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09/04/2009 - 10:21

Cuidado com as válvulas injetoras

Chamadas popularmente de bicos injetores, elas são autolimpantes, mas, na prática, precisam ser vistoriadas com atenção.

Brasília – As válvulas injetoras são responsáveis pela alimentação de combustível no veículo e possuem características autolimpantes, geralmente informada pelos fabricantes. A passagem de combustível submete os bicos a pressões elevadas, o que torna difícil o acúmulo de resíduos em seu interior. Por isso diz-se que as válvulas são autolimpantes. Mas isso não significa que elas não precisam de cuidados.

Segundo o consultor técnico do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Autorizados do Distrito Federal (SINCODIV/DF), Marco Antonio Arantes, o dia-a-dia da reparação de veículos traz à tona outras informações. “As válvulas são autolimpantes, mas a gente observa, na prática, que os combustíveis acabam deixando resina nos bicos, especialmente o álcool”, afirma.

Por mais que os manuais dos fabricantes informem que as válvulas não necessitem de limpeza preventiva ou regular, o motorista deve se preocupar com a vistoria do dispositivo. “Em alguns casos, mesmo que o sistema eletrônico não acuse problemas, há a necessidade de interferência humana”, recomenda. Obstrução nos bicos injetores pode desencadear sérios problemas no gerenciamento de combustível e no desempenho do veículo.

Há um mecanismo específico para a limpeza dos bicos. Eles são mergulhados em um líquido especial, diluído em água, e um dispositivo de ultrassom brande o composto para efetuar a limpeza. “Aconselho a limpeza da válvula no local. Mas há situações em que é necessário utilizar o ultrassom”, observa Marco Antonio. Segundo ele, o processo é seguro e ainda pode ser importante para sinalizar outros problemas. “A mesma máquina que limpa também testa os bicos. Ela pode mostrar outros defeitos”, completa.

Marco Antonio também alerta para o perigo dos combustíveis adulterados para a durabilidade e funcionamento adequado das válvulas. “Combustíveis adulterados podem danificar os bicos, pois alguns possuem solventes na composição”, comenta.

Para ele, o mais importante na manutenção de veículos, e não apenas quando se fala em bicos injetores, é que o cliente tenha um mecânico e uma concessionária de confiança. “Todo carro possui um histórico de manutenção. Se o motorista troca muito de mecânico, o carro pode ter um desgaste prematuro. É importante que o cliente tenha fidelidade com o serviço do mecânico”, recomenda.

Perfil do Sincodiv-DF - O Sincodiv-DF é filiado à Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e conta com 47 associados. A entidade é responsável pela pesquisa mensal sobre os emplacamentos de veículos no DF. Entre as suas principais atribuições está a realização do Festival das Autorizadas do Distrito Federal (AutoFest), que ocorre duas vezes ao ano. O evento se configura hoje como o maior feirão de carros zero quilômetro do Distrito Federal.

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