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08/04/2009 - 08:55

FleetBroadband 500 permite comunicação móvel global na Volvo Ocean Race

O serviço de banda larga por satélite determina o posicionamento do barco para a manutenção da tabela de pontuação e de liderança. Ainda é usado para acesso a informações em tempo real sobre condições meteorológicas, de onda, vento e temperatura, além de permitir a realização de uma pesquisa ambiental.

Cada barco está equipado para transmitir de duas a três horas de conteúdo em HDTV (high-definition television) e multimídia, gravados a bordo, para um público estimado de 1,8 bilhão de pessoas que acompanham a regata pela TV, rádio e Internet.

90GB em dados - equivalente a 20 DVDs - estão sendo enviados dos veleiros para os estúdios do evento.

Sao Paulo - A tecnologia cumpre um importante papel na Volvo Ocean Race, que inicia sua etapa no Rio de Janeiro. Não só dois times são patrocinados por dois gigantes das telecomunicações - Ericsson e Telefônica - como é a primeira vez que a regata conta com comunicação global em banda larga por satélite ao longo da corrida.

Cada barco está equipado com um terminal FleetBroadband 500 que se conecta a uma frota de 11 satélites da Inmarsat em órbita da Terra. A Inmarsat é líder neste setor e foi escolhida pelo comitê de organização da Volvo Ocean Race 2008-2009 como a provedora oficial de comunicação via satélite.

Um público estimado em 1,8 bilhão de pessoas assiste a competição em TV de alta definição, rádio e pela internet. Com o desenvolvimento do sistema FleetBroadband da Inmarsat, os dados são transmitidos em velocidade quatro vezes maior que na corrida de 2005/2006. O conteúdo é captado por um especialista de mídia e enviado a um media center para edição. Os vídeos podem ser acessados no site: http://www.volvooceanrace.org/multimedia/

As câmeras de vídeo suportam condições meteorológicas extremas. Há três botões "Crash Record" que podem ser acionados por qualquer tripulante se ocorrer algum imprevisto que deva ser registrado. Se houver um acidente ou queda de desempenho do barco, a câmera é acionada automaticamente e passa a registrar imagens por cerca de 10 minutos.

"A transmissão de material cinematográfico de locais inacessíveis, em condições extremas, nunca havia sido tentada antes. O telespectador consegue ter a maior proximidade possível e participar da emoção dos acontecimentos, sem estar realmente a bordo do veleiro. A VOR reflete os valores da Inmarsat - é global, líder e desafia os limites da tecnologia", diz Andrew Sukawaty, chairman e executivo-chefe da Inmarsat. "É muito empolgante ver como a comunicação tem evoluído desde a primeira corrida em 1969. Naquela época, a cobertura via rádio era esporádica e os veleiros enviavam mensagens por meio da tripulação de barcos de pesca que porventura cruzassem com eles".

Pontuação - A Inmarsat está integrada a todos os aspectos da corrida. Além de manter o público informado, o serviço também é usado para determinar a localização de cada barco. Os relatórios são transmitidos a cada 15 minutos do veleiro à sede da corrida para a manutenção da tabela de pontuação e de liderança. Caso algum veleiro pareça estar mais lento ou parado, os organizadores da regata podem checar se há problemas. Os consertos dos barcos também podem ser agendados antes da chegada na parada seguinte.

Com a Inmarsat, as equipes têm acesso em tempo real a informações críticas de navegação, como velocidade do vento, altura da onda, temperatura do mar, entre outros. A previsão meteorológica, de sete dias, é atualizada a cada seis horas.

Outro papel importante é manter a motivação da equipe por meio do contato com suas famílias e amigos. A possibilidade de conversar com pessoas queridas em terra - via telefone, e-mail ou webcam - está se tornando uma das formas mais efetivas para manter uma boa relação entre os velejadores, especialmente quando as condições da corrida ficam mais complicadas. Os onze marinheiros têm que dividir um espaço de 21 metros, o que contribui para o surgimento de um ambiente estressante.

Caso algum dos participantes se machuque, velejadores podem acionar os recursos de telemedicina. Há algumas semanas, a Inmarsat possibilitou o contato de um médico oficial da corrida com Tony Mutter, do Ericsson 4. Ao final, ficou decidido que a infecção no joelho do tripulante era muito séria para que ele continuasse participando da corrida.

Uma nova iniciativa na Volvo Ocean Race 2008-2009 é a pesquisa ambiental que está sendo feita em parceria com a Wallenius Wilhelmsen Logistics. Os tripulantes estão monitorando os efeitos da água do lastro no transporte de micro-organismos de um oceano para outro. Todos os dias, amostras de água são coletadas e testadas. Os resultados são colocados em um banco de dados e enviados via Inmarsat para análise.

A regata de volta ao mundo teve início no dia 4 de outubro, em Alicante, na Espanha, e termina em São Petersburdo, em julho de 2009. Os veleiros passam pela Cidade do Cabo, Kochi, Cingapura, Quindao, Rio de Janeiro, Boston, Galway, Gotemburgo e Estocolmo.

Perfil da Inmarsat - A Inmarsat Lmtd é a principal fornecedora de comunicações globais móveis via satélite. Desde 1979, a Inmarsat oferece comunicações confiáveis de voz, fax e de dados para governos, empresas e outras organizações, por meio de uma grande variedade de serviços para uso no ar, mar e terra. Lançado em novembro de 2007, o FleetBroadband é o primeiro serviço de comunicação marítima a fornecer transmissão de voz e dados simultâneos, em alta velocidade, por banda larga, em padrões 3G em âmbito global. Os serviços estão disponíveis por meio de uma rede que engloba os principais grupos de telecomunicações do mundo. Em 2008, o grupo alcançou receita de U$ 996.7 milhões e EBITDA de U$ 531.2 milhões. Para mais informações, visite: http://www.inmarsat.com | www.inmarsat.com

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