Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/04/2009 - 10:42

Alguém ligue o ar condicionado, por favor

Tudo bem que o pai da criança Bill Gates tenha voltado a ser o mais rico do mundo, mas e quanto ao menos rico, alguém se preocupou em dar uma linha sequer sobre o assunto? Por hora, e em pleno clima de ´´Feliz Outono Novo``, com algumas vacas tristonhas, amuadas, quem sabe pela cor ´´amarela`` como foram pintadas, relutando em sair do brejo, nada como decorar a receita básica de que sair de casa hoje em dia seja somente para comprar coisinhas miúdas, porque as graúdas andam o olho da cara. O que não podemos mesmo é tentar adivinhar onde esteja de verdade é a tal da parede invisível no meio do caminho. Terá a pedra do poeta Carlos Drumond rolado ladeira abaixo apenas com um curto chute nada fenomenal à essa altura do campeonato? E agora o José, entra ou sai de cena?

Algo assim do tipo que se o plano ´´A`` não der certo, siga imediatamente para o plano ´´B`` antes que a nova geração de apagões aconteça até na rede elétrica de um simples vaga-lume na boca do povo. Fazer ´´gato`` é o que não podemos. As moedinhas Mantega continuam, sim, é perdidas no fundo dos bolsos.

Daí, então, do nosso Comandante-lá (no hífen, que é meu e gasto onde quiser) ter aparecido de apicultor no toque do berimbau, dizendo que os prefeitos estão ´´comendo o pão que o diabo amassou``, que o sacrifício do brasileiro será curto, tenha modos! A propósito, teria feito (lá, claro) curso de padeiro o tal bicho chifrudo e que cantam alguns que não é tão feio o quanto parece? Cruz credo! Pão amassado na hora da fome zero, desce até sem miolo!

Ora, pois! Depois que foram inventar as figuras de linguagem ninguém mais se importou tanto acaso uma ´´silepse`` ou um ´´pleonasmo`` mal empregado pegasse ao primeiro contágio. Isso sem falar nas prosopopéias que nos rondam a todo instante e que não inventaram remédio que cure. E que, em certos casos, dançar conforme a música não é nem nunca teve nenhum princípio de igualdade. E que também sofrer de surto de amnésia momentâneo não vai admirar em muito o pedido de distribuição de fosfosol para o povo. O globo não gira? Continuem me beliscando que o roxo não sai mesmo! Que podem ter dito usou, lavou, tá limpo, vá lá. Mas o duro é esquecer do ´´tenha modos`` na primeira sabatina. I need you...

Tá russo, viaja pra Marte e adicione uns reais a mais na passagem caso queira ajudar o Michel Jackson quitar sua dívida de 24 milhões de ´´verdinhas``. Vai ao leilão? O globo não gira? Ou vamos querer lembrar daquela velha novela que se tornou a novela da minha vida, ou do ´´como nunca visto antes`` - se a vista, no cheque ou no cartão, haja dúvidas. Haja dívidas. Tem bônus? Pescar já pescamos, agora quanto a vender o peixe fica no vazio do caixa.

Surpresas de lado e fóruns privilegiados do outro, as meras coincidências é que não teimam mais nos letreiros dos contos de fadas das nossas afortunadas novelas que enveredam nos personagens da ´´Lei de Gerson`` em querer levar vantagem em tudo. Dúvida cruel nem mais na concepção shakespeareana com sua amada para pedir uma revanche. Que amava Maria, que amava Joaquina, que amava a Severina Xique Xique, a vírgula mudou tudo o que montaram iluminuras atrás. De modo que não precise decorar tanto o já decorado, tenha modos! Pois respirar com o pretensioso Midas basta seguir o caminho das índias, que tudo acontece. Agora se a vida imita a arte, e não necessariamente nessa ordem, bom, vai do consumidor. Que tem gente jogando alto não coloco mais nenhuma carta na mesa. Principalmente quando a ordem é espiar. O pio do Macuco também ganhou terreno décadas atrás quando ainda se falava naquela ´´pindorama amanhecida``. E que do ´´ponto ou banca, quem paga a conta ou cobre a jogada``, ah, se fosse com quem mesmo? Dão a lição de moral de um lado e pecam ao quadrado do outro. Alta fidelidade acima de qualquer suspeita, eu tô é deletando a minha tela de alta definição é com o controle remoto. Deu duro, tome um chá de poltrona que o olho virado ainda nem bem começou. I need...

Findo o fato ora aglomerados, - e muito bem acotovelados na sala de espera, sim, senhor - o ar, quando rarefeito, tem algo a comparar com o uso do aparelho mal acondicionado? Feliz Outono Novo, minha gente! Se não pegou desta vez, calma, tem a próxima. Nó nas pernas, só bêbado seguro no poste, jurando que a rodada não passou de uma ´´meinha`` na hora do almoço e olha lá.

. Por: Celso Fernandes, jornalista, poeta e escritor, autor de ´´As duas faces de Laura``, ´´O Sedutor``, Sonho de Poeta`` (Ed. Edicon), entre outros. Colunista de Moda, Cultura & TV, escreve semanalmente em jornais, revistas e sites relacionados às áreas. | Blog do colunista: http://modarougebatom.blog.terra.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira