Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 10:47

Surfista especial apresenta projetos em Feira para portadores de deficiência


Atleta participa de evento e expõe propostas de esporte e lazer para todos.

Surfista, cadeirante e guerreiro. Esse é Robson Jerônimo de Souza, o Careca, protagonista da luta pela melhor qualidade de vida para deficientes físicos do litoral paulista. Por meio de ações, projetos e palestras, o surfista especial vem conquistando seu espaço e conscientizando sobre a importância do esporte e lazer na vida de todos.

Para firmar conceitos e lançar seu mais novo site, Robson participará, nos dias 2 a 5 de abril, no Centro de Exposições Imigrantes, da VIII Feira Internacional de Reabilitação, Tecnologias e Acessibilidade - ReaTech. O evento tem como objetivo mostrar as novidades em equipamentos e serviços para portadores de necessidades especiais.

O portal da acessibilidade, idealizado pelo surfista, trabalha na divulgação do turismo e esporte adaptados para pessoas com deficiência física. O site traz, entre outras coisas, novidades e explicações sobre as ações e conquistas de Robson. Além disso, as pessoas podem interagir através de depoimentos, sugestões e denúncias.

O atleta também aproveitará a ocasião para difundir novas idéias. "Estou levando o conhecimento e as técnicas de adaptações corretas aos empresários da rede hoteleira e comerciantes", comenta Careca. O intuito é fazer um trabalho de incentivo para que os empreendedores invistam em mudanças para melhor receber os deficientes.

Robson estará no estande 815 da Feira e dará continuidade à divulgação da ONG Surf Especial e do projeto Mão na Borda. As iniciativas trabalham em prol da inclusão social de deficientes ao fascinante mundo do esporte. Com ênfase no Surf Adaptado, que mantém contato direto com a natureza e o mar, a paixão de Careca pelo esporte já recebeu a adesão de centenas de atletas especiais.

As cidades de São Sebastião e Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, já contam com células do Surf Adaptado e a tendência deve se expandir ainda mais. "Estamos entrando com o projeto em Ubatuba e Ilha Bela. Vamos continuar incentivando pessoas com deficiência, educadores, amigos e familiares a participarem dessa aventura com prazer e qualidade de vida", acrescenta.

Sobre o Turismo Adaptado, Robson fica entusiasmado ao contar suas conquistas. "Conseguimos adaptar cinco hotéis de Caraguatatuba e já podemos desfrutar de passeios de jeep, vôo livre, paraglider, mergulho, massagens, surf, entre outras opções de lazer". A luta continua e a intenção é que se propague para todas as regiões brasileiras. | www.acessibilidade.webs.com

Trajetória - Robson sofreu um acidente de carro no dia 10 de outubro de 1998, quando retornava de Itamambuca, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. A colisão o deixou paraplégico. Depois de três anos parado, o atleta decidiu voltar a praticar esportes, e não se restringiu apenas ao surf.

Desafiando seus limites, hoje ele surfa deitado num pranchão de três metros e pratica rapel, tirolesa, rafting, natação, bóia-cross e mergulho. Careca trabalhou como produtor e organizador de eventos, juiz de campeonatos de surf, agenciador de atletas e fez segurança em competições na água. Atualmente, ele possui um Clube de Surf na Praia da Baleia, em São Sebastião, para onde vai toda semana.

Robson também é responsável pela Ong Surf Especial com o Projeto Mão na Borda. Essas ações levam às pessoas que nunca tiveram oportunidade de praticar esportes um pouco mais de prazer, informação, qualidade de vida, companheirismo e amor ao próximo.

Os interessados em saber mais sobre a ONG Surf Especial e projeto Mão na Borda, podem acessar o site www.surfespecial.com.br

Para mais detalhes sobre a VIII Feira Internacional de Reabilitação, Tecnologias e Acessibilidade clique em http://www.feirasnacipa.com.br/reatech | Por: Maria Fernanda Cunha | Fama

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira