Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 09:06

Petrobras vai licitar contratação de 28 sondas

A previsão é para o mês de maio e vão ser feitas com empresas brasileiras e estrangeiras.

A Petrobras vai lançar em maio licitação para a contratação de 28 sondas de perfuração, que serão utilizadas, em sua maioria, na exploração das reservas do pré-sal, disse a jornalistas no dia 8 de abril (quarta-feira ), o presidente da estatal, José Sergio Gabrielli.

As sondas serão arrendadas e terão capacidade para perfurar a 3 mil metros da lâmina d'água, informou Gabrielli. A expectativa é de que o processo de contratação seja finalizado até o final do ano.

"As sondas têm que ser entregues em 2013 e serão construídas no Brasil", disse Gabrielli após Assembléia Ordinária dos acionistas da companhia, ressaltando que poderão ser feitas tanto por empresas brasileiras como estrangeiras.

Segundo Gabrielli, com a queda do preço do petróleo o mercado tem se mostrado mais receptivo, com fornecedores sinalizando com queda de preços, prazos maiores e um maior número de empresas participando das licitações.

Gabrielli disse que existem "centenas de licitações" da companhia no mercado e que não é verdade que a empresa esteja atrasando ou cancelando processos de compra. Ele explicou que devido a preços abusivos algumas licitações foram suspensas para renegociação de preços, mas sem prejuízo na implantação de projetos da Petrobras.

A estatal anunciou este ano plano de negócios de 174,4 bilhões de dólares até 2013.

Gabrielli informou ainda que deverá licitar novamente, em breve, a construção da plataforma P-61, e que pretende renegociar o contrato para a construção da P-63, ambas a serem instaladas no campo de Papa Terra, na bacia de Campos, onde é operadora e tem parceria com a Chevron.

A licitação previa a construção de uma plataforma tipo FPSO (P-63) e outra do tipo TLWP (P-61), esta última inédita no país, mas foi cancelada por preços acima do esperado.

"É uma plataforma fixada ao solo marinho através de cabos tensionados", explicou o diretor de serviços da Petrobras, Renato Duque.

Para reduzir o custo do equipamento a Petrobras vai simplificar os dois projetos, que serão utilizados também como um teste do novo sistema de produção que poderá ser utilizado no pré-sal./ Reuters.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira