Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/03/2007 - 11:25

Conceito inovador e exclusivo diferencia as máquinas Okuma e assegura sua acuracidade

Um público sofisticado e altamente exigente costuma consumir apenas produtos de qualidade assegurada. No segmento industrial essa máxima também se aplica. Grandes fabricantes de diferentes áreas de atuação, como a automotiva, aeroespacial, siderúrgica, química e de bens de produção, entre outras, cada vez mais focam menos nos custos e mais nos benefícios que podem ser obtidos com a escolha de equipamentos adequados e munidos com tecnologia de ponta e, de preferência, que sejam adquiridos de um único fornecedor para minimizar problemas relativos à manutenção e reposição de peças, quando necessário.

Pautando-se nessa constatação, a Okuma apostou no conceito One Source para projetar, desenvolver e fabricar máquinas operatrizes de última geração, assumindo a produção de cada peça, motor, encoder, controle e demais componentes de um equipamento, completando o rol com a disponibilização de serviços de valor agregado. Esse expertise, advindo do alto índice de verticalização permitiu à empresa criar uma série de diferenciais que a destacam no mercado mundial. Um desses diferenciais é o Thermo-Friendly Concept, uma tecnologia que possibilita a cada máquina operatriz funcionar em qualquer ambiente, mesmo nas condições mais adversas.

Todos os equipamentos Okuma, do mais simples torno, ao mais complexo centro de usinagem, são desenvolvidos sob esse conceito, o que lhes assegura a capacidade de operar em locais em que a temperatura ou é muito elevada, ou muito fria, sem que essa condição atmosférica comprometa a sua precisão. “Em geral, a variação das temperaturas costuma influenciar no desempenho das máquinas porque a maioria delas contém componentes de metal, um material que se expande sob o calor e se retrai no frio, fenômeno esse que influi negativamente na sua performance”, explica Alcino Bastos, gerente geral da subsidiária brasileira da Okuma. Segundo o executivo, grande parte das máquinas convencionais requerem salas climatizadas para trabalhar com o nível de precisão esperado, mas a Okuma eliminou essa necessidade com a aplicação do conceito Thermo-Friendly em toda a sua linha de produtos.

“É um diferencial importante na medida em que poupa o usuário de precisar criar um ambiente especial para abrigar as máquinas, o que em muitos casos pode encarecer substancialmente a produção”, destaca Bastos. Essa tecnologia propiciou à Okuma vencer o Prêmio Japan Monozukuri Awards, concedido pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão em conjunto com outros importantes órgãos e instituições daquele país. “Para a empresa foi uma honra muito grande, uma vez que esse prêmio foi criado para homenagear indivíduos ou grupos que conseguiram superar problemas técnicos relevantes e desenvolveram tecnologias e/ou produtos inovadores e, dessa forma, contribuíram para a continuidade do aperfeiçoamento da arte da manufatura”, completa Bastos.

O conceito - Na realidade, não é apenas a temperatura ambiente que pode influenciar no desempenho das máquinas. Existem mais duas fontes de aquecimento que costumam alterar a precisão: o calor produzido pela própria máquina e o calor oriundo do processo de produção. A deformação térmica ocorre em modos complexos e prever os danos que pode causar no equipamento é quase impossível. No entanto, se arranjarmos uma forma de fazer com que a deformação térmica ocorra apenas em um modo previsível, é possível eliminar os efeitos do aquecimento através de algumas compensações. É o que, em termos simplificados, a tecnologia Thermo-Friendly imprime às máquinas ferramentas. Com isso, mesmo se não houver um equipamento de ar condicionado para controlar a temperatura de toda a planta industrial ou do chão-de-fábrica, a acuracidade da máquina estará assegurada.

Perfil da empresa - A Okuma Corporation foi fundada em 1898 pelo Sr. Eichi Okuma, em Oguchi, cidade próxima a Nagoya, no Japão. Originalmente produziu outros tipos de equipamentos, iniciando a fabricação das primeiras máquinas operatrizes em 1904 e do primeiro torno horizontal, em 1918. Em termos globais a empresa emprega, atualmente, cerca de 2.200 funcionários e está presente em todos os continentes, com faturamento anual da ordem de US$ 1,4 bilhão. O Brasil é o maior mercado da Okuma na América do Sul, respondendo por 75% das vendas. | Telefone: (11) 3846-6645 ou no site www.okuma.com.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira