”, mercante, naval e submarino. A empresa projeta navios e sua linha de produtos inclui sistemas de propulsão com motores diesel e turbinas a gás, hélices, “trusters” e maquinária de convés. Cerca de 30 por cento da receita marítima é derivada da atividade de suporte de manutenção, com uma rede global de escritórios de vendas e serviços em 34 países. Equipamento Rolls-Royce está em serviço em mais de 70 marinhas de guerra.

Em 2007, começou o trabalho nas primeiras embarcações UT construídas nas Américas e fora do Brasil — dois UT-745L CD, pelo estaleiro ASENAV em Valdívia, Chile, para a Mærsk Offshore. Adicionalmente, o estaleiro ASMAR, em Talcahuano, Chile, tem encomendas para um Navio Patrulha Oceânico para a Guarda Costeira da Islândia. Várias encomendas para thrusters Aquamaster foram também recebidas para os grandes operadores chilenos de rebocadores SAAM e Ultratug.

A Rolls-Royce é a principal fornecedora de projeto de embarcações e equipamento integrado para a crescente frota de avançadas embarcações de apoio offshore “UT” em operação no Brasil. Mais de 40 embarcações Rolls-Royce UT foram construídas em estaleiros brasileiros. Além delas, há cerca de 60 embarcações de suprimento de bandeira estrangeira operando equipamento Rolls-Royce no país.

Estão em andamento atividades para assegurar que a Rolls-Royce esteja bem posicionada para crescer na América do Sul e poder prover suporte dedicado a seus clientes, estejam operando onde estiverem. A Rolls-Royce está expandindo sua capacidade de serviços marítimos para melhor servir os clientes na região. Com este objetivo a empresa está atualmente construindo em Niterói – RJ uma nova instalação que irá triplicar a área de sua oficina para acomodar equipamento para cargas pesadas e novas instalações para treinamento de seu pessoal e dos seus clientes.

O Grupo tem uma ampla base de clientes que inclui mais de 600 companhias aéreas, 4.000 operadores corporativos e governamentais de aviões e helicópteros, 160 forças armadas, mais de 2.000 clientes no setor marítimo, incluindo 70 marinhas de guerra, e clientes de energia em aproximadamente 120 países. Com instalações em 50 países, a Rolls-Royce emprega 39.000 funcionários em todo o mundo, e tem negócios sediados no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Escandinávia, Cingapura e China. A presença global permite ao Grupo acesso a oportunidades internacionais de crescimento.

A Rolls-Royce continua a investir em tecnologias de núcleo, produtos, pessoas e capacitações com o objetivo de ampliar e reforçar seu portfólio de produtos, aumentar a eficiência e melhorar o desempenho ambiental de seus produtos.

Em 2008, a Rolls-Royce investe mais de £800 milhões em pesquisa e desenvolvimento, e dois terços desse total têm o objetivo de melhorar ainda mais o aspecto ambiental de seus produtos. A principal área de investimento em tecnologia objetiva reduzir a emissão de ruídos e gases.

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