Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2009 - 07:03

Marketing Aplicado para Médicos: o que é preciso saber e fazer com o marketing?

Feito de maneira ética, o marketing é responsável por trazer ótimos resultados.

Novas pesquisas, equipamentos de última geração, cirurgias avançadas. Como fazer com que essas informações cheguem aos ouvidos do consumidor final – o paciente – sem parecer apenas propaganda do próprio profissional de saúde?

Primeiro, é preciso separar marketing de propaganda. O marketing na medicina deve estar diretamente relacionado à saúde pública. “Um profissional realiza um bom trabalho de marketing quando apresenta à sociedade algum tipo de esclarecimento sobre saúde. A situação se torna preocupante quando o lado financeiro é colocado acima da saúde pública”, diz Heloísa Borges, diretora de Relacionamento e Marketing do ICS, Instituto de Ciências em Saúde, e coordenadora do Curso Marketing Aplicado para Médicos: o que você precisa saber e fazer com o marketing.

Segundo Heloísa Borges, muitos médicos percebem a diferença entre marketing e propaganda com interesse, mas não sabem aplicá-la. “O marketing na medicina ainda é visto de forma negativa porque muitas vezes está relacionado à propaganda enganosa. Uma das formas de vencer esta barreira é focar as atenções, num primeiro momento, no marketing de relacionamento, ou seja, investir nos pacientes que já freqüentam o consultório para torná-los fiéis e potenciais indicadores”explica Heloísa Borges.

Se fôssemos montar um consultório médico, agora, recomendaria o investimento em contratação de pessoas muito qualificadas, treinamento e melhoria dos processos internos. Quando você atende bem o paciente, ele se torna propulsor da informação do seu trabalho”, assegura a especialista em marketing direto e relacionamento.

Além do marketing de relacionamento, é importante investir no endomarketing, que significa a padronização da comunicação, ou seja, os valores éticos e profissionais do médico devem ser disseminados entre todos os colaboradores da clínica, que assim, trabalham alinhados com a cultura de valores do profissional responsável, sendo uma extensão do mesmo.

Essa idéia equivocada sobre o marketing que muitos médicos têm, pode ser revertida com trabalhos de conscientização, como os guias e manuais de publicidade médica produzidos pelos Conselhos de Medicina. Nos EUA, por exemplo, a propaganda na área médica é permitida, mas há uma fiscalização constante dos serviços de vigilância sanitária. Foram necessários muitos anos para que os médicos americanos chegassem ao nível da auto-regulamentação publicitária.

Informações sobre o Curso - O Curso Marketing Aplicado para Médicos: o que você precisa saber e fazer com o marketing será ministrado sempre às segundas feiras, entre 11 de maio e 05 de junho, pela Profa. Heloisa Ribeiro Borges, especialista em Marketing Direto e Relacionamento (ABEMD), em Gestão da Comunicação e Gestão de Negócios (FGV). A professora é também master em Marketing pela MMSCHOOL e atua como consultora de Marketing, DBM e Healthcare. * Das 19h às 22h30 | Investimento: 3 parcelas de R$ 200,00 ou R$600,00.

ICS - O Instituto de Ciências em Saúde é uma entidade privada que visa o aprimoramento de profissionais da área da Saúde – Medicina, Psicologia, Nutrição, Biologia e Biomedicina – em nível de extensão e pós-graduação. Tem como missão aprimorar técnicas e conceitos já existentes, bem como avançar no campo da pesquisa, empregando tecnologias de ponta, trazendo benefícios para a prática diária dos profissionais de saúde e agregando valor e satisfação ao atendimento prestado aos pacientes.

. ICS - Instituto de Ciências em Saúde, Avenida Indianópolis, 171, Moema | São Paulo | Telefone: (11) 5052 1409 | Site: http://www.ics.med.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira