Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 10:13

Universia informa sobre o crescimento do empreendedorismo entre jovens no Brasil

Portal traz dados da pesquisa GEM 2008, divulgada pelo Sebrae, que apontam o jovem brasileiro como o terceiro mais empreendedor do mundo, os números indicam melhor qualificação do empreendedorismo entre os mais novos, com 68% deles atuando por oportunidade e 32% por necessidade, como forma de estimular a atitude empreendedora entre o público jovem, o Universia, em parceria com o Grupo Santander Brasil, desenvolve o Prêmio Santander de Empreendedorismo, que está com inscrições abertas para sua 5ª edição.

São Paulo— A relação positiva entre o alto poder de informação e o baixo índice de responsabilidades, como família e filhos, faz do jovem um empreendedor em potencial. O grande número de jovens que empreendem por oportunidade, 68% do total, segundo dados da pesquisa GEM 2008 (Global Entrepreneurship Monitor), divulgada pelo Sebrae, indica uma ascensão importante na qualidade dos negócios iniciados. Para incentivar esse público a empreender com mais chances de sucesso, o Universia, em parceria com o Grupo Santander Brasil, desenvolve o Prêmio Santander de Empreendedorismo, que entra em sua 5ª edição.

No Brasil, a tendência de jovens à frente dos negócios se confirma com quase 4 milhões de pessoas, entre 18 e 24 anos, dirigindo suas próprias empresas. O contingente corresponde a 25% de todo o empreendedorismo praticado em território nacional, o que coloca o País em terceiro lugar no ranking mundial, atrás somente do Irã (29%) e da Jamaica (28%), de acordo com a GEM. Capazes de identificar os melhores nichos de atuação no mercado, esses jovens empreendem mais por oportunidade (68%), do que por necessidade (32%).

Para que bons planos de negócios se transformem em empresas sólidas e bem sucedidas, o Universia busca apoiar atitudes empreendedoras por meio de duas iniciativas: o Canal Relação Universidade e Empresa e o desenvolvimento e gestão do Prêmio Santander de Empreendedoriamo, realizado em parceria com o Grupo Santander Brasil.

O Canal Relação Universidade Empresa oferece ao usuário notícias e dicas para as micro e pequenas empresas, informações produzidas pelo Sebrae, além do serviço de guias de empresas juniores e incubadoras. Já o Prêmio Santander é uma forma de incentivar as boas idéias e a ação protagonista de jovens brasileiros. As inscrições para a 5ª edição do Prêmio estão abertas e vão até 23 de agosto.| www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=17493

Prêmio Santander de Empreendedorismo - O Prêmio Santander de Empreendedorismo é destinado a graduandos e pós-graduandos que desenvolverem o melhor plano de negócios, com prêmios de R$ 50 mil para o vencedor de cada uma das quatro categorias: Indústria, Cultura e Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Biotecnologia. Todos os planos que concorrerem ao Prêmio Empreendedorismo serão avaliados pelos objetivos gerais e específicos, viabilidade financeira e de infra-estrutura, valor criado para organização brasileira, indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos), caráter inovador, potencial para a geração de riqueza, e análise de impactos social e ambiental. A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral. | Prêmio: www.universia.com.br/premiosantander.

O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.100 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade (emprego), incentivo à formação (formação), desenvolvimento dos meios científico e acadêmico (observatório), e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário (redes sociais).

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 15 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela, Uruguai, Andorra, Panamá, Paraguai e República Dominicana, congregando 76% do público universitário, com 11,8 milhões de alunos e professores.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em sete anos, a parceria com 257 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,2 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios, cursos on-line, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Santander Universidades - O apoio à educação superior é o principal foco de sustentabilidade do Grupo Santander, que mantém convênios com mais de 700 universidades no mundo e cerca de 320 parceiras no Brasil. Desde a criação do Santander Universidades em 1996, o Banco investiu mais de R$ 1 bilhão em iniciativas de apoio à Educação no mundo. Até o final de 2009, serão concedidas mais de 16,5 mil bolsas de estudos nacionais e internacionais para aprimorar a formação de universitários e professores brasileiros em diferentes áreas do conhecimento. Além dos Prêmios Santander e das bolsas de estudos, outra iniciativa importante é o Espaço Digital Santander Universidades, que ampliam o acesso ao mundo digital em diferentes regiões do país.

Perfil do Grupo Santander Brasil - O Grupo Santander Brasil, que reúne os bancos Santander e Real, em dezembro de 2008 contava com ativos totais de R$ 315 bilhões, R$ 204,3 bilhões de captações totais – R$ 124 bilhões em depósitos e R$ 80,4 bilhões em fundos de investimentos, mais de 8 milhões de correntistas ativos e uma rede de 3.592 pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N), com sede em Madri, tem como atividade fundamental o banco de varejo, o qual complementa com desenvolvimentos globais em banco de atacado, cartões, gestão de ativos e seguros. Ao final de 2008, o Santander tinha €1,168 trilhão em ativos administrados de mais de 80 milhões de clientes atendidos em mais de 14 mil agências. Fundado em 1857, o Santander é o primeiro grupo financeiro na Espanha e na América Latina e conta com uma importante presença na Europa Ocidental e no Reino Unido. Em 2008, o Banco obteve um lucro líquido atribuído de € 8,876 bilhões, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2007 sem incluir os ganhos extraordinários.

Na América Latina, o Santander é responsável pela gestão de um volume de negócios superior a US$ 200 bilhões (incluindo créditos, depósitos, fundos e patrimônios administrados), por meio de 6.089 agências. Em 2008, o Santander obteve na América Latina um lucro líquido atribuído de € 2,945 bilhões, um aumento de 10% em relação a 2007.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira