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28/03/2007 - 10:58

Arranjo de jóias carioca quer aumentar exportações em 12%

Essa é uma das novas metas a serem alcançadas até 2008 e estabelecidas pelos empresários do projeto que renovaram parceria para ações e crescimento conjuntos.

Rio de Janeiro - Considerado um dos mais bem organizados do Brasil, o Arranjo Produtivo Local (APL) de Jóias do Rio de Janeiro, batizado de APL Jóia Carioca, criado para promover o crescimento da indústria e do comércio do setor, completou dois anos e entra em sua segunda fase. O projeto, desenvolvido pelo Sebrae no Rio de Janeiro e AjoRio, pretende elevar o volume de exportações das micro e pequenas empresas do setor em 12%.

Entre as metas anunciadas estão o aumento do faturamento das empresas do APL em 5%, até dezembro de 2007 e em 6% até dezembro de 2008. Para o nível médio da capacidade de produção instalada está previsto um aumento de 4% em 2007 e de 5% em 2008. Várias ações previstas no projeto já estão em andamento.

A parceria de sucesso que viabilizou o projeto foi repactuada para 2007 e 2008 dentro da metodologia da Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Geor), adotada pelo Sebrae e parceiros para dar mais transparência e eficiência às ações realizadas em busca do aumento da competitividade de micro e pequenas empresas.

Um dos principais resultados obtidos pelo projeto foi o crescimento das exportações. A meta inicial, de aumentar em 12% as vendas para o mercado externo nos dois primeiros anos do projeto (2005 e 2006) foi superada, chegando a um aumento de 31%. Os principais destinos das jóias cariocas são Estados Unidos, Reino Unido e Suíça. Outra conquista do APL foi a redução do ICMS da indústria de jóias que passou de 12% para 2,5% no Estado do Rio.

Parceria renovada -A assinatura da renovação das várias entidades que apóiam o APL mostra a força e a união em torno do objetivo de impulsionar o crescimento do setor joalheiro fluminense, considerado importante segmento para a economia do Estado. A cerimônia de renovação do projeto ocorreu na sede da Fecomércio-RJ, na semana passada.

Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, demonstrou entusiasmo com a repactuação do acordo, afirmando que a entidade aposta no setor joalheiro. "A Fecomércio fez uma opção pelo setor de jóias; deixamos claro aqui nosso compromisso público com um segmento que representa um universo de possibilidades para todos nós", disse ele.

Sergio Malta, diretor-superintendente do Sebrae/RJ, elogiou a seriedade das entidades envolvidas no APL Jóia Carioca, que já é o maior exportador de jóias do País e gera emprego e renda. "As metas para os próximos dois anos são ambiciosas, mas temos certeza de que serão superadas, como foram as metas da primeira etapa do projeto", destacou.

Segundo ele, graças à iniciativa do empresariado e às parcerias estabelecidas, o Rio tornou-se lançador de moda em design de jóias, posicionando-se na vanguarda das tendências do mercado, com a criação de peças arrojadas e ousadas.

Carla Pinheiro, nova presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Jóias e Relógios do Estado do Rio de Janeiro (Sincajor), agradeceu a todos os parceiros que colaboraram para que a primeira fase do APL fosse um sucesso nacional, superando as expectativas. "Temos criatividade, instituições parceiras fortes e vontade de trabalhar, ou seja, tudo para dar certo".

São parceiros do Sebrae na iniciativa: Sindicato das Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas do Estado do Rio de Janeiro (SindiJóias/RJ); Sindicato do Comércio Atacadista de Jóias e Relógios do Estado do Rio de Janeiro (Sincajor); Sindicato Nacional do Comércio Atacadista de Pedras Preciosas (SNCAPP); Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM); Sistema Firjan; Fecomércio-RJ; Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede/RJ); Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Industrial (Sedeis); PUC-Rio; Instituto Nacional de Tecnologia (INT); CentroDesignRio; Instituto Zuzu Angel e Universidade Veiga de Almeida (IZA/UVA).

Novas ações -Para alcançar os novos resultados definidos, serão realizadas nos próximos dois anos ações como capacitação de 30 profissionais do setor de jóias, com foco na excelência do produto e nas técnicas e procedimentos de venda para o mercado interno e externo.

Também será promovido um programa para desenvolvimento de talentos em 30 empresas de jóias, além de cinco oficinas de design, dois seminários e seis palestras, por meio do Núcleo de Design de Jóias Brasileiras (NIDJB). A meta é reunir 50 profissionais em cada seminário de tendência. Outra ação traçada visa atender 50 empresas pelo Laboratório Gemológico.

Na área de informação e conhecimento, serão elaboradas análises, com periodicidade mínima semestral, sobre as tendências de negócios do setor de jóias. Também serão lançadas oito edições do Informativo APL Jóia Carioca e enviados 30 mailings eletrônicos divulgando as ações, além da manutenção permanente do Portal da AjoRio/APL Jóia Carioca.

Outra ação traçada pelo APL é difundir o setor joalheiro carioca para 300 visitantes em eventos ligados à moda, bem como viabilizar a participação de 10 expositores do setor de jóias nas edições 2007 e 2008 da RioJóia. O grupo deverá se reunir a cada dois meses para acompanhamento e análise do projeto e também serão realizadas pesquisas anuais para avaliar os resultados alcançados.

Histórico do projeto - No Grande Rio, existem cerca de 100 empresas produtoras e cerca de mil que fazem o escoamento da produção de jóias. Para dinamizar esse setor e alavancar as oportunidades de trabalho e renda, o Sebrae/RJ e a AjoRio elaboraram o projeto Jóia Carioca, aprovado em 2004 pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), durante o Fórum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Gemas e Jóias, em Brasília.

O projeto APL de Jóias do Rio de Janeiro já se tornou modelo nacional entre os APL do setor joalheiro no País e uma referência para os projetos de outras unidades do Sistema Sebrae. As ações desenvolvidas têm como meta o aumento da competitividade das micro e pequenas empresas compreendidas na cadeia produtiva do setor e das vendas externas, além do resgate de clientes que pararam de comprar jóias no Rio de Janeiro.

Desde seu lançamento, em dezembro de 2004, mais de 600 pessoas (entre empresários do comércio e indústria e designers) participaram de ações de capacitação e de valorização do design, com palestras, cursos, seminários, pesquisas, exposições, participações em feiras no Brasil e no exterior.

Também merecem destaque a criação da Incubadora de Design de Jóias e de cursos de Ourivesaria, de Joalheria e de pós-graduação em Design de Jóias, além da implantação do curso de Empreendedorismo em Design de Jóias. Em parceria com o IBGM, foram realizadas palestras e workshops direcionados ao varejo, como os módulos do programa Mais Varejo e workshops do Projeto Rumos.

A participação de empresários cariocas na feira de Nova York JA Show, na Semana do Rio de Janeiro na França, e na Bijorhca, também na França, também foi um dos destaques nesses dois anos de APL. Outra ação significativa foi o redirecionamento da RioJóia, mostra que passou a ser realizada junto com o Fashion Rio, um dos mais importantes eventos de moda do País.

Seguindo uma tendência que vários segmentos do mercado vêm adotando para dinamizar o comércio de produtos, o APL de Jóias investe na integração entre diversos setores, como a aproximação com a indústria da moda, ao inserir a RioJóia no Fashion Rio. Uma das mais recentes realizações no âmbito do APL foi a campanha 'Ouro para a Apae', que reuniu diversos varejistas de jóias do Rio de Janeiro, numa inédita ação de responsabilidade social.

Outro destaque foi a parceria desenvolvida com a PUC-Rio e o Senai Rio, que resultou na aprovação do projeto de 'Implementação de Novas Tecnologias na Criação e Produção de Jóias', na chamada pública lançada numa parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia, Sebrae e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Projeto Panorama Carioca -Além disso, AjoRio, Sebrae/RJ e IBGM vêm desenvolvendo parcerias para aproximar o setor joalheiro do setor turístico, considerado estratégico para o segmento joalheiro. Um exemplo de sucesso nessa área é a realização do Projeto Panorama Carioca.

Idealizado para dar identidade aos souvenires cariocas, o projeto recebeu apoio do Ministério do Turismo e foi lançado no Fashion Rio 2006, interligando os setores de jóia, moda e turismo. Representando ícones do Rio de Janeiro, as jóias do Panorama são sucesso em todo o País e estão inspirando vários estados que começam a implantar projetos de iconografia com identidade local.

A AjoRio e o Sebrae/RJ também têm recebido convites para expor as jóias do Panorama Carioca em diversos eventos nacionais, como o Salão de Turismo, o IV Seminário Mato-Grossense de Design e a AlJóias, em Limeira.| Rosayne Macedo/ Marcos Vianna (Sebrae/RJ).

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