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07/04/2009 - 08:13

Indústria Italiana de Defesa e Aeroespacial na LAAD 2009


São Paulo – Numa ação conjunta do Instituto Italiano para o Comércio Exterior- ICE, da Federação das Indústrias Italianas para os setores Aeroespacial, Defesa e Segurança - AIAD e da Diretoria Nacional de Armamentos do Ministério Italiano da Defesa - MOD, doze empresas italianas, líderes em seus mercados de atuação, participam da LAAD 2009 - LATIN America Aero & Defense - de 14 a 17 de abril, no Rio de Janeiro.

Gigantes como FINMECCANICA, AVIO PROPULSIONE AEROSPAZIALE e FINCANTIERI, dentre outras, vêm negociar importantes alianças estratégicas, transferir tecnologia e estreitar ainda mais os laços comerciais com o Brasil.

Nos últimos anos, a Indústria Italiana de Defesa e Aeroespacial vem buscando uma estratégia de internacionalização, por meio de um processo de aquisição de uma base industrial na Europa (principalmente no Reino Unido) e de uma crescente penetração no mercado americano, alcançando um faturamento de 12 bilhões de euros e empregando 64 mil funcionários. Dessas indústrias, 80% distribuem-se por todo o país (Abruzzo, Campânia, Friuli, Lácio, Ligúria, Lombardia, Piemonte, Apúlia, Sicília, Toscana e Vêneto), mas principalmente nas áreas de Brindisi, Frosinone, Gênova, La Spezia, Latina, Livorno, Nápoles, Roma, Taranto, Torino e Varese.

Para atender o mercado internacional, a indústria italiana concentrou suas atividades em áreas tecnológicas específicas, dando oportunidade para que pequenas, médias e grandes empresas explorassem e aprimorassem suas competências, principalmente nos setores de subsistemas e equipamentos.

A indústria italiana detém posição de liderança, tanto no campo militar como no civil, por meio de programas de alta tecnologia, de iniciativas conjuntas com inúmeras empresas européias e internacionais, como também na participação em novos projetos de colaboração e em parcerias de risco.

Desempenha papel fundamental nas áreas de helicópteros e fabricação de sistemas eletrônicos de defesa e segurança (sistemas aviônicos e de radar, sistemas de fiscalização e controle de tráfego aéreo e comunicações), alcançando destacada posição na Europa no desenvolvimento e produção de aeronaves de treinamento avançado. Mantém liderança mundial em aviões turbo propulsores para o transporte regional e transporte militar tático e em aeronaves comerciais e aviação em geral.

Participa em áreas de alta tecnologia, através da fabricação de motores e subsistemas integrados, sistemas de propulsão espacial e aeronaves. A Itália é país líder europeu na propulsão sólida e em alguns componentes tecnológicos (turbinas, caixas de câmbio). Está entre os líderes mundiais na produção de aeroestruturas civis e militares, mantendo participação significativa junto aos diversos fabricantes no segmento de equipamentos auxiliares. Devido a um processo de intercâmbio civil e militar, suas indústrias também desenvolveram liderança mundial com a produção de componentes em material composto utilizados na fusilagem e na estrutura primária do novo Boeing B787 Dreamliner.

Para Giovanni Sacchi, diretor no Brasil do Instituto Italiano para o Comércio Exterior-ICE, as empresas italianas pretendem transformar o país numa base de exportação para a América Latina e o Brasil é importante parceiro na área de cooperação técnica e científica.

Destaques do Pavilhão Italiano na LAAD 2009 - O grupo FINMECCANICA, que representa cerca de 80% da Indústria Italiana de Defesa e Aeroespacial, após recentes aquisições, atingiu o 3º lugar entre os fabricantes europeus. Sua atividade constitui-se num pólo de excelência tecnológica de importância estratégica para toda a indústria do país. É líder na fabricação de airlifters táticos completos, veículos aéreos não tripulados e aeronaves de combate, para aplicações civis ou militares. O grupo produz aeronaves de treinamento primário e avançado com os respectivos serviços de apoio, como também reformas e reparos, atendendo os maiores fabricantes do mundo. Através de suas subsidiárias (Alenia Aeronáutica, Alenia Aermacchi e Alenia Aeronavali), adquiriu relevante posição como fornecedor nos últimos programas aeronáuticos internacionais.

A Finmeccanica está entre as líderes mundiais no mercado de helicópteros para uso civil e militar, com tecnologia de ponta em rotores articulados. Opera através da subsidiária AgustaWestland, com base de produção na Itália, Reino Unido e Estados Unidos, que possui tecnologia necessária para desenvolver cada fase do helicóptero, desde a análise preliminar e definição dos requisitos operacionais até o projeto e produção de transmissões, rotores, estruturas de metal e material composto e sistemas aviônicos, assim como sua integração em um sistema completo.

Através de acordos com a Alcatel Space, a Finmeccanica criou a primeira empresa européia no campo espacial. O acordo é dividido entre dois empreendimentos conjuntos que operam, respectivamente, nas áreas de fabricação e serviços. Em abril de 2007, a Comissão Européia concordou com a transferência para a empresa francesa Thales da participação da Alcatel-Lucent no empreendimento conjunto da Alcatel Alenia Space e Telespazio. A nova Space Alliance com a Thales representa um marco no setor espacial europeu.

A Finmeccanica mantém no campo espacial uma longa tradição de excelência a nível internacional no projeto, desenvolvimento e fabricação de satélites para aplicações comerciais e militares, telecomunicações, sensores remotos e de observação terrestre. Entre suas atividades, destacam-se a fabricação de componentes para sistemas de transporte espacial e estruturas orbitais e serviços via satélite de alto valor agregado.

Atualmente, a Finmeccanica é a segunda empresa européia no mercado de equipamentos eletrônicos de defesa e a sexta no mundo. Essa posição é resultado dos recentes acordos com a BAE Systems, originados em um grupo que inclui a SELEX Sensors and Airborne Systems, a SELEX Communications e a SELEX Integrated Systems. As três atuam, respectivamente, nos sistemas aviônicos, de comunicações seguras e militares e nos sistemas integrados para defesa e segurança, controle e gerenciamento do tráfego aéreo. A elas soma-se a ELSAG DATAMT, que atua no projeto e fabricação de sistemas, serviços e soluções para automação, segurança, transporte, defesa, aplicações de software e espacial, gerenciamento de serviço da SEICOS e SELEX, ambas fornecedoras dos serviços de comunicação integrada para segurança militar e civil.

A Finmeccanica é líder reconhecida e consolidada em tecnologia quanto ao projeto, desenvolvimento e produção de sistemas de mísseis, torpedos, artilharia naval e veículos blindados, atuante no campo tanto através de sua participação no empreendimento conjunto da MBDA – a principal empresa européia de sistemas de míssil - como com suas empresas subsidiárias Oto Melara e WASS, ambas com posições de liderança em suas áreas (armas navais, tanques de guerra e unidades móveis – também através do empreendimento conjunto CIO/ Iveco, torpedos leves e pesados).

Para completar o quadro e a capacidade industrial italiana, a AVIO (subsidiária da Finmeccanica) é líder mundial nas áreas de propulsão da Aeronáutica e lançadores espaciais.

É uma das empresas que integra a Arianespace, fundada em 1980 como a primeira empresa de “transporte espacial” totalmente européia. A Arianespace garante acesso europeu ao espaço, uma das líderes mundiais no mercado comercial de lançadores espaciais, graças à família Ariane 5, que possui cerca de 50% do mercado mundial para os grandes satélites GEO (Órbita Terrestre Geo-síncrona).

A fim de aumentar a oportunidade para satélites menores LEO (Órbita Terrestre Baixa) e MEO (Órbita Terrestre Média), o projeto Vega foi fundado na Itália e adotado pela ESA (European Space Agency), o que representa um marco para sua futura estratégia. O projeto Vega é a primeira realização italiana como concorrente no mercado de pequenos lançadores, representando uma oportunidade única para a indústria européia – principalmente para a Itália.

Papel significativo também é desempenhado pela Fincantieri no campo naval e pela Iveco no setor militar terrestre. No setor militar, a Fincantieri é a parceira de referência da marinha italiana em relação ao projeto, construção e suporte logístico de navios de superfície e submarinos. Também merece destaque a relação com outros orgãos governamentais, principalmente com a Guarda-Costeira para as grandes embarcações.

Através da sede e do estaleiro em Riva Trigoso, ambos em Gênova, e do estaleiro em Muggiano (La Spezia), a empresa responde às novas exigências do mercado internacional e italiano, desenvolvendo uma variedade de novos produtos, desempenho e serviços.

A ORIZZONTE SISTEMI NAVALI (com 51% junto à Finmeccanica) é reconhecida pelos clientes como contratante principal e responsável por projetos de navios de guerra, possuindo envolvimento direto em um grande programa de colaboração com a Indústria Francesa (fragatas Horizon e FREMM). Responde também pela definição da plataforma e sistemas de combate do navio, integração e desempenho.

A FINCANTIERI é também um nome de referência na área internacional, através da experiência obtida no gerenciamento de ações de colaboração em alta tecnologia, como o programa ítalo-alemão para a entrega de quatro submarinos classe U212A, com propulsão à célula de combustível, o programa ítalo-francês da Orizzonte para a entrega de quatro fragatas e o programa da FREMM, que inclui a entrega de 27 fragatas – 10 para a marinha italiana e 17 para a francesa.

Na Indústria Italiana de Defesa e Aeroespacial, verifica-se o alto desempenho da Piaggio Aéreo Industries, que atua no mercado mundial fornecendo as aeronaves P180 Avanti II e P166 DP1, como também motores e componentes estruturais. Destacam-se também as pequenas e médias empresas que, dentro da AIAD - Federação das Indústrias Italianas para os setores Aeroespacial, Defesa e Segurança - abrangem cerca de 50% do total de associados com 3.500 funcionários distribuídos em toda a Itália.

Estima-se que, no país, operem 500 empresas subcontratantes no campo de defesa e aeroespacial que cumprem importante papel no setor industrial, implantando novas tecnologias e oportunidades de emprego.

Pavilhão Italiano na LAAD 2009: ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior | De 14 a 17 de abril de 2009, no Riocentro – Rio de Janeiro. | Stand nº. F29.

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