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03/04/2009 - 10:49

Volvo Cars foca os negócios na Volvo Ocean Race


Mais convidados, mais test-drives, mais foco na exibição dos carros. Volvo City Safety será demonstrado regularmente e muitos mercados farão o lançamento do XC60 simultaneamente à passagem da Volvo Ocean Race pelo país.

Dezenas de milhares de espectadores visitam a Race Village – muitos para conhecer os barcos Volvo Open 70 ou eventualmente ver um dos famosos comandantes. Outros se aproximam apenas por curiosidade. Mas todos eles, de alguma forma, terão contato com a marca Volvo.

Em cada ponto de parada, há um pavilhão Volvo (Volvo Pavilion) com exibição de produtos, da marca e um hospitality center: o Volvo@SeaLounge. O Volvo Pavilion é o centro de todas as atividades da Race Village. Desta vez, o espaço será maior em relação às edições anteriores, com o objetivo de acomodar milhares de convidados.

A última Volvo Ocean Race recebeu um total de 2,8 milhões de visitantes e os organizadores estimam um número ainda maior para a atual prova. A Volvo Cars conta com cerca de 3 mil convidados internacionais que acompanham todas as paradas e pelo menos o dobro desse número entre visitantes locais. Isso não inclui os cerca de 20 mil convidados dos patrocinadores e do Volvo Group.

Mostrando a marca - Na exibição da marca, há produtos de todas as companhias Volvo, tanto em tamanho natural como em versões menores. Este é o local ideal para programar seu roteiro turístico pela Race Village. Na maioria das paradas, os convidados podem se credenciar para um test drive com um dos modelos da Volvo. Podem também testar o novo City Safety, dispositivo inédito de segurança que permite frear o carro automaticamente.

Os valores da marca Volvo direcionam tanto o desenvolvimento de novos produtos como a forma de atendimento da Volvo aos clientes e à comunidade. Nos Race Villages, são realizadas palestras que descrevem como a Volvo está trabalhando para ser um dos líderes em segurança e respeito ambiental.

Para os convidados interessados em vivenciar uma experiência real da Volvo Ocean Race, há o “Volvo Ocean Race Experience Dome”. O show apresenta um filme de tirar o fôlego, com oito minutos de duração, que retrata o som, as luzes e as condições reais da prova. Quem se empolgar com o “Dome” pode também participar do “Ride”, que simula a vida a bordo do Volvo Open 70. O “Ride” é um simulador de três minutos que dá aos visitantes a impressão real de ‘Life at the Extreme’. Vento, ondas, movimento e o som do mar acompanham o filme.

Os visitantes podem testar sua força contra o Volvo Ocean Race Grinder. Ele testa o nível de resistência exigido durante a prova. O trabalho é relativamente leve no início, mas se torna gradativamente mais difícil.

Haverá também a oportunidade de encontrar os verdadeiros navegadores em uma sessão de perguntas e respostas aberta ao público, na qual os convidados terão a chance de chegar perto dos comandantes, navegadores e demais integrantes da tripulação.

Na maioria das paradas, a força e a performance do Volvo Open 70 podem ser vistas de perto. Baseada no sucesso das “in-port races” da edição 2005-2006, as provas serão reeditadas na prova deste ano, seguida de cerimônia de premiação no Volvo Pavilion.

No dia seguinte à in-port race, é realizada a “pro-am race”, que oferece a oportunidade de levar alguns convidados da Volvo Cars a bordo do Volvo Open 70s.

Navegar é preciso - Não faltará atividade ligada à navegação nas paradas. O Volvo Ocean Race Extreme 40 é um catamaran de 40 pés que oferece aos convidados VIP a oportunidade única de vivenciar a experiência da Volvo Ocean Race. Durante o verão de 2008, os países nórdicos organizaram o Volvo City Sailing, uma competição local com claras referências à Volvo Ocean Race.

Ampla cobertura - A edição 2005-2006 da Volvo Ocean Race foi transmitida para um total de 1,8 bilhões de espectadores. A prova teve cobertura em 192 países e gerou mais 17, 5 mil reportagens, que respondem por um valor de mídia aproximado de US$ 86 bilhões.

A atenção interna na Volvo Cars também é enorme. Notícias relacionadas à forma como a empresa conduz a prova são regularmente publicadas nos canais internos de comunicação. Em setembro de 2008, por exemplo, foi realizado em Gotemburgo, na Suécia, o Volvo Ocean Days, seminário de exibição de imagens e números da prova que reuniu mais de 3 mil executivos da empresa. Uma ação semelhante será realizada entre os funcionários da fábrica de Gotemburgo e posteriormente se estenderá para outros países também.

“É importante que os funcionários entendam como a Volvo Ocean Race contribui para reforçar a marca e incentivar as vendas, além de estimular o orgulho deles pela Volvo. Isso significa que temos milhares de embaixadores da marca em todo o mundo”, diz Karin Bäcklund, diretora da Volvo Ocean Race pela Volvo Cars.

Alimentação - Até mesmo os refeitórios internos das fábricas da Volvo Cars estão sintonizados com a Volvo Ocean Race. Os chefes de cozinha são orientados a criar pratos típicos dos países em que a prova tem paradas: Espanha, África do Sul, Índia, Singapura, China, Brasil, Estados Unidos, Irlanda, Suécia e Rússia.

Os funcionários podem também acompanhar a prova pelo “Virtual Spectator”. Além disso, há uma competição – “Virtual Regatta”, com um time da Volvo e outro aberto ao público. Os participantes podem velejar em um barco virtual na prova e competir contra o Volvo Open 70s e outros veleiros virtuais.

“Quero que todos os funcionários entendam as oportunidades que a prova oferece para fortalecer a marca Volvo e para reforçar o relacionamento com antigos e novos clientes”, diz Karin Bäcklund.

Esta é a décima edição da prova desde a sua criação e a terceira sob a bandeira da Volvo. A Volvo Ocean Race é agora mais conhecida, tanto que já é comum ouvir dos profissionais que vão disputar ‘a Volvo’.

“Neste ano, adicionamos novas paradas em países como Rússia, China, Índia e Singapura. Isso nos dá uma excelente oportunidade de fortalecer nossa marca e estabelecer relacionamento com antigos e novos clientes nestes mercados”, explica Gerry Keaney, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volvo Car Corporation. “Durante esta edição, percebo uma atenção maior em relação aos anos anteriores, tanto por parte da imprensa como do público de maneira geral”.

Test-drive aos convidados - Nas paradas, a Volvo Cars apresenta seus carros e os valores da marca em amplas exibições. Todos os convidados, tanto da Volvo como dos patrocinadores Puma e Ericsson, poderão testar os carros da marca. Em algumas cidades, isso valerá também para o público geral.

“Nós temos uma oportunidade única de estreitar relacionamento com novos e antigos clientes, além de parceiros de negócios, em um ambiente no qual nenhum de nossos concorrentes participa. Desta vez, estimamos um total de mais de 15 mil convidados da Volvo somando as 11 paradas”.

Nesta ocasião, o interesse do público estará focado em duas novidades: o recém-lançado crossover XC60 e o dispositivo inédito de segurança City Safety, que permite frear o carro automaticamente na iminência de colisões em baixa velocidade.

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