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09/04/2009 - 08:37

Setur-PE / EMPETUR executa 50% do Programa Bem-Receber

A Secretaria Estadual de Turismo / EMPETUR, em parceria com o Instituto Empreender, finalizou a primeira metade da execução do programa Bem-Receber. Lançado no dia 16 de dezembro, o projeto tem a idéia de levar ao interior do Estado a proposta de aliar tecnologia à qualificação profissional.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, o programa vai qualificar, até junho, mais de dois mil profissionais da cadeia turística, entre taxistas, recepcionistas, garçons, guias e camareiras, distribuídos em 17 cidades do interior pernambucano. “O curso possui a carga horária de 180 horas, divididas em quatro módulos: Cidadania e Sustentabilidade; Turismo Básico; Empreendedorismo / Plano de Negócio e Qualidade no Atendimento", falou.

Para o comerciante de Santa Maria da Boa Vista, Leonardo Ribeiro, 44, o Bem-Receber conseguiu superar as expectativas. “O programa foi muito bem elaborado e através dele melhorei e muito o meu comércio.” A partir das aulas, Ribeiro percebeu que poderia ampliar o espaço do Bar do Léo. “Além disso, me dei conta da importância do bom atendimento. Com isso a minha clientela só faz aumentar”, disse.

Outros participantes do Bem-Receber, porém, ainda iniciam no segmento turístico. É o caso de Edvânia Batista, 22. “Sempre quis fazer o curso de Turismo, mas nunca tive a oportunidade até o surgimento do programa”, declara. Guia de turismo de Nazaré da Mata, Batista agora sonha mais alto. “Gostei muito das aulas de empreendedorismo. Quem sabe no futuro não posso abrir o meu próprio negócio?”, anima-se.

Os cursos estarão disponibilizados na plataforma virtual e os alunos podem acessar de acordo com a sua disponibilidade de tempo e local. Segundo o presidente da EMPETUR, José Ricardo Diniz, a metodologia utilizada foi pensada de forma a levar a qualificação de maneira que não atrapalhe o dia a dia no trabalho. “O acompanhamento, no entanto, acontece também de modo presencial, através dos seminários que acontecem ao fim de cada módulo”, afirmou.

A plataforma de educação virtual possui uma área administrativa onde é possível monitorar de perto o desenvolvimento do curso pelo aluno, verificando lições, atividades e freqüência. “Como trabalho entre às 22h e às 6h, estudo as apostilas do Bem-Receber no período da tarde. Fico meio cansado, mas aprendo muito.” A constatação é do recepcionista da Grande Hotel, de Caruaru, Antônio Avelino, 31, mas segundo o próprio poderia ser dita por diversos outros colegas da capacitação. As atividades presenciais do projeto, por sua vez, serão formadas por encontros periódicos com o monitor e equipe técnica, previstos para o final de cada módulo. O espaço tem o objetivo de orientar e avaliar a qualificação.

O Bem Receber pretende contribuir dessa forma para o desenvolvimento do Turismo de Pernambuco a partir da qualificação e aprimoramento dos agentes do setor focados em requisitos de excelência, o que resultará em uma ação potencializadora do custo-benefício entre Turismo, mercado e ações sociais, visando à sustentabilidade da atividade turística como ponto forte no desenvolvimento local.

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