Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 09:20

Dunas Race e ReUnion divulgam parceria estratégica


Destaques no meio esportivo, agências criam gestão compartilhada de marketing para três eventos: Rally Internacional dos Sertões, Dunas Supercross e Rally dos Amigos.

Maior competição off-road do gênero em 2008, o Rally Internacional dos Sertões traz consigo uma aura de aventura radical e competição tecnológica de primeira linha, a ponto de atrair equipes de ponta de diversos países. Sem paralelos no Brasil no âmbito esportivo, a prova também é referência no mercado do marketing esportivo internacional. Neste aspecto, o evento cresce em 2009 com a associação estratégica da organizadora Dunas Race com a ReUnion Sports, duas agências com posição de destaque no cenário do marketing esportivo.

Mais dois eventos da Dunas Race, que pertence ao empresário Marcos Moraes, entram no acordo: o Campeonato Dunas de Supercross e o Rally dos Amigos, que compõem, ao lado do Rally dos Sertões, o mais importante portfólio de eventos esportivos off-road do Brasil. Membro do Grupo abc, do publicitário Nizan Guanaes, a ReUnion vai operacionalizar a gestão comercial e de marketing das três competições, em uma operação coordenada com a direção comercial da Dunas.

"Sempre acompanhamos como observadores o trabalho da ReUnion no campo do marketing esportivo, mas somente agora surgiu uma oportunidade de unirmos nossas expertises, especialmente no que diz respeito ao Rally dos Sertões, uma competição que tem projetado o Brasil no cenário esportivo internacional”, diz Marcos Moraes. "O mundo vive uma grande crise, mas com esta associação, felizmente, nós continuamos acelerando forte em nossos projetos. A expectativa é de termos um novo impulso importante na história do Sertões, que em 2009 completa 17 anos de existência como um dos maiores ralis do planeta, o que nos dá muito orgulho”.

De seu lado, a ReUnion já se posiciona no mercado como uma agência multi-esporte, ou seja, abrangendo diversas modalidades esportivas. Com um portfólio extremamente variado, a empresa do Grupo abc organiza ou detém os direitos de vários eventos de nível nacional, como XGames (esportes radicais), GP Brasil de Golfe e Dia D (skate), além de ser uma das forças dominantes nos esportes a motor com o Campeonato Brasileiro GT3 Brasil, Copa Renault Clio, e a gestão de carreira de diversos pilotos da Copa Nextel Stock Car e de um leque surpreendente de pilotos brasileiros que atuam no exterior. A ReUnion detém ainda a representação das equipes Williams e Renault de Fórmula 1 para o Brasil, além de ser a agência de logística de praticamente todos os times da principal categoria do mundo por época do GP do Brasil da modalidade.

"A ReUnion não tem em seu portfólio um evento off-road, uma opção cujo potencial está encantando cada vez mais o mercado brasileiro – em grande parte graças ao trabalho da Dunas”, disse Geraldo Rodrigues, presidente da ReUnion. "Agora, com esta parceria estratégica, poderemos trabalhar neste nicho repleto de possibilidades. No primeiro trimestre deste ano, um momento complicado da crise econômica mundial, a ReUnion criou alternativas e fechou 45 contratos de patrocínio para os nossos clientes. Acredito que nossa expertise em potencializar oportunidades para categorias esportivas e atletas pode contribuir com um evento tão espetacular como já é o Rally dos Sertões”, completa Rodrigues.

No calendário de competições da Dunas, a temporada 2009 será aberta com o Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá de 23 de junho a 03 de julho. Na seqüência, mas ainda sem as datas definidas, serão realizados o Campeonato Dunas de Supercross, com cinco etapas, e o Rally dos Amigos, em dezembro.

Perfil da Dunas Race: Nascida com o DNA da aventura e forjada na poeira das trilhas, a Dunas Race tem a certeza de que injetou uma dose extra de adrenalina no esporte de ação no país. Criada em 1996 pelo empresário Marcos Moraes com o objetivo inicial de organizar e promover o então desconhecido Rally dos Sertões, a empresa avançou muito além do programado. Em treze anos de existência, a empresa transformou o Sertões em uma marca conhecida nacional e internacionalmente, criou produtos, se especializou na organização de eventos off-road e deu melhores condições de vida a milhares de pessoas por meio de ações sociais e ambientais.

Da bagagem acumulada no Sertões vieram novos produtos, como o Rally Rota Sul, o Rally dos Amigos, que tradicionalmente encerra a temporada off-road do País, além do Rally das Agências, que movimentou o mercado publicitário nacional. Com vistas aos setores de treinamento ou marketing de relacionamento das empresas, a Dunas organizou o chamado Rally Corporativo, oferecendo toda a estrutura para que funcionários ou clientes pudessem viver a emoção de serem pilotos ou navegadores em uma prova off-road com toda a segurança necessária.

Na trilha do desenvolvimento humano, a Dunas dá ênfase às ações sociais nas provas que organiza e volta-se ao meio-ambiente com a equipe Sertões Ambiental, que remove todos os detritos deixados no trajeto das corridas e que possam agredir a natureza.

Tantas ações resultaram no crescimento do mercado off-road e, conseqüentemente, do número de apaixonados pelo esporte.

Além disso, a marca Rally dos Sertões também é licenciada para o desenvolvimento de edições especiais de diferentes produtos. São os casos dos produtos temáticos fabricados pelas empresas CNS (coleção de botas e sapatos Sertões), Siemens (aparelho de telefonia celular Sertões com foco em esportes outdoor), Carla Amorim (jóias em ouro branco com tema Sertões), Goodyear (edição especial do pneu Wangler Sertões), entre outros.

Em 2007, quando o Rally dos Sertões completou 15 anos, a Dunas Race lançou o Campeonato Dunas Supercross, válido pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, e que tem como principal modelo o Campeonato Norte-Americano, além da expectativa de atrair um público superior a 15 mil pessoas em cada uma das cinco das etapas. Site: www.dunas.com.br .

Perfil da ReUnion Sports & Marketing: A ReUnion Sports & Marketing nasceu como uma agência especializada no gerenciamento de carreira de pilotos, responsável pela negociação, execução e coordenação de patrocínios de esporte a motor e todo o mercado de mídia voltado para essa área. Surgiu a partir da experiência de Geraldo Rodrigues, na função de empresário de pilotos desde 1992. A ReUnion é pioneira neste tipo de trabalho no Brasil e os resultados alcançados nos últimos anos colocam a empresa em destaque no cenário do marketing esportivo nacional e internacional.

Fundador e atual presidente da ReUnion, Geraldo passou a contar com mais dois sócios em 2002: Guilherme Schaeffer, vice-presidente administrativo e de operações, responsável pelas categorias de acesso para a Fórmula 1 e IndyCar Series , além de parcerias estratégicas e direitos de TV; e o publicitário Fernando Julianelli, vice-presidente de planejamento e marketing, que também atua na criação de projetos.

Em 2008, o time recebeu um reforço de peso, com a contratação de Fernando Von Oertzen. Depois de 25 anos atuando em cases de sucesso na Koch Tavares, ele se juntou à equipe da ReUnion como vice-presidente comercial e de novos negócios.

Atualmente, a ReUnion tem contrato para representar duas escuderias da Fórmula 1: Williams e Renault, além de gerenciar a carreira de vários atletas, também em esportes não motorizados. Com o crescimento e sucesso das atividades da empresa no setor de esporte a motor, novas áreas foram criadas e a ReUnion Marketing Esportivo passou a atuar em outros segmentos como golfe, esportes radicais, vôlei, entre outros.

Entre as empresas clientes estão marcas consolidadas e líderes de mercado como Amanco, Red Bull, LoJack, Hot Wheels, SKY, Mobil, Bombril, Mitsubishi, Renault, Pirelli, Ogio, entre outras.

Desde 2007, a ReUnion é uma das empresas do grupo Grupo abc e atua como a agência de marketing esportivo da holding, cujo acionista majoritário é o publicitário Nizan Guanaes. | Site: www.reunion.com.br .

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira