Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 08:42

Pesquisa da everis mostra que empresas ainda não estão preparadas para aderir ao Sped

Estudo indica que nos setores em que a Nota Fiscal Eletrônica já é usada o processo está mais adiantado; Receita Federal não sinaliza possibilidade de prorrogação.

São Paulo – Uma pesquisa feita pela everis, consultoria multinacional de negócios e tecnologia da informação, mostra que as empresas que devem aderir ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) ainda não estão preparadas para isso, apesar de os prazos estarem se esgotando. O Sped substituirá os registros contábeis em livros para equivalentes em arquivos digitais e foi criado para informatizar e interligar a arrecadação de tributos no país. Ele é formado pela nota fiscal eletrônica (NF-e), pelo Sped Fiscal e pelo Sped contábil.

Para Nelson Wilson, sócio responsável da everis, o resultado da pesquisa é preocupante. “Há um alto risco de descumprimento no setor", afirma o executivo. Segundo ele, a crise econômica mundial agravou o cenário de adesão ao Sped, pois muitas empresas entraram em processo de contenção de gastos e acabaram deixando os investimentos no projeto para a última hora.

A pesquisa da everis, que ouviu 88 empresas que estão entre as 500 maiores do país, mostra que apenas metade delas concluiu o projeto de implantação da nota fiscal eletrônica. Somente cerca de 11% terminaram a implantação do Sped fiscal e aproximadamente 10% finalizaram o Sped contábil. E entre os motivos alegados para este atraso estão a contenção de custos em decorrência da crise mundial.

De acordo com o estudo, que dividiu o andamento do projeto de implantação dos três pilares do Sped em quatro estágios: estudo, implementação, homologação e conclusão, as empresas que estão mais à frente na adesão à nota fiscal eletrônica são as que primeiro foram obrigadas a aderir ao sistema ou estão em vias de fazê-lo. E, entre elas, os setores mais avançados são o químico e o automotivo. Já no ramo de papel e celulose, que será obrigado a emitir a nota eletrônica a partir de setembro, apenas 33,34% dos projetos estão concluídos e, do restante, metade está em fase de estudo e metade em processo de homologação. No setor de siderurgia, que deve aderir este mês à nota eletrônica, apenas 50% das empresas pesquisadas j&aacut e; o fizeram de forma definitiva, enquanto 16% estão em fase de homologação e o restante ainda se encontra nas fases iniciais.

Até junho, empresas que apuram tributos pelo sistema do lucro real e que possuem um acompanhamento diferenciado da Receita Federal do Brasil devem aderir ao Sped contábil, que visa substituir os registros contábeis em livros para equivalentes em arquivos digitais. Para as demais empresas, o prazo é junho de 2010. Para o Sped Fiscal, o prazo é de 31 de maio para as 30 mil empresas relacionadas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

Apesar dos dados preocupantes revelados pela pesquisa, até agora a Receita Federal não deu sinais de que os prazos sejam prorrogados. Por isso, a recomendação da everis é para que as empresas iniciem desde já o processo de revisão de seus cadastros, e procurem por soluções tecnológicas aderentes e nativas ao sistema atual.

Perfil da everis - A everis é uma consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e tecnologia da informação a seus clientes, cobrindo todos os aspectos da cadeia de valor das organizações, desde a estratégia de negócio até a implantação e a operação dos sistemas. Fundada em 1996, a everis atualmente está presente em diferentes países da Europa (Espanha, Portugal e Itália) e da América Latina (Chile, Brasil, Argentina, Colômbia e México) com 18 escritórios e mais de 6 mil profissionais.

No Brasil, a empresa conta com mais de 400 profissionais, que atuam em três linhas de negócios: Business, Solutions e Centers. O foco de negócios da everis no País são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria. Em 2007, a empresa faturou mundialmente € 340 milhões e R$ 40 milhões no Brasil, onde espera um crescimento de mais de 40% em 2008. Em 2008, a everis foi eleita pelo Great Place Institute como uma das 50 melhores empresas de TI e Telecom para se trabalhar.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira