Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2009 - 07:22

De Brasília para Paris

O primeiro documentário dirigido por Núbia Santana segue para a França e concorre a prêmios no 11º Festival de Cinema Brasileiro de Paris.

Brasília- A atriz e cineasta Núbia Santana, pernambucana radicada em Brasília há mais de uma década, embarca para a França, em maio. O objetivo é participar do 11º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, que acontece entre os dias 21 de abril e 12 de maio. A produtora apresentará no evento seu primeiro longa-metragem, o documentário Pra ficar de boa.

O filme, produzido pela Engenho de Arte, empresa dirigida pela cineasta, retrata a história de meninos de rua e internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). A estréia, no 41º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, permitiu a conquista de um novo passo. O documentário foi selecionado para participar do 11º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, na capital francesa.

A cineasta Núbia e o diretor de arte, Pedro Daldegan, inspiraram no cubismo e no apelo lúdico e artístico do Cirque Du Soleil, produzindo uma maquilagem com uma maquiagem com efeito de máscara nos adolescentes entrevistados no documentário. Dessa maneira, o filme atendeu às exigências do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para proteger a imagem dos menores de 18 anos. “Um dos artigos do ECA protege, garante e ampara a imagem dos adolescentes em cumprimento de medida sócio-educativa. Portanto, eu e o diretor de arte resolvemos usar algo criativo, artístico em detrimento desse veto”, afirma Núbia Santana.

Segundo, Jane Marrocos, diretora comercial e de Marketing da produtora, o filme Pra ficar de boa foi criado com o objetivo de descobrir as causas da violência sofrida pelas crianças de rua e, ainda, mostrar as conseqüências causadas pela busca dos adolescentes por liberdade. “O intuito é mostrar que existe outro lado na capital do país. Muitas pessoas desconhecem a dura realidade de Brasília, que se esconde por traz da bela arquitetura. O filme aborda a violência por outro ângulo: o ciclo da violência,” explica.

A 11ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Paris exibe filmes que concorrerão a prêmios de melhor filme, melhor ator e atriz. O júri será composto por personalidades do cinema francês.

Sobre a Engenho de Arte – A Engenho de Arte atua, desde 2005, na produção audiovisual e teatral. Dirigida pela cineasta Núbia Santana e administrada por Francisco Santana, a produtora possui uma infra-estrutura apta a conceber e a realizar filmes em curta e longa-metragem, produzir vídeos institucionais e publicitários, executar transmissões em tele-conferência e montar peças teatrais. Entre as principais produções estão o curta-metragem Degraus (2005), exibido na 30ª Mostra Internacional de São Paulo, e a peça teatral A Farsa da Boa Preguiça (2005 e 2006), adaptada da obra homônima de Ariano Suassuna. A Engenho de Arte se destaca no ramo das produtoras culturais por trabalhar com três linguagens: o teatro, o cinema e o vídeo. A produtora também promove cursos e seminários e desenvolve projetos de cunho social.

Sinopse - “Pra ficar de boa” retrata o cotidiano de violência e abandono de crianças e adolescentes que vivem nas ruas de Brasília e de internos do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (CAJE) do Distrito Federal. Esses jovens têm em comum uma vida marcada por abusos dentro e fora de casa, drogas, crimes, guerras e morte. Entretanto, essa cruel realidade não impede que esses eles deixem de sonhar com um futuro melhor.

Pra ficar de Boa | Brasília, 2008.: Diretora: Núbia Santana | Roteiro: Núbia Santana | Direção de Fotografia: Luís Abramo | Assistente de direção: Joana Antonaccio | Colaboração de roteiro: Di Moretti Produção Executiva: Chico Santana | Direção de fotografia e câmara: Luís Abramo | Direção de arte e cenografia: Pedro Daldegan | Maquiagem e figurino: Cynthia Carla | Montagem: André Cardoso | Música original: Eugênio Matos | Som direto: Chico Bororo |Desenho de som e mixagem: Marcello Dalla | Colorista: Sérgio Pasqualino | Pesquisa documental: Celma Ioci, Heloísa Maíra e Núbia Santana | Conselheira de dramaturgia: Giovanna Quaglia.

“Núbia Santana” - Além de cineasta, Núbia Santana também é cordelista, roteirista, e atriz. Nascida em Iguaracy, Pernambuco, é formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (UNIP) e em Arte Cênicas pela Faculdade de Artes Dulcina deMoraes (FADM), em Brasília. Atualmente cursa Filosofia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Este ano, Núbia vai interpretar Maria, mãe de Jesus Cristo no Paixão de Cristo de Taguatinga.

11º Festival de Cinema Brasileiro de Paris, de 21 de abril a 12 de maio, em Paris (França). Informações: www.festivaldecinemabresilienparis.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira