Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2009 - 09:23

IIBA chega ao Brasil e anuncia seus planos para 2009

O primeiro capítulo brasileiro do International Institute of Business Analysis (IIBA) tem sede em São Paulo e reúne os Analistas de Negócios, profissionais que estudam os problemas e oportunidades de negócios e recomendam soluções; a missão do IIBA é desenvolver e manter padrões para a prática de Análise de Negócios

São Paulo – O International Institute of Business Analysis (IIBA) Capítulo São Paulo anuncia seus planos para 2009 e a configuração de sua diretoria para este ano. Organização fundada no Canadá e que conta com mais de 8600 pessoas associadas e mais de 100 Capítulos em todo o mundo, o IIBA trabalha pela valorização do papel dos Analistas de Negócios e pela disseminação das habilidades e competências que um Analista de Negócios deve ter. Profissional que estuda os problemas e as oportunidades de negócios e recomenda soluções que permitam à organização atingir seus objetivos, o Analista de Negócios atua, na prática, como elo entre os diversos departamentos da empresa. A missão do IIBA é desenvolver e manter padrões para a prática de análise de negócios.

No Brasil e no mundo, a maior parte dos Analistas de Negócios está dedicada à construção de pontes entre a área de TI e todas as outras áreas da corporação. Estima-se que, hoje, 90% dos Analistas de Negócios respondem à diretoria de TI; 9 % integram equipes departamentais e apenas 1% trabalham em estruturas próprias, independentes de outros departamentos. “A atuação do Analista de Negócios fora da área de TI é muito interessante e atesta que ele pode ser um ponto focal para a definição de soluções de negócios da empresa, quer incluam requisitos para sistemas ou não”, afirma Suzandeise de Almeida Inácio Thomé, presidente do IIBA Capítulo São Paulo.

O papel do Analista de Negócios e do IIBA - Segundo um relatório da Forrester Research, o perfil do cargo de Analista de Negócios varia de organização para organização. Pesquisas indicam que os profissionais mais bem sucedidos são aqueles com habilidades de diplomata, capazes de entender demandas de diversas áreas e propor soluções que atendam todos esses desafios. Este mesmo relatório aponta as contradições ao redor do papel dos Analistas de Negócios. “O problema é que pouca gente sabe exatamente o que faz e qual a formação de um profissional como este”, resumem Carey Schwaber e Rob Karel, os autores do relatório da Forrester Research. “É justamente para resolver este dilema e definir qual é o perfil do Analista de Negócios que o IIBA foi criado”, ressalta Suzandeise. “Nossa missão é disseminar melhores práticas e garantir que o mercado está consciente do papel do Analista de Negócios e tem acesso aos profissionais realmente capacitados para este desafio”.

Outra meta do IIBA Capítulo São Paulo em 2009 é ser o ponto de encontro de profissionais que já atuam como Analistas de Negócios mas seguem registrados sob outros cargos e profissões. “Muitos profissionais exercem a função de Analistas de Negócios, mas não são reconhecidos como tal. Estamos trabalhando para divulgar no nosso mercado o reconhecimento público de profissionais experientes”, diz Suzandeise. A certificação CBAP (Certified Business Analysis Professional), criada pelo IIBA, se baseia no BABOK® (Business Analysis Body of Knowledge), o corpo de conhecimento das melhores práticas de Análise de Negócios.

Atrasos de projetos de TI - “As decisões tomadas por um analista de negócios na definição de uma solução devem ser totalmente alinhadas com a estratégia de negócios de cada corporação; ‘traduzir’ para a TI as razões por trás de algumas especificações técnicas e garantir que a resposta de TI estará de acordo com os desafios estratégicos de cada empresa é a nossa missão”, ensina Suzandeise. “Por sermos capazes de inserir um problema específico de um usuário dentro do quadro maior da lógica de negócios da empresa, ajudamos a área de TI e os demais departamentos a evitar retrabalhos, atrasos e até mesmo o fracasso ou o cancelamento de alguns projetos”.

Diretoria do IIBA Capítulo 2009 - Para levar esta bandeira a todo o mercado, Suzandeise trabalha lado a lado com a diretoria eleita em fins de março para liderar o IIBA em 2009. A nova equipe inclui:

Presidente: Suzandeise de Almeida Inácio Thomé | Secretária Geral: Adriana Selleri Rocha | Tesoureiro: João Paulo Miranda | Vice-Presidente de Comunicação e Marketing: Eduardo Lazarin Marques | Vice-Presidente de Educação: Adriano José da Silva Neves | Conselho Fiscal: - Alexsandro do Nascimento | - Renata Serra | - José Augusto Barbosa Brochini

Perfil do IIBA - O International Institute of Business Analysis (IIBA) é uma associação não lucrativa com a missão de desenvolver e manter padrões para a prática de Análise de Negócios e para a certificação de profissionais. Fundado no Canadá em 2003, o IIBA reúne 8600 membros, espalhados em mais de 100 Capítulos. O IIBA é responsável pela compilação e edição do BABOK® (Business Analysis Body of Knowledge), a base de conhecimento que reúne as melhores práticas em Business Analysis. Para estabelecer e manter a qualidade da comunidade de profissionais Analistas de Negócios, o IIBA criou, ainda, a categoria CBAP (Certified Business Analysis Professional). O IIBA Capítulo São Paulo é presidido por Suzandeise de Almeida Inácio Thomé. Mais informações no site www.iiba.org.br/sp.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira