Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 09:49

Região sem água há 40 anos será abastecida pela Cedae

Cabral inicia obras que beneficiarão bairros de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

O governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, e diversas autoridades participaram no dia 7 de abril (terça-feira), de dois eventos relativos a novos sistemas de abastecimento de que beneficiarão vários bairros de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Às 10h45, foram iniciadas as obras do novo sistema da região do entorno do Guandu, que não recebia água há 40 anos. O evento foi realizado na Praça Gaspar das Índias, na esquina da Rua Santo Antoninho e Iraci, próximo à Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu (Km 34 da antiga Rio - São Paulo). Pouco antes, às 10h, foi inaugurado o novo sistema do bairro de Tinguá, na Praça da Estação, Largo da Caixa D’Água, no Tinguá.

Obras beneficiarão entorno do Guandu - As obras iniciadas nesta terça-feira vão possibilitar que os bairros de Prados Verdes, São Francisco de Paula I e II, Santa Clara do Guandu e Pêra Flor, adjacentes à ETA Guandu, recebam água da Cedae.

- Durante a campanha eleitoral, os moradores da região me perguntavam de que adiantava o estado ter a maior estação de tratamento do mundo se as comunidades do entorno não tinham abastecimento. Com essa obra, levaremos água e saúde para toda essa área, cumprindo mais uma promessa de campanha – comemora o governador.

O novo sistema de abastecimento envolve a construção de um tronco distribuidor de 500 milímetros de diâmetro, que será interligado a uma adutora que possui diâmetro de 1.750 milímetros, situada as margens da antiga Estrada Rio – São Paulo. Também serão assentados 22.700 metros de rede distribuidora, 130 quilômetros de rede de distribuição e feitas 13 mil ligações domiciliares.

- Estamos atendendo uma reivindicação de cerca de 40 anos dessas comunidades, que apesar de ficarem próximas à ETA, não recebiam água produzida pela estação, que é a maior do mundo segundo o Guiness Book of Records de 2009. Com essa obra, que prevê investimentos da ordem de R$ 20 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), beneficiaremos mais de 100 mil habitantes desta região, que terão acesso à água tratada pela companhia – afirma Victer.

Novo sistema de Tinguá inicia operação - Oito mil moradores passam a ser beneficiados pelo novo sistema de abastecimento do bairro de Tinguá. Foram executadas cerca de 700 ligações domiciliares e instalados nove mil metros de tubulação, com diâmetro variando entre 60 e 150 milímetros. A obra foi executada com mão-de-obra da própria Cedae e permitirá a distribuição diária de 1,5 milhão de litros de água tratada. [ Mais informações e utilidade pública no banner lincado neste Canal].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira