Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 10:12

"Ágora, Agora - Conexões entre o Clássico e o Moderno”

Projeto integra palestras e espetáculos para debater vertentes clássica e moderna das artes cênicas contemporâneas, de 14 e 28 de abril, com entrada franca.

O projeto "Ágora, Agora - Conexões entre o Clássico e o Moderno", idealizado pelo ator Wanderlei Lemos, leva para o palco do Teatro Nelson Rodrigues, da CAIXA Cultural nos dias 14 e 28 de abril, questões artístico-filosóficas sobre o atual fazer cênico, considerando, em particular, a influência dos clássicos em montagens contemporâneas.

A primeira edição do projeto será dividida em dois módulos. Cada evento será composto de palestra introdutória sobre a montagem apresentada, proferida pelo crítico convidado Lionel Fischer, seguida da apresentação teatral, a ser comentada e debatida, posteriormente, pelo critico e pelos espectadores. A primeira palestra/espetáculo ocorrerá no dia 14 de abril, com a peça "Para acabar de vez com o julgamento de Artaud”, colagem de textos de Antonin Artaud, encenada por Samir Murad. A próxima, “Édipo e seus duplos (...ou porque dois é igual a três)", com texto de Samir Murad, interpretado pelo próprio, será apresentada no dia 28 de abril.

“Ágora, Agora propõe não apenas discussões teóricas sobre múltiplos aspectos do fenômeno teatral, mas também sobre políticas culturais, formação de platéia, novas possibilidades de se fazer chegar à cena espetáculos inovadores que não se enquadram na atual e perversa mentalidade econômico-mercantil, que só objetiva o lucro em detrimento de outros valores bem mais significativos”, explica o crítico teatral e palestrante do evento Lionel Fischer.

O evento, patrocinado pela Caixa Econômica Federal, propõe um espaço de diálogo sobre o universo da produção teatral, voltado tanto para os profissionais de artes cênicas como também para todos os que se interessam por teatro.

As montagens - Para acabar de vez com o julgamento, texto de Antonin Artaud, é um monólogo performático composto de cartas, poemas, manifestos e pensamentos de Artaud. A peça procura mostrar facetas pouco conhecidas do artista, dramaturgo e pensador.

Dirigida e encenada por Samir Murad, a montagem foi indicada pela crítica como um dos melhores espetáculos de 2001, ano em que estreou e Murad foi indicado ao prêmio Shell de melhor ator.

Édipo e seus duplos (...ou porque dois é igual a três), monólogo escrito, dirigido e interpretado por Samir Murad, inspirado na obra-prima de Sófocles, apresenta um Édipo já velho e cego que relembra e analisa sua trajetória de vida, incorporando os diversos personagens de seu passado, na verdade, fantasmas que ele precisa exorcizar, tentando entender o seu destino. A partir dessa situação, o espectador deve ser levado, juntamente com Édipo, a refletir sobre as escolhas que determinaram seu percurso. Citações de personagens (e pensadores) importantes da história do teatro, como Hamlet e Artaud fazem parte do espetáculo. Trata-se de um monólogo, porém com vozes tão diversas que, por momentos, temos a impressão de que todos os personagens das tragédias gregas marcaram encontro no espetáculo.

Palestra /Espetáculo: "Ágora, Agora - Conexões entre o Clássico e o Moderno” [Palestrante convidado: Lionel Fischer, no dia 14, às 20h], de 14 e 28 de abril de 2009, às 20h, na CAIXA Cultural RJ – Teatro Nelson Rodrigues, Av. Chile, 230 (anexo) – Centro, Rio de Janeiro (entrada de pedestres pela Av. República do Paraguai - Estacionamento Rotativo - entrada pela Rua Silva Jardim). Tel.: (21) 2262-5483/8152. Entrada franca. Lotação: 386 + 2 para portadores de necessidades especiais. Acesse a programação da CAIXA Cultural: www.caixa.gov.br/caixacultural

. Espetáculo: Para acabar de vez com o julgamento de Antonin Artaud, texto de Antonin Artaud | Elenco: Samir Murad | Classificação: 14 anos | Duração: 1h40min.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira