Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 09:44

Levantamento realizado pela HAYS revela mudança de comportamento de profissionais em transição diante da crise

Estudo reuniu 230 participantes de diferentes campos de atuação.

A HAYS, líder mundial em recrutamento especializado, acaba de divulgar os resultados de um levantamento que realizou sobre os efeitos da crise financeira atual na decisão dos profissionais de mudar de emprego. O estudo foi finalizado em janeiro e contou com a participação de 230 candidatos.

A maioria dos entrevistados (75,3%) afirmou ser necessário um estudo aprofundado sobre a empresa contratante. Estabilidade, tipo de negócio, histórico, credibilidade no mercado, porte, perspectivas e setor de atuação são itens levados em consideração pelos profissionais consultados. “O levantamento revelou que os candidatos estão mais cautelosos ao receber uma proposta de trabalho neste período de turbulência da economia mundial, mas permanecem dispostos a uma eventual troca de empresa, em virtude das características e desafios da nova posição”, afirma Luiz Valente, diretor-geral da HAYS no Brasil. Segundo Valente, os profissionais passaram a avaliar com mais critério os riscos associados às mudanças, mas afirmam não se sentir impedidos de seguir adiante.

Os participantes também assinalaram que a perspectiva profissional que um novo emprego possa oferecer é de grande influência na decisão. “Outro ponto que ficou claro é a comparação que os candidatos fazem entre o futuro da empresa atual com o do possível empregador”, completa Valente. Em contrapartida, alguns fatores foram mencionados como menos relevantes para uma tomada de decisão. Aspectos como estrutura hierárquica, empresa de capital aberto, país de origem e imagem da marca são menos considerados que a descrição do trabalho em si, garantias salariais e identificação com os valores da companhia.

Os profissionais que participaram do levantamento são de 12 áreas, entre as quais finanças (30%), logística e suprimentos (19%), engenharia e manufatura (14%), além de marketing (10,5%) e vendas (12%). A grande maioria dos entrevistados (80%) está em posições gerenciais e de diretoria.

O diretor ressalta que a crise financeira também proporciona uma mudança no perfil dos profissionais requisitados. “Existe uma necessidade de profissionais com forte habilidade em gestão, análise de resultados e visão de mercado. No plano pessoal, os candidatos devem apresentar, especialmente em tempos de crise, uma sólida capacidade de adaptação, resistência a frustrações e capacidade de automotivação”, finaliza.

Perfil da HAYS - Especializada em recrutamento de profissionais de média e alta gerência, a HAYS (www.hays.com.br), líder no mercado mundial, tem 50 anos de atuação e é reconhecida como a maior empresa do setor listada na Bolsa de Valores de Londres. Presente em 27 países, possui 8,3 mil profissionais em suas várias divisões de negócios. Todos os seus consultores têm formação acadêmica e experiência na área em que atuam, além da especialização em recrutamento.

Em 2007, a HAYS gerou em todo o mundo cerca de 80 mil contratações em regime permanente. Seu modelo de negócios está baseado no foco em resultados, base de sua prática comercial, e é 100% orientado no sucesso da missão e na parceria de longo prazo com os clientes, resultado do exercício diário de seus valores corporativos: transparência, excelência, paixão pelo negócio e construção de relações duradouras.

A HAYS chegou ao Brasil em 2006, se estabeleceu primeiro em São Paulo e em seguida no Rio de Janeiro. Atua em nove divisões especializadas e independentes: Hays Accountancy & Finance, Hays Banking, Hays Engineering & Manufacturing, Hays Human Resources, Hays Legal, Hays Logistics & Supply, Hays Sales & Marketing, Hays Tax e Hays Pharma.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira