Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/04/2009 - 10:58

Monitorar a qualidade de energia na indústria siderúrgica evita prejuízos

A exemplo de praticamente todos os segmentos da indústria, o siderúrgico também possui cargas e processos que atuam como fontes de distúrbios no sistema elétrico. Mas com um agravante, seus fornos a arco. Esses equipamentos atuam de forma intermitente e registram um consumo elevado, podendo afetar grandes áreas em um mesmo sistema de distribuição de energia. O principal dano ocasionado por estes equipamentos é a cintilação luminosa em lâmpadas incandescentes, causando problemas aos consumidores residenciais situados nas proximidades da indústria.

De acordo com o especialista Renan Bernardes, Engenheiro de Medição e Qualidade de Energia da SEL – Schweitzer Engeneering Laboratories (http://www.selinc.com.br), empresa especializada na proteção e automação de sistemas elétricos, “é extremamente importante que a empresa monitore a flutuação de tensão – presente em praticamente todas as indústrias siderúrgicas - para verificar os índices de conformidade com as normas brasileiras, e para buscar soluções corretas para o problema”. Outros fenômenos referentes à qualidade de energia, como distorção harmônica e variação de tensão de curta duração, também podem causar perdas elétricas e prejuízos financeiros com parada do processo produtivo.

As principais vantagens da implantação de sistemas para o acompanhamento da qualidade da energia elétrica na indústria, e para outros setores que dependem da energia elétrica para dar continuidade ao processo de produção e serviços, são: a possibilidade de avaliar os indicadores das cargas perturbadoras; o monitoramento das cargas sensíveis, como motores, dispositivos de controle e automação e microcomputadores; e a fácil detecção dos distúrbios provenientes da concessionária.

“Além do fato de que permite reduzir todos os custos envolvidos em interrupções forçadas, e aqueles ocasionados por perdas na instalação, desgaste e redução da vida útil dos equipamentos importantes”, enfatiza Bernardes.

Soluções SEL para o monitoramento de energia - A SEL possui um multimedidor avançado para o monitoramento dos principais fenômenos e indicadores da energia elétrica na instalação: o multimedidor SEL-734. O equipamento fornece ferramentas para monitorar o fornecimento de energia por parte da concessionária, assim como verificar os índices de qualidade da energia das cargas perturbadoras da indústria siderúrgica, como fornos a arco, retificadores e inversores de freqüência. Além disso, o equipamento fornece ferramentas de análise prática dos eventos e dos distúrbios, a fim de definir as ações que visem a redução dos custos e perdas nos sistemas elétricos, otimização de processos e soluções de problemas.| www.selinc.com.br

A filial brasileira da SEL (Schweitzer Engineering Laboratories, Comercial Ltda), especializada em proteção e automação de sistemas elétricos, foi aberta em 2000 na cidade de Campinas, São Paulo, onde seu Centro de Assistência Técnica possibilita oferecer automação de sistemas elétricos, ensaios, testes, reparos, treinamento e cursos. A SEL possui fábricas nos EUA e México, e filiais em países como China, Inglaterra, Itália, Peru, Índia, Canadá, África do Sul, México, Austrália, Nova Zelândia, Bahrain e Brasil. Concessionárias de transmissão, distribuição e geração, além de indústrias de diversos segmentos em todo o mundo são clientes da SEL. Os usuários de energia elétrica possuem enormes benefícios através das inovações e melhorias realizadas pela empresa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira