Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/04/2009 - 10:30

Testes comprovam maior durabilidade e eficiência das facas para colheitadeiras Bellota

Análise da consultoria independente Agricef atestou que facas Bellota se desgastam e quebram muito menos do que produtos similares usados no abastecimento de usinas de cana.

A resistência das facas para colheitadeiras Bellota, marca que é referência em qualidade para discos agrícolas, acaba de ser comprovada cientificamente por uma série de experimentos. Testes comparativos foram realizados com cinco marcas atuantes no sistema de corte basal das colhedoras de cana e os resultados confirmaram que as facas Bellota detêm menor incidência de desgaste e quebra, o que lhes rendeu aproveitamento geral quatro pontos acima da segunda marca melhor colocada.

Foram quase noventa horas de testes diurnos e noturnos, realizados em três usinas com 3 modelos diferentes de colhedoras, que foram conduzidas à velocidade média de operação de 5 km.h-1, em solos arenosos e argilosos, e em frentes de colheita com e sem queima prévia. As avaliações envolveram a comparação entre massa inicial e final das facas em relação às horas trabalhadas, ocorrências de rompimento do material, ocorrências de torção longitudinal das facas e variações na geometria de desgaste das facas.

Constatou-se que no conjunto de parâmetros analisados (desgaste, torção, quebra e espessura das facas) as facas Bellota apresentaram o melhor índice médio, cerca de 20% superior ao que foi obtido por outras facas. Destaque para o percentual de quebra, com 6,9% de incidência contra até 41,4% registrado em outras marcas. As facas da marca também apresentaram baixos índices de desgaste, além de ocorrências de torção concentradas em faixas que não prejudicam o uso do produto. O mais interessante é que todas estas características de robustez são conquistadas por um produto com espessura menor – as facas para colheitadeira da marca têm 05 mm, mas obtém os mesmos resultados que uma peça de 06 mm, sem agredir a estrutura da cana, que rebrotará mais forte e com produtividade muito melhor.

A alta resistência e durabilidade do produto devem-se às tecnologias adotadas pela marca, como a têmpera integral, método no qual a faca é superaquecida a aproximadamente 775ºC e em seguida bruscamente resfriada a 70ºC. O processo garante dureza e estabilidade em toda a estrutura da faca, que vai deformar e quebrar muito menos por ser uniforme em todos os pontos. Essa técnica exige o uso de matérias primas diferenciadas, como a liga de aço com boro, que acrescenta ainda mais flexibilidade e tenacidade ao produto.

“O investimento em matéria prima e métodos de fabricação diferenciados para facas de colheitadeiras é conseqüência da compreensão que a Bellota tem sobre a influência que produtos de qualidade exercem na eficácia e economia dos processos produtivos em usinas de cana, que podem utilizar nossos produtos até o limite de sua vida útil com o máximo aproveitamento e segurança”, explica Giulliano Chinchio, gerente de Marketing Agrícola da marca, que só no ultimo trimestre, dedicou 20% de seu capital de investimento para o fortalecimento da divisão de produtos para usinas de cana.

Perfil da Bellota - Bellota é uma empresa centenária e referência mundial em ferramentas para construção civil, presentes em mais de 120 países. Há dez anos no Brasil, sua fábrica está instalada no município de Indaial, Santa Catarina, e ocupa uma área de 100.000 m².

O esforço contínuo em desenvolver produtos inovadores de alta tecnologia e qualidade fez da Bellota líder em vários segmentos, como na venda de martelos em todo o mundo. Além disso, está em primeiro lugar em vendas de ferramentas manuais, na Penísula Ibérica e diversos países latinoamericanos, e é líder brasileiro na venda de colheres de pedreiro.

Atualmente, a empresa conta com mais de 900 colaboradores na América do Sul, dos quais cerca de 30% estão concentrados no Brasil, onde também produz e comercializa as marcas Duas Caras® e Tupy.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira