Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

08/04/2009 - 09:29

Helibras cresce 22% em 2008 com faturamento de US$ 112,1 milhões

Crescimento foi impulsionado pela negociação de contratos de 28 novos helicópteros. Para 2009, uma das metas é ampliar a receita com a área de serviços.

A Helibras anuncia seu resultado referente ao ano fiscal 2008, no qual obteve faturamento recorde de US$ 112,1 milhões, o que representa um crescimento de 22% em relação ao ano anterior. Entre os destaques do período está a assinatura de um grande contrato de 50 helicópteros EC725 entre um consórcio formado pela Helibras e Eurocopter de um lado e o Governo Federal brasileiro de outro, que serão utilizados pelas Forças Armadas.

Entre janeiro e dezembro de 2008, a fabricante contabilizou a entrega de 26 novas aeronaves, venda de peças sobressalentes e prestação de serviços de manutenção. Ao todo, foram negociados contratos de 28 novos helicópteros, que contribuíram para que os pedidos em carteira totalizassem US$ 208,4 milhões em 31 de dezembro.

Além de ter obtido o maior faturamento de sua história, a Helibras comemorou, em junho, seus 30 anos de fundação, na fábrica em Itajubá (MG). O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do governador de Minas Gerais, Aécio Neves, dos comandantes das três Forças Armadas, Ministros de Estado e autoridades civis. Na ocasião, foi anunciado o projeto de criação do Pólo Aeronáutico Brasileiro de Helicópteros de Grande Porte, com o Projeto EC-725.

Na área de manutenção, a empresa registrou, em 2008, diversos acordos comerciais como a venda do primeiro serviço de modernização do Esquilo, da versão AS350 BA para B2; a instalação do primeiro piloto automático no modelo EC 130; e a conclusão da primeira revisão geral, totalmente feita no Brasil, do modelo Super Puma. A aeronave pertence à FAB e é operada pelo GTE (Grupo de Transporte Especial).

Outro fato importante no período foi a homologação do Centro de Treinamento Helibras pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), para ministrar curso de formação básica de Mecânico de Manutenção Aeronáutica. Na área de novos produtos, a empresa comercializou os dois primeiros modelos EC145 do mercado nacional, a serem operados no segmento executivo.

“Para 2009, temos metas audaciosas de crescimento. Estaremos empenhados na realização das primeiras fases do programa EC-725, que demandarão investimentos significativos para ampliarmos nossa capacidade de produção. Outra meta para este ano é manter o volume de vendas de aeronaves e ampliar de forma significativa a receita com a divisão de serviços”, explica Jean-Noël Hardy, presidente da Helibras.

Mercado - A frota brasileira de helicópteros à turbina vem apresentando crescimento constante, com aumento de 21% nos últimos cinco anos. Com 53% de participação, a Helibras continua liderando esse movimento.

Com atuação nos mercados civil (executivo, aeromédico, táxi aéreo, oil & gás, segurança pública e defesa civil) e militar, a Helibras vem registrando aumento de sua participação ao longo de seus 30 anos. No segmento de segurança pública e defesa civil, a Helibras é líder com 81% de participação. No mercado executivo, a marca responde por 46%, enquanto no segmento militar brasileiro, a participação é de 66%.

Perfil da Helibras - A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras opera desde 1979. A empresa conta com mais de 300 profissionais e mantém instalações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua planta, que tem capacidade de produção de 30 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil e militar. Desde sua fundação, a Helibras já produziu e comercializou no Brasil mais de 500 helicópteros, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2008, seu faturamento foi de US$ 112,1 milhões, 22% maior em relação ao exercício anterior. Mais informações: www.helibras.com.br

Perfil do Grupo Eurocopter - O Grupo Eurocopter foi fundado em 1992 a partir da fusão das divisões de helicópteros da francesa Aerospatiale-Matra e da alemã Daimler Chrysler Aerospace. Hoje a companhia é uma subsidiária 100% controlada pela EADS (European Aeronautic Defence and Space Company), líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Com fábricas localizadas na França, na Alemanha e na Espanha, a companhia emprega mais de 15.600 profissionais e em 2008 registrou receita de 4,5 bilhões de euros. A Eurocopter está presente em cinco continentes por meio de 18 subsidiárias e empresas afiliadas. Os produtos do grupo representam 30% da frota mundial de helicópteros. Mais de 10.000 aeronaves da fabricante estão atualmente em operação por cerca de 2.800 clientes em 140 países. Mais informações: www.eurocopter.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira