Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/04/2009 - 08:26

Pecuária utiliza tecnologia brasileira na ampliação das amostras de DNA para definir cruzamentos e apurar diagnósticos

Na pecuária, alguns segmentos buscam em suas criações a perfeição, ou seja, linhagens mais nobres. Para tanto, ocorre a seleção de genitores que necessita de exames e análises mais detalhadas com precisão de resultados, mudando expressivamente esse processo, que antes quase que só priorizava a avaliação dos aspectos físicos e comportamentais dos animais, porém com a descoberta da genética o processo passou a ser bem mais amplo e eficaz.

A partir do momento que se adota a pesquisa e a análise genética de um animal, o número de informações, assim como a margem de precisão nos resultados dos exames amplia, tanto que é possível detectar propensão à doenças e características físicas do animal em questão. Porém esse procedimento ainda não faz parte da realidade de muitos criatórios brasileiros, que mesmo validando a importância dos benefícios da genética, consideram o uso dessas técnicas demasiadamente complexas.

Contudo, a agropecuária conta com novas ferramentas de tecnologia brasileira, que contribuem no acesso e na operacionalidade destas análises genéticas, prova desta viabilidade é a linha Tonegen lançada pela Tone Derm, fabricante gaúcha, da primeira e única linha integralmente nacional de Termocicladores, com a função de ampliar as amostras de DNA, facilitando assim a leitura das mesmas.

A Tonederm Genetic, do grupo PAGANIN &CIA, oferece também um suporte técnico mais rápido e acessível por ser nacional. Por exemplo, a manutenção dos termocicladores Tonegen é mais econômica, pois não exige que o aparelho seja mandado para fora do país, além do sistema de autodiagnóstico, que indica qual parte está com problema, permitindo que o proprietário substitua a peça danificada facilmente, pois não há parafusos ou cabos.

A Tonederm Genetic oferece diversos modelos do termociclador, são eles: o Tonegen Palm, cuja tampa aquecida fica entre 40ºC e 115ºC, com ajuste de pressão automático, executado por um sistema motorizado, ainda neste modelo, o contato entre a tampa e os tubos de amostras ocorre somente após a estabilização da temperatura daquela, evitando assim o pré-aquecimento das amostras.

Há também o Tonegen Block, que é intercabiável, ou seja, pode ser somado a outro termocliclador. E o Tonegen Standard uma versão semelhante ao Tonegen Pal, porém mais compacta. A Tone Derm planeja desenvolver neste ano, o Real Time, um Termociclador em tempo real, que além de amplificar o material genético, quantifica por meio dos reagentes florescentes, acelerando a identificação e a precisão da análise. Esse tipo de teste é intensamente utilizado em medição da carga viral, ou seja, para saber se o indivíduo está muito ou pouco infectado por determinado vírus, como o HIV.

Enfim qualquer amostra de DNA pode ser amplificada utilizando o termociclador, com isso, conclui-se que com a linha Tonegen contribui na Veterinária com a análise de pedigrees e diagnósticos de doenças. Na Botânica é rastreada a origem de plantas, possibilitando a identificação das espécies. Na Agricultura, a amplificação do material genético permite a identificação de produtos transgênicos e de possíveis contaminantes. Na pecuária, vale ressaltar, permite aos criadores examinar geneticamente as linhagens, buscando melhores cruzamentos, principalmente em rebanhos de gado e plantéis de cavalos de raça.| Site: www.genetic.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira