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07/04/2009 - 07:12

Redes de relacionamento e blogs são agora a quarta atividade on-line mais popular, acima de e-mail pessoal

O tempo gasto cresceu a um índice três vezes maior na internet como um todo, agora contando com quase 10% de todo tempo na internet. O maior aumento no número de visitantes em sites veio de pessoas com 35 a 49 anos.

São Paulo - Visitado por mais de dois terços (67%) da população on-line mundial, os ‘Member Communities’ que englobam as redes de relacionamento e blogs se tornaram a quarta categoria on-line mais popular – à frente do e-mail pessoal. O crescimento é duas vezes maior que qualquer outro dos quatro maiores setores (busca, portais, software para PC e e-mail), de acordo com um abrangente relatório da The Nielsen Company “Global Faces and Networked Places” (faces globais e lugares plugados) disponibilizado recentemente, documento que revela a nova marca global das redes de relacionamentos.

“Redes de relacionamento tem se tornado uma parte fundamental da experiência on-line mundial” afirma John Burbank, CEO da Nielsen Online. “Embora dois terços da população on-line global já acessem os sites community member, a vigorosa adoção e migração de tempo não mostra sinais de redução. As redes de relacionamento irão continuar a alterar não só o cenário on-line mundial mas a experiência do consumidor. Este estudo mostra como.”

De acordo com o relatório da Nielsen, o Facebook – a rede de relacionamento mais popular no mundo – é acessado por três em cada 10 pessoas on-line por mês, em nove mercados onde a Nielsen pesquisa o uso da rede de relacionamento. O Orkut no Brasil possui o maior alcance on-line doméstico (70%) que qualquer outra rede de relacionamento nestes mercados.

O relatório fornece insights sobre a constante mudança no tamanho e composição da audiência da rede de relacionamento global e sobre a crescente participação do tempo na internet que isto representa. O estudo também analisa como os principais provedores estão convivendo e o que os publicitários e editores podem fazer para tirar vantagem deste fenômeno de rede de relacionamento.

Outras descobertas chaves incluem: - Um em cada 11 minutos on-line no mundo é decorrente dos sites de redes de relacionamento e blogs | - A audiência das redes de relacionamento e blogs está se tornando mais diversificada em termos de idade: o maior aumento nos visitantes dos sites Member Community no mundo vem do grupo com 34-49 anos de idade (+11.3 milhão) | - Celulares estão tendo um crescente e importante papel nas redes de relacionamento. A Nielsen descobriu que a rede de celulares na Inglaterra possui a maior propensão de acessar as redes de relacionamento via seus aparelhos portáteis, com 23 % (2 milhões de pessoas), comparado com 19% nos EUA (10.6 milhões de pessoas). Estes números representam um grande aumento desde o ano passado – 249% na Inglaterra e 156% nos Estados Unidos.

“As redes de relacionamento não estão apenas crescendo rapidamente, mas também evoluindo em abrangência de audiência assim como adquirindo novas funções,” diz Alex Burmaster, autor do estudo e Diretor de Comunicações através da EMEA para a Nielsen Online. “ Nos sentimos obrigados a analisar o status do mercado global das redes de relacionamentos e considerar quais as implicações que isto traz para nossos clientes, editores e publicitários.”

Entre os mercados que a Nielsen mensurou, a penetração das visitas as redes de relacionamentos e blogs foram maiores no Brasil, onde 80% da audiência on-line acessa tais sites (veja Figura 1). A participação do tempo geral na internet nas redes de relacionamento e blogs também foram maiores no Brasil, onde quase um em quatro (23% minutos gastos on-line são usados nestes tipos de sites (veja Figura 2).

A Alemanha foi o país com maior aumento em penetração nas redes de relacionamento e blogs durante 2008, com 39% de audiência on-line em Dezembro de 2007 a 61% em Dezembro de 2008 – um crescimento relativo de 39% (* Figura 1).

Figura 1 – O crescente alcance dos sites Member Communities durante de 2008:

.Ex. Em dezembro de 2008 o setor Member Community alcançou 67% da população on-line global comparado com 61% em dezembro de 2007

Figura 2: Alteração na participação de tempo nos Member Communities durante 2008:


País: Alteração relativa em % de participação | Participação de Tempo Dez 07 | Participação de Tempo Dez 08

Global: 38% …............................................................7%............................................ 9.3%

Suíça*: 207%.............................................................. 3.0%......................................... 9.3%

Alemanha*: 140%...................................................... 3.1%....................................... 7.5%

Inglaterra: 118%........................................................... 8.0%..................................... 17.4%

Itália: 113%.................................................................. 7.2%..................................... 15.4%

Espanha: 87%............................................................... 6.7%.................................... 12.5%

França: 59%................................................................. 4.0%....................................... 6.3%

Austrália: 58%............................................................. 6.9%.................................... 10.9%

EUA: 11%................................................................... 5.8%....................................... 6.4%

Brasil*: -6%................................................................24.4%......................................... 23.1%

. Ex. De dezembro de 2007 a dezembro de 2008 o tempo de participação global dos Member Communities aumentou relativamente em 38% - de 6.7% a 9.3%.

Fontes: Nielsen Online, NetView, Dados Casa e Trabalho, Dezembro 2007 – Dezembro 2008 (*Casa apenas) | ‘Global’ se refere apenas a Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Espanha, Suíça e Austrália.| (Os dados do Japão são mostrados, porém não inclusos na media global).

Perfil da Nielsen Online - Nielsen Online é um serviço da The Nielsen Company que realiza mensurações e análises abrangentes e independentes de audiências on-line, propaganda, vídeo, mídia gerada pelo consumidor, comunicação espalhada por conversação ‘boca-a-boca”, comportamento do comércio e do consumidor. Com produtos e serviços de alta qualidade e tecnologia, a Nielsen Online permite os clientes tomarem decisões embasadas de negócio sobre suas estratégias de internet, digital e marketing. | Site: www.nielsen-online.com. Blog www.nielsen-online.com/blog.

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