Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 08:53

Anglo American cria cargo para questões relacionadas à prevenção de AIDS

Silvia Almeida será palestrante do 1º Seminário de Aids e Mercado de Trabalho.

Por ter sua origem na África do Sul, um país atingido por uma forte epidemia de HIV, a Anglo American considera o combate a esta doença um dos pilares de sua política de desenvolvimento sustentável. No Brasil, a empresa acaba de criar um cargo específico para a questão, e sua primeira ocupante será Silvia Almeida. Empregada da empresa há 24 anos e portadora do vírus desde 1994, Silvia assume a posição de Assistente de Responsabilidade Social para liderar as iniciativas de prevenção à contaminação e inclusão social de soropositivos dentro e fora da empresa.

“É fundamental que as empresas ajudem na divulgação de informações corretas sobre a prevenção da Aids, bem como de outras doenças sexualmente transmissíveis”, afirma Silvia. “Na Anglo American, que vem se posicionando de maneira cada vez mais freqüente e efetiva sobre o tema, percebemos que a conscientização dos empregados vem aumentando e que isso vem se refletindo nas famílias”.

Em abril, Silvia será palestrante do I Seminário Estadual Aids e Mercado de Trabalho, onde falará sobre a Política de Aids do Grupo Anglo American e ações desenvolvidas por ela desde 2003, quando passou a militar e acompanhar atividades relacionadas à Aids em todo o Brasil. O evento, realizado de 7 a 10 de abril, é um encontro de vários atores da sociedade civil, tem apoio da Anglo American Brasil e é financiado pelo Programa Estadual de DST AIDS SP. A organização fica por conta de um grupo de ONGs, entre elas Espaço Girassol, Lar de Osasco e RNP-Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids.

“É um espaço onde discutiremos vários fatores relacionados ao trabalho e direitos a aposentadorias com representantes do Ministério do Trabalho, Febraban e da Anglo American. Teremos também um trabalho de sensibilização sobre a reinserção no mercado formal e informal de pessoas vivendo com HIV/AIDS”, explica Silvia.

O ativismo de Silvia pelos direitos dos portadores do HIV é notável também fora da empresa. Em outubro do ano passado ela protagonizou o podcast “Segunda Pessoa”, apoiado pela Anglo American e disponível no site do GIV (Grupo de Incentivo à Vida), no qual conta as transformações que ocorreram na sua vida após descobrir que tinha contraído o vírus. Além de voluntária do GIV, Silvia é também a representante da Anglo American no CEAIDS, Conselho Estadual Empresarial criado para desenvolver ações no setor privado voltadas à prevenção à doença.

Anglo American e Aids - A luta contra a Aids é uma bandeira tradicional da Anglo American e faz parte de sua política de responsabilidade social. A companhia foi uma das primeiras a desenvolver uma ampla estratégia de conscientização e prevenção com o objetivo de minimizar a contaminação entre seus empregados. Hoje, na África do Sul, onde a questão do HIV/Aids é mais crítica, a Anglo American fornece gratuitamente medicamentos para o tratamento de seus empregados portadores do HIV, além de oferecer tratamento terapêutico para o empregado e seus familiares. No Brasil, a companhia realiza em datas específicas ações para reforçar a briga contra o vírus HIV, e estas ações são extensivas às comunidades onde a empresa está presente. No Dia Mundial de Combate à Aids, em 1º de dezembro, a empresa faz ampla campanha de conscientização de seus empregados para a prevenção da contaminação e disseminação da doença.

Perfil da Anglo American - A Anglo American é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina e diamantes, e tem participação significativa em metais básicos, minério de ferro e carvão, em operações na África, Europa, América do Sul e do Norte, Austrália e Ásia.

Com operações instaladas desde 1973 no País, a Anglo American Metais Básicos Brasil possui plantas de níquel em Niquelândia, nióbio em Ouvidor, fosfatados em Catalão, Ouvidor e Cubatão. A empresa também está investindo US$ 1,5 bilhão no Projeto Barro Alto para ampliar sua produção de ferroníquel - a nova planta irá produzir, em média, 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel, a partir de 2011.

A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira