Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 10:06

Especialista questiona ISS sobre planos de saúde

As operadoras de planos de saúde são obrigadas a recolher, todo mês, de 2 a 5% de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). Mas de acordo com o advogado especializado na área de saúde, Dagoberto J.S. Lima, da Advocacia Dagoberto J. S. Lima, em grande parte das vezes esta cobrança não é devida. Ele explica que estas empresas não são prestadoras de serviço, mas sim garantidoras da futura obrigação de pagar despesas decorrentes do tratamento da saúde dos usuários.

"A jurisprudência de nossos tribunais, inclusive do Supremo Tribunal Federal, é pacífica em reconhecer que uma operadora de planos de saúde, que não possua no âmbito de sua pessoa jurídica de direito privado serviços próprios de atendimento assistencial aos beneficiários, não é prestadora de serviços. Portanto, não é contribuinte do ISS", ressalta Lima. "Porém, uma Lei Complementar deveria regulamentar este ponto, que é obscuro na legislação", acrescenta.

Advocacia Dagoberto J. S. Lima - Com mais de 40 anos de tradição, a Advocacia Dagoberto J. S. Lima atua em diversas áreas, com destaque para assessoria jurídica de hospitais, clínicas, casas de saúde, laboratórios, operadoras de planos de saúde, empresas de medicina de grupo e seguradoras, assim como entidades de classe. O fundador Dagoberto José Steinmeyer Lima e seus sócios mantêm sua sede em São Paulo, escritório em Brasília, além de correspondentes e parceiros nas principais capitais dos estados brasileiros. | www.advocaciadagoberto.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira