Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2009 - 07:02

Aon Risk Services destaca a importância do monitoramento dos valores em risco no Seguro Patrimonial

A Aon Risk Services (ARS), unidade da Aon que presta serviços de consultoria em riscos corporativos e corretagem de seguros, intensificou uma importante ação em sua base de clientes no segmento de Seguro Patrimonial.

A ação consiste em alertar as empresas para a importância de realizar constantemente a verificação dos valores em risco dos seus patrimônios físicos, tendo sido disponibilizado para consulta um relatório demonstrativo da evolução dos custos industriais e financeiros de 2000 até 2008, permitindo às empresas reduzirem o custo com seguro caso se verifique que o valor em risco esteja superior ao valor real.

A complexidade e diversidade dos riscos e as variações nos custos industriais e financeiros têm sido cada vez mais crescentes, especialmente no período sob análise. Estes fatores podem gerar impactos significativos nos valores segurados das apólices patrimoniais das empresas.

Mesmo diante dessa quadro, algumas empresas não avaliam, com constância, as importâncias seguradas de suas apólices patrimoniais, o que pode comprometer a adequacidade dos seguros contratados. Considerando que no Brasil as apólices patrimoniais, em sua grande maioria, estão sujeitas à Cláusula de Rateio, uma defasagem nos valores segurados poderá trazer consequências graves ao segurado em caso de sinistro.

Segundo o diretor da Aon Risk Services Christopher Wellington, um processo contínuo de verificação dos valores em risco do patrimônio de uma empresa é fundamental. “Trata-se de uma medida preventiva indispensável para manter as apólices de seguros patrimoniais adequadas aos reais valores dos patrimônios físicos das empresas. Em tempos de crise, quando níveis de estoques, investimentos e faturamento podem sofrer impactos negativos, as empresas podem ainda identificar gastos com prêmios acima de suas necessidades de cobertura de seguros e obter economias no seu fluxo de caixa”. E acrescenta : “Com um monitoramento constante dos valores segurados, caso ocorra um sinistro, o Segurado terá a certeza de ter uma proteção adequada frente à cláusula de rateio”. Por fim, salienta que "o relatório não visa substituir a tradicional avaliação patrimonial, mas sim servir como uma referência para a correta determinação dos valores a serem segurados".

A evolução dos custos industriais versus os índices econômicos:

. IGP-DI, Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna / FGV | . IGP-M, Índice Geral de Preços do Mercado / FGV | . IPC, Índice de Preços ao Consumidor / FIPE | . IPCA, Índice de Preços ao Consumidor Amplo / IBGE.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira